Cotidiano
Tião Bocalom lidera comitiva de prefeitos em Brasília durante reunião da bancada acreana
A audiência contou ainda com a presença do secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, que representou o Governo do Acre; do secretário da Representação do Governo em Brasília, Fábio Rueda

Nesta segunda-feira, no Plenário 15 do Congresso Nacional, ocorreu a reunião da bancada federal do Acre com prefeitos acreanos, para discutir a melhor forma de aplicação, liberação e execução das emendas parlamentares de bancada.

Ao todo, nove prefeitos participaram do encontro, liderados pelo prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom.
A audiência contou ainda com a presença do secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, que representou o Governo do Acre; do secretário da Representação do Governo em Brasília, Fábio Rueda; dos deputados federais Cel. Ulysses, Socorro Neri, Antônia Lúcia e Roberto Duarte; além do senador Márcio Bittar. A reunião foi coordenada pelo senador Alan Rick, atual coordenador da bancada acreana.

Durante o encontro, os prefeitos apresentaram as principais demandas de seus municípios a serem contempladas pelos recursos das emendas de bancada, em sua maioria, voltadas a obras estruturantes.
O prefeito Tião Bocalom entregou pessoalmente ao senador Alan Rick propostas importantes, como a reestruturação do Terminal Urbano de Rio Branco, a construção de um edifício garagem e a construção de um viaduto na rotatória do Horto Florestal e outro no cruzamento da Rua Floriano Peixoto com a Avenida Ceará.

“Precisamos melhorar o fluxo de trânsito na Avenida Ceará, e esse quarto viaduto é fundamental para que isso aconteça. Mas, se tivesse que escolher apenas um dos projetos que apresento agora, escolheria o Terminal Urbano, que é essencial para a organização do centro de nossa capital”, destacou Bocalom.
Outra reivindicação importante dos prefeitos foi a destinação de recursos para a recuperação de ramais para o fortalecimento da produção, o asfáltamento de ruas e a construção de aterros sanitários, visando solucionar o problema do descarte de lixo nos municípios acreanos.

Comentários
Cotidiano
Rio Branco e Adesg empatam no último amistoso antes da estreia

Foto Sueli Rodrigues: O argentino Dylan(bola) marcou o gol do Rio Branco no amistoso
Rio Branco e Adesg empataram por 1 a 1 neste sábado, 10, no José de Melo, no último amistoso antes da estreia no Campeonato Estadual. Jailson abriu o placar para a Adesg e o argentino Dylan marcou o gol do Estrelão.
Futebol abaixo
Rio Branco e Adesg realizaram um jogo treino muito abaixo do esperado. As duas equipes marcaram forte, mas apresentaram pouco poder de criação com 90 minutos sem muitas oportunidades.
Rio Branco
“A equipe vem em uma crescente, mas precisamos de reforços para elevar o nível técnico. O Rio Branco precisa ter uma equipe com capacidade de lutar pelo título”, declarou o treinador do Rio Branco, Ulisses Torres.
O Estrelão enfrenta o Vasco no sábado, 17, às 15 horas, no Tonicão, na estreia do Estadual
Adesg
“Não gostei do futebol da minha equipe. Existe a necessidade de produzir mais e na última semana de trabalho, vamos fazer esses ajustes”, afirmou o técnico da Adesg, Rodrigo Deião.
O Leão vai jogar contra o Humaitá no sábado, 17, às 17 horas, no Tonicão, no primeiro jogo do Estadual.
Comentários
Cotidiano
São Francisco e Galvez ficam no empate em jogo treino no Carlos Simão

Foto Sueli Rodrigues: Anderson marcou um dos gols do Galvez
São Francisco e Galvez empataram por 2 a 2 neste sábado, 10, no Carlos Simão, em um jogo treino como parte da reta final de preparação das duas equipes para o Campeonato Estadual. João Gomes e Adriano fizeram os gols dos Católicos e Anderson e Patrick anotaram para o Galvez.
“Temos pouco tempo de preparação e foi possível fazer um jogo equilibrado contra o Galvez. Temos muito para evoluir e a meta é realizar uma grande competição”, declarou o zagueiro do São Francisco, João Gomes.
Volta na segunda
O elenco do Galvez retorna aos treinamentos na segunda, 12, no CT do Imperador, e vai para os últimos treinamentos antes da estreia. O primeiro compromisso do atual vice-campeão acreano será contra o São Francisco na quinta, 15, às 19 horas, no Tonicão.
Comentários
Cotidiano
Aposentado de Tarauacá limpa e faz manutenção da própria sepultura: “Minha futura casa”
Professor Paulo Onofre tem atitude vista como reflexiva e descontraída; fotos nas redes dividem opiniões e geram debate sobre finitude

A atitude demonstra consciência, tranquilidade diante da finitude da vida e até um exemplo de organização e responsabilidade (Crédito do Extra do Acre). Foto: captada
Um professor aposentado de Tarauacá, no Acre, tem chamado a atenção ao realizar a limpeza e manutenção de sua própria sepultura, construída ainda em vida. Paulo Onofre frequenta o Cemitério São João Batista para cuidar do local, e as fotos publicadas por ele nas redes sociais repercutiram entre moradores da cidade.
Em uma das postagens, o aposentado escreveu com bom humor: “Realizando a manutenção anual da minha futura ‘my house’”. A frase rendeu comentários, curtidas e dividiu opiniões — alguns veem a atitude como excêntrica, enquanto outros a interpretam como um gesto de consciência, planejamento e aceitação da finitude.
De acordo com pessoas próximas, Paulo Onofre encara a iniciativa com naturalidade e sem morbidez, tratando-a como um ato de organização e respeito à família, para evitar preocupações futuras.
O caso tem provocado reflexão sobre como a sociedade lida com a morte, um tema ainda cercado de tabus. Nas redes sociais e no município, a postura descontraída do professor tem sido debatida como um exemplo de leveza e humanidade diante de uma etapa inevitável da vida.

Você precisa fazer login para comentar.