Acre
TJAC leva atendimento à comunidade do município de Tarauacá pelo Projeto Cidadão
Ação foi fruto de parceria e contou com a união de trinta casais
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), pelo Projeto Cidadão, levou atendimento à comunidade do município de Tarauacá nesta quinta-feira, 30, na comunidade União, localizada no Alto Rio Tarauacá.
A ação, fruto de parceria entre o Poder Judiciário do Acre, Governo do Estado, Prefeitura de Tarauacá, vereadora Neirimar Lima (Veinha), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), ofereceu serviços de atendimento às pessoas que precisaram resolver situações relacionadas ao INSS, RG e Bolsa família.
O Poder Judiciário do Acre foi representado pelo juiz de Paz José Portela Cacau e pela equipe da Serventia Extrajudicial de Tarauacá. Além dos atendimentos administrativos, a ação oficializou trinta casamentos.




A vereadora Neirimar Lima disse que mais de 500 pessoas compareceram ao local do evento. “Todos trabalharam em conjunto para garantir que a cerimônia fosse um sucesso e que todos os casais pudessem celebrar esse importante marco em suas vidas”, disse.
A coordenadora do Projeto Cidadão, desembargadora Eva Evangelista destacou que a união de esforços permitiu que as equipes conseguissem chegar à localidade para a garantia da justiça à comunidade.
“Mesmo o Projeto Cidadão com mais de trinta anos levando cidadania às pessoas, cada edição é muito emocionante para todos nós em vermos a felicidade das pessoas conseguindo tirar seu registro, oficializando a união entre tantos outros serviços que o projeto dispõe. A colaboração entre os Poderes e demais instituições parceiras é fundamental para oferecer os serviços”, finalizou.
Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Junina Tradição de Epitaciolândia é reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural do Acre
Na noite desta quarta-feira (17), a Quadrilha Junina Tradição, de Epitaciolândia, viveu um dos momentos mais marcantes de sua história. Durante um ensaio festivo, o grupo recebeu a placa que oficializa seu reconhecimento como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Acre, por meio da Lei Nº 4.537, de 10 de março de 2025.
A cerimônia contou com a presença do deputado Pedro Longo, autor da iniciativa, que destacou a importância da conquista:
“A Junina Tradição não é apenas um grupo de dança, é identidade, resistência e alegria do nosso povo. Esse reconhecimento é mais do que justo e necessário.”
Também esteve presente o prefeito Sérgio Lopes, grande incentivador da cultura local. Em sua fala, ele reforçou a força do grupo para o município:
“A Tradição é orgulho de Epitaciolândia e do Acre. Essa vitória é fruto da dedicação de todos que acreditam e mantêm viva nossa cultura.”
Cultura que transforma
O coordenador do grupo, Ricardo Maffi, lembrou que a quadrilha vai além da dança:
“É um espaço de protagonismo para os jovens, onde talentos são revelados, habilidades são desenvolvidas e a identidade cultural é valorizada.”
O reconhecimento traz mais visibilidade e reforça a necessidade de políticas públicas que fortaleçam e preservem as quadrilhas juninas em todo o estado. Criada para difundir a tradição das festas juninas, a Tradição se tornou referência pela criatividade, organização e impacto social, reunindo jovens, famílias e comunidade em torno da cultura popular.
Gratidão coletiva
A direção da quadrilha agradeceu ao deputado Pedro Longo, ao prefeito Sérgio Lopes e a todos os brincantes que constroem essa história:
“Esse título é de cada pessoa que dança, costura, organiza e acredita no poder transformador da nossa cultura.”
Com o reconhecimento oficial, a Quadrilha Junina Tradição consolida-se como símbolo cultural do Acre, guardiã das tradições populares e motivo de orgulho para Epitaciolândia.
Comentários
Acre
Advogado denuncia apreensão arbitrária de veículo de turista em área comercial de Cobija
Advogado Ativista Luis Vargas expõe suposta arbitrariedade de notário e polícia de trânsito boliviana; veículo foi liberado sem multas após protesto formal

O advogado e ativista denunciou nesta quinta-feira a apreensão irregular de um veículo de um turista estrangeiro no centro comercial de Cobija. Foto: captada
O advogado e ativista Luis Vargas denunciou nesta quinta-feira, dia 18, a apreensão irregular de um veículo de propriedade de um cidadão estrangeiro (Turista), área central e comercial de Cobija, no Departamento de Pando na Bolívia.
Segundo Vargas, o automóvel foi grampeado pela polícia de trânsito local após estacionar em via pública frente a um escritório Notário sem nenhuma sinalização proibida – que supostamente foi colocou cones de sinalização sem autorização municipal para reservar vagas indevidamente onde o carro estava estacionado.

O caso foi resolvido após a intervenção do advogado: por volta das 19h, o veículo foi liberado sem cobrança de multas ou taxas. Foto: captada
O caso foi resolvido horas depois, por volta das 19h, quando o veículo foi liberado sem que o proprietário precisasse pagar qualquer multa ou taxa depois da interversão do advogado. Para o advogado, a restituição sem cobranças comprova a natureza arbitrária da penalidade constante na área comercial de Cobija para turistas:
“O fato de o veículo ser liberado sem pagamento demonstra claramente que esta infração foi imposta arbitrariamente”.

Advogado destacou que o episódio fere o direito ao livre trânsito na Zona Franca de Cobija (ZofraCobija) e promete adotar medidas para coibir abusos similares. Foto: captada
Para Vargas, a restituição sem custos comprova a arbitrariedade da ação. “Isso demonstra claramente que a infração foi imposta de forma abusiva”, afirmou. O ativista destacou que o episódio fere o direito ao livre trânsito na Zona Franca de Cobija (ZofraCobija) e promete adotar medidas para coibir abusos similares contra turistas e moradores e promete medidas para evitar abusos arbitrários de penalidades similares em Cobija.
Veja vídeo reportagem TVU Pando:
Comentários
Acre
Acre mantém 7 usinas de asfalto em operação para recuperar estradas em todas as regiões
Estrutura do Deracre, adquirida com recursos estaduais, garante produção contínua em Cruzeiro do Sul, Feijó, Brasileia, Rio Branco e Sena Madureira

Usinas foram construídas por meio de recursos próprios do Estado. Foto: Ascom/Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), mantém sete usinas de asfalto em pleno funcionamento para pavimentação e recuperação de estradas em todas as regiões do estado.

As usinas estão instaladas em Cruzeiro do Sul, Feijó, Brasileia, Rio Branco e Sena Madureira, todas adquiridas com recursos próprios do Estado. Foto: Ascom/Deracre
A estrutura – instalada estrategicamente em Cruzeiro do Sul, Feijó, Brasileia, Rio Branco e Sena Madureira – foi totalmente adquirida com recursos próprios e permite avanço ágil e descentralizado dos serviços.

Com planejamento estratégico, operação constante das usinas e recursos próprios, o Deracre mantém o compromisso do governo do Acre com estradas seguras. Foto: Ascom/Deracre
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que o planejamento assegura produção contínua e autossuficiente, sem dependência de uma única unidade: “Garantimos qualidade, segurança e agilidade nos serviços”. Com a mais recente usina móvel, o órgão reforça sua capacidade de manter a malha viária acreana em condições seguras, melhorando a mobilidade e a qualidade de vida da população.

Sete usinas de asfalto contribuem para o trabalho de manutenção e pavimentação de vias realizadas pelo Deracre. Foto: Ascom/Deracre
Você precisa fazer login para comentar.