Conecte-se conosco

Cotidiano

Tião Bocalom lidera comitiva de prefeitos em Brasília durante reunião da bancada acreana

Publicado

em

A audiência contou ainda com a presença do secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, que representou o Governo do Acre; do secretário da Representação do Governo em Brasília, Fábio Rueda

Nesta segunda-feira, no Plenário 15 do Congresso Nacional, ocorreu a reunião da bancada federal do Acre com prefeitos acreanos, para discutir a melhor forma de aplicação, liberação e execução das emendas parlamentares de bancada.

Ao todo, nove prefeitos participaram do encontro, liderados pelo prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom.

A audiência contou ainda com a presença do secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, que representou o Governo do Acre; do secretário da Representação do Governo em Brasília, Fábio Rueda; dos deputados federais Cel. Ulysses, Socorro Neri, Antônia Lúcia e Roberto Duarte; além do senador Márcio Bittar. A reunião foi coordenada pelo senador Alan Rick, atual coordenador da bancada acreana.

Durante o encontro, os prefeitos apresentaram as principais demandas de seus municípios a serem contempladas pelos recursos das emendas de bancada, em sua maioria, voltadas a obras estruturantes.

O prefeito Tião Bocalom entregou pessoalmente ao senador Alan Rick propostas importantes, como a reestruturação do Terminal Urbano de Rio Branco, a construção de um edifício garagem e a construção de um viaduto na rotatória do Horto Florestal e outro no cruzamento da Rua Floriano Peixoto com a Avenida Ceará.

“Precisamos melhorar o fluxo de trânsito na Avenida Ceará, e esse quarto viaduto é fundamental para que isso aconteça. Mas, se tivesse que escolher apenas um dos projetos que apresento agora, escolheria o Terminal Urbano, que é essencial para a organização do centro de nossa capital”, destacou Bocalom.

Outra reivindicação importante dos prefeitos foi a destinação de recursos para a recuperação de ramais para o fortalecimento da produção, o asfáltamento de ruas e a construção de aterros sanitários, visando solucionar o problema do descarte de lixo nos municípios acreanos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Chamadão da EJA mobiliza população para ampliar acesso à Educação de Jovens e Adultos

Publicado

em

A equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realizou, na manhã desta segunda-feira, 2, uma mobilização no Terminal Urbano, no Mercado Elias Mansour e nas principais ruas do centro de Rio Branco.

Equipe da EJA realiza mobilização e orienta a população sobre oportunidades de retomada dos estudos no Terminal Urbano de Rio Branco. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A ação integra o Chamadão da EJA, iniciativa de mobilização e comunicação intensiva que tem como objetivo ampliar o acesso à modalidade, incentivar o retorno aos estudos e alcançar jovens, adultos e idosos que não concluíram a educação básica na idade recomendada.

O Chamadão é uma ação prevista pelo Ministério da Educação (MEC), entre 2 e 13 de fevereiro. Além da capital, as atividades de divulgação também serão estendidas aos municípios do interior do estado, ampliando o alcance das informações sobre a modalidade e as oportunidades educacionais disponíveis.

Ação do Chamadão da EJA leva informações sobre matrículas e acesso à educação a trabalhadores e frequentadores do Mercado Elias Mansour. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

De acordo com o chefe do Departamento de EJA, Jésse Dantas, a iniciativa busca aproximar a população das oportunidades educacionais oferecidas pela rede estadual. “O Chamadão da EJA é uma estratégia para divulgar a modalidade e mobilizar jovens, adultos e idosos que não concluíram a educação básica a procurarem as escolas e efetivarem a matrícula. Além da conclusão dos estudos, a EJA também oferece qualificação profissional,” destaca.

A iniciativa é realizada por meio da utilização de diferentes canais de divulgação, buscando alcançar o maior número possível de pessoas interessadas em retomar os estudos e dar continuidade à formação escolar. A mobilização também reforça a importância da educação como ferramenta de transformação social e ampliação de oportunidades.

A matrícula nos cursos da EJA é destinada a jovens e adultos que não puderam estudar na idade regular. Para ingressar no ensino fundamental da modalidade, a idade mínima é de 15 anos. Já para o ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.

Chefe do Departamento de EJA, professor Jésse Dantas, destaca a importância da mobilização para ampliar o acesso à educação básica e à qualificação profissional. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Para efetivar a matrícula, os interessados devem apresentar documento de identificação, comprovante de residência e histórico escolar, caso possuam.

Segundo o entrevistado Raimundo da Silva, a educação representa uma oportunidade de recomeço. “Para estudar nunca é tarde, é sempre o momento para recomeçar, não importa a idade. Não se tem nada a perder, só a ganhar, pois tudo que se aprende serve tanto para você quanto para ajudar os demais que não têm conhecimento. Essa ação é muito boa, pois algumas pessoas não têm acesso às informações e assim fica mais fácil”, afirma.

A Educação de Jovens e Adultos representa uma oportunidade para que estudantes retomem a trajetória escolar, ampliem conhecimentos e fortaleçam as possibilidades de inserção social e profissional.













 

The post Chamadão da EJA mobiliza população para ampliar acesso à Educação de Jovens e Adultos appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeitura de Epitaciolândia anuncia Anjo Gurgel como novo diretor de Serviços Urbanos

Publicado

em

Ex-funcionário da Secretaria de Obras de Brasiléia, Anjo Gurgel assume cargo estratégico para infraestrutura no município de Epitaciolândia

Durante a reunião, foi anunciada a nomeação de Anjo Gurgel para a Diretoria de Serviços Urbanos, cargo essencial para o aprimoramento da infraestrutura e serviços urbanos da cidade. Foto: captada 

Em continuidade às ações de reorganização administrativa, a Prefeitura de Epitaciolândia anunciou, nesta segunda-feira, dia 2, a nomeação de Angilberto Gurgel da Silva (Anjo) para a Diretoria de Serviços Urbanos. O anúncio foi feito pelo prefeito Sérgio Lopes (PL), que destacou a importância do cargo para o aprimoramento da infraestrutura e dos serviços urbanos da cidade.

Anjo Gurgel, que atuava anteriormente na Secretaria de Obras da Prefeitura de Brasiléia, assume a função em um momento de fortalecimento da gestão municipal vizinha de Epitaciolândia. A nomeação é resultado da reunião estratégica realizada com todos os secretários, que visou integrar as ações administrativas e otimizar as políticas públicas em Epitaciolândia.

Prefeito Sérgio Lopes oficializa nomeação de Anjo Gurgel para Diretoria de Serviços Urbanos de Epitaciolândia e assume cargo estratégico com foco no aprimoramento da infraestrutura municipal. Foto: captada 

O prefeito de Epitaciolândia, Sergio Lopes, recebeu e assinou pessoalmente a nomeação de Anjo Gurgel para a Diretoria de Serviços Urbanos do município. O cargo é considerado estratégico para o planejamento e aprimoramento da infraestrutura e dos serviços urbanos da cidade.

A mudança reforça o compromisso da administração em buscar profissionais com experiência para áreas essenciais, com foco na melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.

A posse marca a consolidação da nova equipe de governo, após a reunião estratégica com todos os secretários municipais. A administração reforça que a escolha busca alinhar expertise técnica à gestão, com foco na melhoria da qualidade de vida da população por meio de serviços públicos eficientes.

A nomeação é resultado da reunião estratégica realizada na semana passada com todos os secretários, que visou integrar as ações administrativas e otimizar as políticas públicas em Epitaciolândia. Foto: captada 

Veja nomeação:

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia e Bombeiros intensificam apoio a famílias desabrigadas por enchente no Acre

Publicado

em

Ações integradas garantem segurança, assistência e patrulhamento fluvial em Sena Madureira; monitoramento continua durante emergência

A atuação conjunta envolve ainda outros órgãos municipais, além do Ministério Público e da Defesa Civil, que trabalham de forma integrada para assegurar os direitos fundamentais das famílias afetadas. Foto: captada 

Em Sena Madureira, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros atuam em conjunto para auxiliar famílias afetadas pela enchente do Rio Iaco. As equipes fazem visitas periódicas aos abrigos, com o objetivo de assegurar ordem pública, apoio institucional e a proteção dos desalojados.

Além das rondas nos locais de acolhimento, as forças de segurança realizam patrulhamentos fluviais integrados para inibir crimes e preservar o patrimônio nas áreas atingidas. A operação conta ainda com a participação de Defesa Civil, Ministério Público e órgãos municipais.

As ações visam coibir práticas ilícitas, preservar a tranquilidade da população e salvaguardar o patrimônio dos moradores das áreas atingidas pela cheia do rio. Foto: captada 

As instituições afirmam que o monitoramento será mantido enquanto durar a situação de emergência, reforçando o compromisso com a segurança da população.

As equipes estão realizando visitas periódicas aos abrigos onde a população desalojada está acolhida, com o objetivo de garantir segurança, ordem pública e assistência institucional. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo