Cotidiano
Tite diz ser burrice usar Neymar pelos lados e elogia: “Ele não é problema, é solução”
Treinador afirma que craque vai errar mais por dentro, mas terá maior poder de decisão, e acredita que Vinicius Junior pode fazer o que Neymar fazia há oito anos
Por Alexandre Lozetti
Jornalista. Repórter. Fascinado por esporte. Apaixonado por futebol
Nesta segunda-feira, Tite e um de seus auxiliares, Matheus Bachi, gravaram o podcast “Sexta Estrela” na sala do treinador, na sede da CBF. Entre muitos assuntos, o técnico da seleção brasileira respondeu sobre a atual condição de Neymar, o melhor jogador do país.
– Ele não é problema, ele é solução. Às vezes falam que ali ele vai errar mais. A posição dele faz com que ele erre mais, porque uma que ele faça em termos criativos ele vai ser decisivo.
Tite é o convidado do podcast Sexta Estrela
Quando Tite assumiu o comando da Seleção, em 2016, Neymar era o ponta-esquerda do time. Agora, o comandante diz que considera burro qualquer treinador que escale o atacante pelos lados e não aproveite suas características por dentro, onde, inclusive, o erro vai ser mais frequente. E isso faz parte do pacote.
– Se um técnico escala o Neymar pelo lado da equipe, eu assistindo ao jogo vou chamá-lo de burro. Um jogador com essas qualidades, colocar de banda, restringe muito a capacidade criativa. Criatividade não é constância, ela é eventualidade, ela é circunstancial. Ele vai errar mais, vai sim, porque a capacidade criativa e o local em que ele está exigem isso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/e/b/PaMhYnRRSqB43wYKYD0A/51959337268-3e90350dfb-k.jpg)
Neymar jogará centralizado na Copa do Mundo do Catar — Foto: Lucas Figueiredo / CBF
Para a comissão técnica, o amadurecimento dos jovens pontas também pode favorecer a nova função de Neymar na Seleção. Tite contou também que, durante um treinamento, disse ao grupo que Vinicius Junior pode ser, na posição e função que executa, “o Neymar de 2014”.
– Nós estávamos em um treinamento, eu falei para o Vini: “Tu é o Neymar de 2014, porque o Neymar do Barcelona e da Seleção naquele tempo era o Neymar de lado, hoje ele é de centro”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/h/s/9tZ7H4QFqLfpYGhALTeA/whatsapp-image-2022-06-27-at-17.09.47.jpeg)
Matheus Bacchi e Tite dão entrevista ao Sexta Estrela — Foto: Rafael Barros
A pouco menos de cinco meses da estreia contra a Sérvia, no dia 24 de novembro, o treinador revelou também que orientações deu a Daniel Alves, atualmente sem clube, para que ele possa estar no Catar, e confirmou pela primeira vez depois da oficialização da Fifa que vai convocar 26 jogadores para a Copa. Negou apenas que o aumento de vagas o deixará mais tranquilo para montar a lista final. Ouça o podcast!
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.