Conecte-se conosco

Acre

Tião Viana, Gladson e deputados são diplomados em solenidade no teatro da Ufac

Publicado

em

As primeiras diplomações foram dos deputados estaduais, seguidas de federais, vice-govenadora, senador da República e por último foi feita a diplomação do governador.

Da ContilNet

Perante um auditório lotado, a Corte eleitoral deu posse, na manhã de sexta-feira (19), aos deputados, senador, governador e vice-governadores eleitos no último dia 3 de outubro.

Dos 24 deputados estaduais, apenas o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) não compareceu, por estar em viagem ao exterior. Dos 8 deputados federais, apenas Sibá Machado (PT) não compareceu ao ato de diplomação, e justificou a ausência via documento, garantindo estar trabalhando em comissões na Câmara Federal.

solenidade-ufac

As primeiras diplomações foram dos deputados estaduais, seguidas dos federais, vice-governador, senador da República, e por último, foi feita a diplomação do governador reeleito Tião Viana.

Ney Amorim (PT), o deputado mais bem votado da atual legislatura, afirmou que o momento era de exultação pela vitória dada nas urnas, se comprometeu a fazer um mandato ainda mais atuante, e desejou boa sorte aos novos pares.

“É um momento de extrema alegria e gratidão ao povo do meu estado, que me deu a honra de ser o deputado mais votado neste pleito. Daqui para frente, é continuar o trabalho e reafirmar os compromissos com o Acre”, declarou.

Deputado Manoel Moraes

Deputado Manoel Moraes

O deputado reeleito pelo PSB, Manoel Moraes, agradeceu aos eleitores pela oportunidade de estar sendo diplomado, e disse que pautará o mandato na busca pelo desenvolvimento econômico do Acre.

“Vou continuar defendendo um projeto de crescimento econômico para o estado, apoiando o projeto da Frente Popular e honrando cada voto de confiança que recebi”, salientou.

Leo de Brito, diplomado deputado federal, afirmou que pautará o mandato na busca por oportunidades para os jovens, desenvolvimento econômico e social do Acre, e disse que estará sempre pronto a ajudar o governo Acre.

A respeito da diplomação, o petista afirmou estar contente pelo sucesso nas urnas. “Já concorri outras vezes, e agora recebi um mandato. Vou me dedicar com firmeza e zelo. Farei um mandato voltando para as oportunidades, principalmente, para a juventude. Quero poder participar dos expressivos debates, das reformas, especificamente a política”, declarou.

Ao lado da família, Gladson exibe seu diploma de senador da República/Foto; Selmo Melo/ContilNet Notícias

Ao lado da família, Gladson exibe seu diploma de senador da República/Foto; Selmo Melo/ContilNet Notícias

o receber o diploma de senador das mãos do desembargador Samuel Evangelista, Gladson Cameli agradeceu a Deus e aos parentes, falou da trajetória da família Cameli e relembrou a trajetória política do seu tio, o ex-governador Orleir Cameli. A respeito do futuro mandato, Cameli se colocou à disposição do Acre para construir dias melhores para o Estado.

“Renovo o meu compromisso com todos: a legenda que defendo têm 4 letras: A, C, R, E. Nenhuma instituição política pode estar acima dos interesses do estado assim como nenhum projeto eleitoral é maior que a proposta de uma vida digna ao mais humilde dos nossos cidadãos. Cumprimento o governador eleito Tião Viana e, desde já, coloco-me a disposição para cumprir uma relação de respeito mútuo, no desempenho de minhas funções institucionais como senador de todos os brasileiros que vivem no Acre”, acrescentou.

Acompanhado da esposa, Tião Viana é diplomado governador do Estado

Acompanhado da esposa, Tião Viana é diplomado governador do Estado

O governador reeleito Tião Viana (PT) fez um discurso voltado para a família dele, em agradecimento pelo que ele chamou de duros períodos da campanha eleitoral, e garantiu que continuará trabalhando para o crescimento do Acre.

A respeito da diplomação, o governador agradeceu aos acreanos e disse que dará o melhor de si para o segundo mandato, que se inicia em 2015.

“O mais belo diploma é aquele que é dado pelo povo, no exercício da democracia. Sobre o segundo mandato posso, dizer que darei o melhor de mim”, resumiu.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Diferença de R$ 2 no litro do combustível leva brasileiros a abastecer na Bolívia e causa filas em Cobija

Publicado

em

Motoristas de Epitaciolândia e Brasiléia cruzam a fronteira em massa para comprar combustível mais barato; cidadãos pandinos reclamam de logística afetada

O movimento intenso de veículos brasileiros em busca de combustível mais barato é um fenômeno recorrente na fronteira, se intensificando nos últimos dias. Foto: captada 

A diferença nos preços dos combustíveis entre o departamento de Pando, na Bolívia, e as cidades acreanas de Epitaciolândia e Brasiléia tem causado um aumento expressivo nas filas dos postos de abastecimento em Cobija. Com o preço mais baixo do lado boliviano, motoristas brasileiros estão atravessando a fronteira em massa, gerando atrasos no atendimento e reativando uma dinâmica transfronteiriça que coloca novos desafios econômicos e logísticos na região.

Cidadãos pandinos manifestaram preocupação com a demora no abastecimento, já que as empresas locais não estavam preparadas para a alta repentina na demanda. Alguns bolivianos têm protestado contra os atrasos, que alteraram toda a logística de distribuição de combustível na cidade.

Preço mais baixo em Pando atrai motoristas de Epitaciolândia e Brasiléia; movimento intenso pressiona postos e gera atrasos no atendimento. Foto: captada 

A diferença de até R$ 2 por litro nos preços dos combustíveis entre o Acre e o departamento boliviano de Pando tem levado motoristas brasileiros a cruzarem a fronteira em massa para abastecer em Cobija. Com valores significativamente mais baixos do lado boliviano, o movimento intenso de veículos com placas do Brasil tem pressionado a infraestrutura local, causado filas e exposto as disparidades de preços na região.

O fenômeno, que se intensificou nos últimos dias, gerou atrasos no atendimento e uma dinâmica transfronteiriça que coloca novos desafios logísticos e econômicos para as cidades de Epitaciolândia, Brasiléia e Cobija. A demanda repentina por combustível na Bolívia também tem gerado preocupação entre cidadãos pandinos, que enfrentam dificuldades para abastecer seus próprios veículos.

Brasileiros estão cruzando a fronteira em massa, gerando atrasos no atendimento e reativando uma dinâmica transfronteiriça que impõe novos desafios econômicos e logísticos para a região. Foto: captada 

Veja vídeo cedido a redação:
Veja vídeo entrevista da TVU Pando:

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco realiza desobstrução do sistema de drenagem na Rua Coronel Alexandrino

Publicado

em

Ação integrada entre secretarias melhora o escoamento, garante mais segurança no trânsito e reduz transtornos à população do bairro Bosque

A Prefeitura de Rio Branco executa, desde a manhã desta quinta-feira (15), um trabalho integrado de desobstrução e recuperação do sistema de drenagem e esgoto na Rua Coronel Alexandrino, no bairro Bosque. A ação é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).

Segundo o encarregado César Cordeiro, os serviços incluem a limpeza completa das redes, a desobstrução do sistema de escoamento e a recuperação das caixas de drenagem, garantindo maior eficiência no funcionamento da infraestrutura urbana da região. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Segundo o encarregado César Cordeiro, os serviços incluem a limpeza completa das redes, a desobstrução do sistema de escoamento e a recuperação das caixas de drenagem, garantindo maior eficiência no funcionamento da infraestrutura urbana da região.

“Estamos realizando uma intervenção em todo o sistema de drenagem, água e esgoto. Em virtude das fortes chuvas que têm atingido a cidade, houve obstruções, e agora estamos cuidando disso para deixar tudo em ordem, com um serviço bem-feito e de qualidade, garantindo a normalidade do trânsito aqui na Rua Coronel Alexandrino”, explicou o coordenador.

Para a costureira autônoma Cássia Barroso, que trabalha há muitos anos no local, a obra representa melhorias significativas para comerciantes e clientes. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A região do Bosque concentra um intenso fluxo de pessoas e atividades comerciais, com mercados, restaurantes e lojas de diversos segmentos. Para a costureira autônoma Cássia Barroso, que trabalha há muitos anos no local, a obra representa melhorias significativas para comerciantes e clientes.

“Com certeza vai melhorar muito o movimento e o atendimento. Estávamos sendo bastante prejudicados pelo buraco que estava se formando, além do mau cheiro, que era muito forte. O esgoto passava por cima da rua. Ficamos muito gratos por estarem resolvendo esse problema. Quando confiamos no administrador, esperamos que ele realmente melhore a vida da população”, destacou.

Trabalho integrado entre órgãos municipais segue como prioridade da gestão, com foco na promoção da segurança, da mobilidade urbana e na melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A Prefeitura de Rio Branco reforça que o trabalho integrado entre os órgãos municipais segue como prioridade da gestão, com foco na promoção da segurança, da mobilidade urbana e na melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital.

Comentários

Continue lendo

Acre

Deracre inicia retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco

Publicado

em

Com a elevação do nível do Rio Acre, o governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), iniciou nesta sexta-feira, 16, a retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco.

Segundo a presidente do órgão, Sula Ximenes, “a ação tem caráter preventivo e visa preservar a estrutura das pontes, para evitar a obstrução do fluxo da água e reduzir riscos à estrutura das pontes durante o período de cheia”.

Com elevação do Rio Acre, Deracre retira balseiros de pontes em Rio Branco. Foto: Luy Andriel/Deracre

Os balseiros são formados por troncos e galhos de árvores arrastados pela correnteza durante o período de cheia, que ficam presos às estruturas das pontes. O acúmulo desse material pode comprometer o fluxo da água e sobrecarregar os pilares de sustentação.

Deracre mobiliza equipes para retirada de balseiros em pilares de pontes. Foto: Luy Andriel/Deracre

Para a execução dos serviços, o Deracre mobilizou três equipes, cada uma composta por três trabalhadores, que atuam de forma alternada na remoção dos entulhos. As equipes utilizam equipamentos de proteção individual, como coletes salva-vidas e luvas, devido às condições do rio e ao volume de material retirado.








The post Deracre inicia retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo