Conecte-se conosco

Acre

Tião Viana tem que descer do palanque e reajustar salários na educação, diz Cameli

Publicado

em

Cameli considerou “descabido” o governador Tião Viana culpar a crise nacional pelo colapso das contas públicas do Acre

Cameli considerou “descabido” o governador Tião Viana culpar a crise nacional pelo colapso das contas públicas do Acre

Cameli considerou “descabido” o governador Tião Viana culpar a crise nacional pelo colapso das contas públicas do Acre

Da ContilNet

O senador Gladson Cameli (PP-AC) apelou terça-feira (14) para que o governador Tião Viana (PT) desça do palanque e estabeleça diálogo com os trabalhadores da educação em greve há 26 dias, pois todas as demandas dos servidores são legítimas, principalmente a que trata do reajuste salarial.

“Está na hora de descermos do palanque, está na hora de sentarmos à mesa e tentarmos vencer esse grande obstáculo. É este apelo que eu faço, governador Tião Viana: desça do palanque, sente com os funcionários da educação, e, se for o caso, eu me coloco à disposição para entrar nessa negociação”, afirmou.

Gladson considerou “descabido” o fato de o governo estadual argumentar que está sem dinheiro, já que tem um gasto descontrolado com cargos comissionados oferecidos a indicados políticos. O senador lembrou que a categoria está sem qualquer aumento há quatro anos e que o governo estadual não tem feito nada além de retardar qualquer diálogo.

“Todos nós sabemos que o governo vem gastando, de forma descontrolada, com cargos comissionados oferecidos a indicados políticos que não dão um prego numa barra de sabão, recebendo cargos, praticamente, de R$ 18 mil”, assinalou.

A greve dos trabalhadores da educação, segundo o senador, precisa ser considerada pelo governo estadual porque pode prejudicar o desempenho dos estudantes acreanos na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Professores e funcionários de escolas vêm enfrentando com bravura a dura hostilidade do governo, sempre tendo em vista a melhoria da qualidade da educação oferecida às nossas crianças e aos nossos jovens acreanos”, disse o senador.

Gladson contou que foi procurado por vários estudantes durante o último fim de semana no interior do Acre, preocupados com o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Ele foi duro ao avaliar a ausência do governo na mesa de negociações e fez um apelo em nome dos estudantes de ensino médio.

Segundo Gladson, a  juventude não pode ser prejudicada por causa do “capricho do governador e de sua equipe econômica”. Ela avalia que a crise econômica não pode ser utilizada como desculpa para o governo não conceder o reajuste salarial aos professores.

“Vivemos, sim, um momento de crise, mas está na hora de membros do governo descerem do palanque, pararem de fazer politicagem. Porque, em primeiro lugar, está o Acre, o Brasil e as pessoas. Eu vou continuar a minha luta em defesa do povo do Acre. Porque essa é a minha obrigação, esse é o meu dever”, concluiu o senador.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Inmet emite alerta de chuvas intensas com ventos de até 60 km/h

Publicado

em

Aviso de perigo potencial é válido entre quinta-feira (12) e sexta-feira (13) e prevê acumulados de até 50 milímetros de chuva.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso meteorológico de chuvas intensas com grau de severidade classificado como perigo potencial. O alerta começou às 10h10 desta quinta-feira (12) e segue válido até as 23h59 de sexta-feira (13).

De acordo com o órgão, durante o período podem ocorrer precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulados que podem chegar a 50 milímetros em um único dia.

O aviso também aponta a possibilidade de ventos fortes, com velocidades que podem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora, o que pode provocar transtornos pontuais em algumas regiões.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo convoca aprovados no concurso do Detran para inspeção médica e entrega de documentos

Publicado

em

Edital chama candidatos de nível superior para cargos em Rio Branco, Brasiléia, Acrelândia e Cruzeiro do Sul.

A Secretaria de Estado de Administração do Acre (Sead) e o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) divulgaram nesta quinta-feira (12) o Edital nº 052/2026, que convoca candidatos aprovados no concurso público para cargos de nível superior para a etapa de inspeção médica e entrega de documentação.

A convocação ocorre após as nomeações publicadas por meio do Decreto nº 12.733-P e faz parte das etapas necessárias para a posse dos aprovados no certame lançado em abril de 2024.

Foram chamados candidatos para diferentes cargos, entre eles agente de autoridade de trânsito, analista de trânsito, assistente de trânsito, engenheiro civil e examinador de trânsito.

Entre os convocados estão Bruno Rocha Evangelista, para o cargo de agente de autoridade de trânsito em Brasiléia; Jadiel de Mesquita Silva, para a mesma função em Rio Branco; e Vanessa Gadelha Galvão, para o cargo de analista de trânsito na capital acreana.

Também foram convocados candidatos para o cargo de assistente de trânsito, com vagas em municípios como Acrelândia, Cruzeiro do Sul e Rio Branco, além de profissionais para as funções de engenheiro civil e examinador de trânsito.

Os convocados deverão providenciar, por conta própria, uma série de exames médicos realizados em até 90 dias antes da apresentação. Entre os exames exigidos estão avaliação cardiológica com eletrocardiograma, raio-X de tórax, avaliações neurológica, oftalmológica, infectológica, psiquiátrica e ortopédica, além de hemograma completo e teste de glicemia em jejum.

Após a realização dos exames, os candidatos deverão comparecer à Junta Médica Oficial do Estado, localizada no Instituto de Previdência do Estado do Acre, em Rio Branco, ou à unidade indicada em Cruzeiro do Sul, dentro das datas estabelecidas no edital.

A entrega da documentação deverá ser feita até o dia 27 de março de 2026 nas unidades do Detran em Brasiléia, Cruzeiro do Sul ou Rio Branco. Entre os documentos exigidos estão identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, diploma de nível superior conforme o cargo, certidões negativas da Justiça, declarações administrativas e comprovante de conta bancária.

Segundo o edital, os candidatos convocados terão até o dia 10 de abril de 2026 para concluir todas as etapas, incluindo inspeção médica, entrega de documentos e posse no cargo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Policias penais do Acre participam de curso de operador de pistola

Publicado

em

Com foco no preparo do policial penal para o combate ao crime organizado, o Instituto de administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Escola do Servidor Penitenciário, realiza de segunda-feira, 9 a quinta-feira, 12, um curso de operador de pistola para 40 policiais penais em Rio Branco. As aulas foram divididas em duas turmas, com duração de dois dias. No primeiro, os alunos estudam a parte teórica e no segundo vão para a parte prática.

Alunos durante aula teórica na Escola do Servidor Penitenciária. Foto: Zayra Amorim
Alunos participam de aula teórica na Escola do Servidor Penitenciária. Foto: Zayra Amorim/Iapen

A chefe da Escola do Servidor Penitenciário, Helena Guedes, explica o objetivo do curso: “O treinamento visa capacitar esses policiais para operar as pistolas com instrução de montagem e desmontagem e de tiro, com o intuito de torná-los mais hábeis no manuseio da arma. O público-alvo são policiais que trabalham na ponta, nas equipes e nos prédios”.

Helena Guedes explica que o cronograma de cursos já foi definido pela Escola do Servidor Penitenciário. Foto: Zayra Amorim/Painel

De acordo com o policial penal Caio Borges, instrutor do curso, a iniciativa é de fundamental importância para os profissionais do setor, tendo em vista que a ação está atualizada em relação às doutrinas e procedimentos com arma de fogo: “Dessa forma a gente consegue ter um trabalho melhor para a sociedade, fortalecendo o sistema penitenciário, e com isso os nossos servidores estão sempre se capacitando, procurando aprimoramento, porque a melhor forma de a gente evoluir é através do conhecimento”, afirmou.

Policiais penais recebem instrução prática no estande de tiros do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Hadrien da Silva é um dos policias que está participando do treinamento e afirma que a atualização é necessária: “É muito importante a gente estar sempre se atualizando e estar por dentro do que é mais atual para o nosso trabalho lá dentro do presídio e também para a segurança pública como um todo.

Policiais do interior do estado também passarão pelo treinamento. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Além de Rio Branco, os policiais do interior do estado também vão receber o treinamento nos próximos meses, conforme já está definido no calendário de cursos para 2026. Em seguida, será oferecido também um treinamento de sobrevivência policial. “É um curso que visa salvar a vida dos policiais penais em um momento de necessidade”, informa a chefe da escola do Servidor Penitenciário.

The post Policias penais do Acre participam de curso de operador de pistola appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo