Acre
Tião Viana cancela 105 nomeações de servidores aprovados em concursos que não tomaram posse
As desistências também se espalham por Porto Acre, Brasileia, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul (8%), Sena Madureira, Bujari e Rio Branco
A disputa por cargos junto ao Poder Público acreano não parece ter mais o mesmo apelo, ao menos em relação aos cargos cujo acesso deve se dar na forma de concurso público. Em seis decretos publicados nesta segunda-feira (26), o governador do Estado cancelou 105 nomeações para cargos de nível médio e superior em duas secretarias. Questionada sobre os fatos, a Assecom não se manifestou.
Nos decretos de cancelamento para a Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) e Secretaria de Educação e Esportes (SEE) foi o mesmo: “após as nomeações para os cargos …, a[os] candidata[s] que menciona não tomou[aram] posse no prazo estabelecido”.
Médicos e professores desistem
Nem mesmo os cargos mais qualificados, como médicos, psicólogos e professores parecem estar atraindo mais os profissionais. Neste caso, o déficit fica maior nas cidades do interior, em uma razão proporcional à distância da capital, embora esta também tenha sua cota de defecções.
As desistências também se espalham por todo o Estado, indo de Porto Acre até Brasileia, desta a Assis Brasil (1%) e chegando a Cruzeiro do Sul (8%), voltando por Sena Madureira (9%) e Bujari (1%) e, é claro, passando por Rio Branco (36%).
Administrativos da SEE são maioria
Em geral, os cargos de nível médio foram os com os maiores números de desistências, com 75 casos (71,4%). Para os cargos de nível superior foram 30 desistências (28,6%).
Na SEE, 71 pessoas não quiseram assumir os cargos para os quais foram aprovados em concurso, dos quais 66 eram cargos administrativos e cinco eram de professores.
Na Sesacre os cargos de nível médio com desistência por parte dos aprovados foram nove. Os cargos de nível superior cujos selecionados desistiram de tomar posse podem ser distribuídos em três grupos: administrativos (5); aplicado e complementar a Saúde (9) e médicos (11).
Sem explicações oficiais
Como os decretos governamentais abrangiam duas secretarias e cargos diversos de nível superior e médio, com vagas espalhadas por várias cidades do Acre, foi encaminhado um pedido de informações para a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado (Assecom),
Até fechamento desta edição não houve retorno do pedido de informações, o que impediu de ser ter uma ideia de como pretende o governo atuar para evitar estes problemas, cujas nomeações findam por dificultar a prestação de serviços para a sociedade, notadamente com a falta de médicos, psicólogos, enfermeiros e professores.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.
Comentários
Acre
Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.
A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.
Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.
Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.
Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.
Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Governo do Acre antecipa salário dos servidores ativos para quinta-feira (25)
Pagamento estava previsto para o dia 27; aposentados já receberam nesta terça (23). Medida busca facilitar compras de fim de ano e movimentar economia local

O crédito em conta estará disponível no próprio dia 25 para os servidores que recebem pelo Banco do Brasil. Nos demais bancos, o valor será creditado no dia seguinte, 26. Foto: cedida
O governo do Acre antecipou o pagamento dos servidores públicos ativos para esta quinta-feira (25), três dias antes da data original, que seria 27 de dezembro. A medida segue a antecipação já concedida aos aposentados, que receberam nesta terça-feira (23). A decisão foi anunciada pelas Secretarias de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz).
O valor será creditado no dia 25 para quem recebe pelo Banco do Brasil. Para os demais bancos, o depósito ocorrerá na sexta-feira (26). O governador Gladson Cameli afirmou que o objetivo é ajudar os servidores a se organizarem para as compras de fim de ano e fortalecer a economia local.
— A medida ajuda os servidores a se organizarem, comprarem os presentes, honrarem seus compromissos e celebrarem este período com mais tranquilidade — disse Cameli.
Os contracheques já estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado e no aplicativo MeuAC. A antecipação deve movimentar o comércio e os serviços no estado, especialmente nos setores de alimentação, vestuário e presentes, em um período tradicionalmente movimentado pelas festas de final de ano.







Você precisa fazer login para comentar.