Conecte-se conosco

Acre

Tião Viana entrega todas as ruas pavimentadas do bairro Sibéria, em Xapuri

Publicado

em

O governador Tião Viana entregou as 11 ruas totalmente pavimentadas no bairro Sibéria, em Xapuri (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana entregou as 11 ruas totalmente pavimentadas no bairro Sibéria, em Xapuri (Foto: Sérgio Vale/Secom)

No bairro Sibéria reside 42% da população de Xapuri, tanto urbana quanto rural, a partir dos ramais que partem de lá. Separada pelo rio de mesmo nome que a cidade, os moradores do Sibéria não só precisam atravessar de balsa quando precisam ir para o outro lado da cidade, como por muito tempo tiveram que conviver com ruas mal abertas, lama e poeira. Mas tudo isso mudou na manhã desta sexta-feira, 28, quando o governador Tião Viana entregou as 11 ruas totalmente pavimentadas através do programa Ruas do Povo, um marco histórico na vida dessas pessoas.

Ao todo, já foram entregues 49 ruas em Xapuri este ano através do programa Ruas do Povo, num investimento de cerca de R$ 7 milhões, mas as 11 ruas do bairro Sibéria são um acontecimento com um gosto ainda mais especial. Para o governador Tião Viana, é uma sensação de orgulho pelo carinho enorme que vem da população. “Aqui só havia pobreza e lama. Hoje o Sibéria vive uma nova etapa, com ruas pavimentadas, qualidade de vida e o projeto de trazer a rede de esgoto para o ano que vem. É por isso que o Ruas do Povo incomoda alguns, porque não é para os bacanas, é para beneficiar os pobres mesmo.

O ex-prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, e o atual, Marcinho Miranda, acompanharam o governador (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O ex-prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, e o atual, Marcinho Miranda, acompanharam o governador (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Tião Viana fez questão de caminhar pelas ruas do Sibéria, conversar com os moradores, perguntar como eles estavam e o que acharam da mudança. Gente como José Ferreira Chave, de 84 anos, o mais velho morador do bairro, com 14 filhos, que não escondeu a felicidade ao encontrar o governador. “Isso para mim é um sonho realizado. Nunca imaginei ver este bairro assim. Eu agradeço muito ao governador, porque antes isto era só lama no inverno e poeira no verão”, disse.

Fazendo companhia ao governador, tanto o ex-prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, como o atual, Marcinho Miranda, disseram que nunca imaginaram ver o Sibéria recebendo todo esse nível de infraestrutura. “Essas são obras muito importantes não só para o bairro, mas para Xapuri como um todo. Temos outras parcerias com o governo do Estado e estamos estruturando cada vez mais nossa cidade”, conta o prefeito Marcinho Miranda. Juntos, eles também visitaram as obras da Fábrica de Sabão e do Posto de Saúde que funcionarão no bairro.

Inclusão social

antes_depois_chico

O antes (acima) e o depois da Rua Chico Douce (Fotos: Depasa (antes)/Sérgio Vale/Secom)

O bairro Sibéria é um grande exemplo de inclusão social com os projetos que estão chegando, mas isso não seria possível sem o Ruas do Povo, que é o maior programa de inclusão social do Acre”, ressalta Felismar Mesquita, diretor-presidente do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa). Ele ressalta a importância de se ter ruas pavimentadas, que não simbolizam apenas a melhoria da locomoção da população, mas representam um avanço na saúde pública.

Com um comércio no Sibéria há cinco anos, Mauri Maia fez questão de cumprimentar e agradecer o governador Tião Viana pela pavimentação. Para ele, “é muito bom ver o Ruas do Povo chegar, ver o asfalto chegar, está tudo aprovado. Eu só fico triste porque vou deixar de vender espanador para tirar o pó”, brincou.

Tião Viana fez questão de caminhar pelas ruas do Sibéria e conversar com os moradores (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Tião Viana fez questão de caminhar pelas ruas do Sibéria e conversar com os moradores (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Para o líder comunitário João Ribeiro de Freitas, esse momento representa o sonho de todos realizado. “Temos agora todas as ruas asfaltadas e água 24 horas. A comunidade toda dá um agradecimento ao governador Tião Viana. “Já moradores como Aldemar Gomes foram abordados pelo próprio governador. “A gente saía de casa com sacola nos pés quando chovia. Obrigado. Hoje estou satisfeito demais”, disse.

Agência Acre

 

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Acre participa de reunião com governo federal e estados da Amazônia Legal para fortalecer ações no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas

Publicado

em

Com o objetivo de fortalecer o diálogo federativo e alinhar ações conjuntas de enfrentamento ao desmatamento e aos incêndios florestais na Amazônia, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou na manhã desta quinta-feira, 22, em Brasília (DF), de uma reunião entre os secretários de Meio Ambiente dos estados da Amazônia Legal e representantes do Ministério do Meio Ambiente.

A agenda teve como foco a construção de estratégias integradas entre União e estados, reforçando a cooperação institucional, a troca de experiências e a avaliação dos resultados alcançados nos últimos anos. Os dados apresentados demonstraram avanços consistentes na redução dos índices de desmatamento na região, resultado do fortalecimento das políticas públicas ambientais e da atuação coordenada entre os entes federativos.

Acre participa de reunião com governo federal e estados da Amazônia Legal para fortalecer ações no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas. Foto: cedida

Representando o Acre, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou que os avanços alcançados pelo estado são resultado de uma política ambiental construída de forma integrada e baseada em evidências.

Secretário Leonardo Carvalho destacou os avanços alcançados pelo Acre no enfrentamento ao desmatamento e as queimadas ilegais. Foto: cedida

 “Os resultados que o Acre vem apresentando demonstram que planejamento, cooperação federativa e investimentos contínuos em monitoramento e fiscalização são fundamentais para o enfrentamento ao desmatamento e às queimadas. Temos atuado de forma preventiva, com uso intensivo de tecnologia e integração entre órgãos estaduais e federais, o que nos permitiu superar as metas estabelecidas e alcançar reduções históricas tanto no desmatamento quanto nas queimadas”, afirmou.

Segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (PRODES), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Acre apresentou uma redução de 27,62% de desmatamento em 2025.

Com esses resultados, o estado superou as metas estabelecidas para os anos 2023, 2024 e 2025 no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-AC) estipulado para 2027, que previa uma redução anual de 10% nas taxas de desmatamento.

Agenda teve como foco a construção de estratégias entre União e estados, reforçando a cooperação institucional e a avaliação dos resultados alcançados em 2025. Foto: cedida

No enfrentamento às queimadas, os resultados também foram históricos. O Acre encerrou 2025 com queda de aproximadamente 75% nos focos de queimadas, alcançando o menor número de registros desde o início da série histórica, em 2001. O desempenho positivo reflete a atuação da integração do Grupo Operacional de Comando e Controle Ambiental (GOCC).

The post Acre participa de reunião com governo federal e estados da Amazônia Legal para fortalecer ações no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem é vítima de tentativa de homicídio com golpes de perna-manca em bar de Rio Branco

Publicado

em

Vítima sofreu traumatismo cranioencefálico moderado após desentendimento; suspeito fugiu e é procurado pela polícia

José Lopes Santana, de 52 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde desta quinta-feira (22), após ser agredido com golpes de perna-manca em um bar localizado na Rua Vitória, no bairro Jorge Lavocat, na parte alta de Rio Branco.

De acordo com informações de testemunhas, José participava de uma confraternização com consumo de bebida alcoólica quando se desentendeu com outro frequentador do local, identificado como Júnior Caboco, que é monitorado por tornozeleira eletrônica. Durante a discussão, a vítima acusou o suspeito de ter furtado um celular, o que teria motivado ameaças de morte. Em seguida, Caboco deixou o bar.

Pouco tempo depois, a poucos metros do estabelecimento, o suspeito se apossou de uma perna-manca, retornou ao local e desferiu dois golpes contra José Lopes, sendo um nas costas e outro na cabeça. Com a violência das agressões, a vítima caiu desacordada no chão. Após o ataque, o agressor fugiu.

Ao recobrar a consciência, José conseguiu sair correndo, mas acabou caindo dentro de um ônibus do transporte coletivo que passava pelo local. O veículo parou em um posto de combustível na rotatória da Estrada do Irineu Serra, onde a vítima avistou uma guarnição da Polícia Militar e pediu ajuda. Já bastante ferido e ensanguentado, José sentou-se em uma mureta e desmaiou novamente.

Os policiais acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou os primeiros socorros no local. Diante do rebaixamento do nível de consciência da vítima, foi solicitado o apoio de uma ambulância de suporte avançado para estabilização do quadro clínico. José Lopes foi encaminhado ao pronto-socorro em estado estável, com diagnóstico de traumatismo cranioencefálico de natureza moderada.

Ainda no hospital, a vítima relatou que no ano passado também foi agredida, na ocasião com ripas de madeira, e sofreu traumatismo cranioencefálico moderado.

Equipes do 3º Batalhão da Polícia Militar realizaram buscas na região para tentar localizar o suspeito, mas ninguém foi preso até o momento. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo

Acre

Apreensão de armas de fogo no Acre cai 11,5% em 2025, mas último trimestre tem pico de 165 unidades retiradas

Publicado

em

Estado fechou o ano com 514 armas apreendidas; pistolas, espingardas e revólveres são os tipos mais comuns
    A Polícia Civil vai rastrear a origem das armas (comércio legal, contrabando, fabricação caseira) para identificar rotas de entrada no estado. O Ministério Público pode propor ações de destruição dos armamentos apreendidos.

O Acre registrou 514 armas de fogo apreendidas em 2025, uma redução de 11,53% em relação ao ano anterior (581). Os dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) mostram que, apesar da queda geral, o último trimestre do ano teve o maior volume de retiradas, com 165 armas recolhidas entre outubro e dezembro.

Novembro foi o mês com mais apreensões (56), seguido por outubro (55) e dezembro (54). As armas mais frequentes foram pistolas (116), espingardas (111) e revólveres (105), além de 160 registradas como “outras armas”. Também foram apreendidos um fuzil, um rifle e 20 carabinas.

O período de menor atividade foi em setembro, com 32 apreensões. A redução anual acompanha tendência de maior controle e ações integradas de segurança, mas os números ainda apontam para a circulação significativa de armamentos irregulares no estado.

Evolução mensal (2025):
  • Pico: Novembro (56) e Dezembro (54)

  • Vales: Setembro (32) e Junho (33)

  • Média mensal: Cerca de 43 armas apreendidas

O Apre apreendeu 514 armas de fogo em 2025, uma queda de 11,53% em relação a 2024, quando foram retiradas de circulação 581 armamentos. Os dados, do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp)

Tipologia das armas:
  • Outras armas (não especificadas): 160

  • Pistolas: 116

  • Espingardas: 111

  • Revólveres: 105

  • Carabinas: 20

  • Fuzil/rifle: 2

As apreensões ocorrem principalmente em:
  • Blitzes da Polícia Militar e operações integradas;

  • Cumprimento de mandados de busca e apreensão;

  • Apreensão em flagrantes de roubo, tráfico e homicídio.

A redução anual pode refletir tanto a diminuição do número de armas em circulação quanto a mudança nas táticas criminosas (uso mais restrito ou ocultação). Já o aumento no final do ano está associado a operações de Natal e Ano-Novo e à maior movimentação de criminosos durante as festas.

A presença de fuzil e rifle (armas de guerra) entre os itens apreendidos, ainda que em pequena quantidade, acende um alerta sobre o potencial de letalidade do crime organizado no estado – equipamento que, em geral, é usado em confrontos entre facções ou ataques a cargas

Os dados, do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), mostram que, apesar da redução anual, o último trimestre registrou os maiores volumes. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo