Acre
Thiago Caetano nega candidatura e diz: “Prefiro não pensar em política agora”
Em ano de eleição é comum à prática de sugerir ou indicar nomes para concorrerem aos cargos eletivos. Gestores públicos, empresários, figuras sociais, membros religiosos e até dirigentes estudantis são lançados, até sem consentimento, nesta enorme berlinda. Nos últimos dias, até o nome do superintendente do DNIT no Acre, Thiago Caetano foi apresentado por alguns membros de grupos políticos como um bom reduto de eleitores.
No entanto, quem aguarda a ascensão de Thiago Caetano na política partidária terá que esperar por um bom tempo. Em entrevista à Folha do Acre, o superintendente do DNIT disse que já foi cortejado para ingressar em algumas siglas, mas recusou o convite porque tem metas e muito trabalho para cumprir no campo profissional.
“Sempre me sondam sobre algum cargo político. Já ouvi todo tipo de conversa [proposta] que possam imaginar. Convites para sair a deputado e até prefeito”, comentou.
Thiago confirma que não é candidato a nenhum cargo nas eleições de outubro e que muito menos não possui filiação partidária. Sobre sondagens entorno do seu nome, ele diz que fica “honrado”, mais prefere seguir trabalhando no DNIT.
“Sinto-me honrado. Tiro como um indício de que estou no caminho correto. Que estamos fazendo um bom trabalho. Mas, prefiro não pensar em cargo políticos por enquanto. Estou muito focado no DNIT. Tem muito trabalho pela frente para ser realizado. Sei que posso fazer muito mais pelo estado estando no DNIT do que na política. Quero deixar um legado na infraestrutura. Quero dar condições para nosso estado produzir, escoar sua produção. De garantir o direito dos acreanos. De ter boas estradas para circularem”, garantiu.
Caetano aproveitou para contra-atacar os pensamentos negativos sobre os trabalhos na frente do Departamento. Ele também fez um balanço positivo em relação aos planos do DNIT no estado e prometeu, mesmo não sendo político, a realizar “grandes obras estruturais em nosso estado”.
“O acreano está cansado de tantas promessas. Por isso são tão desconfiados à respeito das obras rodoviárias. Busco tentar inaugurar um novo ciclo, de menos promessas e mais ações. Quero que as pessoas voltem a acreditar que é possível realizar boas obras. Que é possível trabalhar honestamente, investindo em recursos públicos. O que fiz até hoje foi apenas preparar o terreno. Temos feito muitos estudos e projetos. Agora é que as ações vão começar pra valer. Demos apenas os primeiros passos (…) É nisso que estou focado, é nisso que sonho todos os dias”, concluiu.
Comentários
Acre
Secretarias de Segurança e Saúde realizam transporte aéreo de órgão para transplante no Acre
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer), desempenhou um papel crucial em mais uma missão humanitária, na manhã deste domingo, 6. Em uma operação conjunta com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), foi realizado o transporte aéreo de um fígado para transplante, que saiu do Hospital de Base, em Porto Velho, Rondônia, com destino a Rio Branco, no Acre.

O secretário de Segurança Pública, José Américo destaca sobre a importância da parceria entre as secretarias para impactar positivamente a vida das pessoas. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
O secretário de Segurança, José Américo, destacou a importância dessa parceria entre as secretarias de segurança e saúde. “A união de esforços entre nossas equipes é fundamental para que possamos realizar ações que realmente fazem a diferença na vida das pessoas. O transporte de órgãos é uma missão que não apenas demonstra o compromisso da Sejusp com a vida, mas também evidencia a importância da colaboração entre os setores. Estamos aqui para salvar vidas, e cada operação como essa reforça nosso papel nesse contexto”, afirmou.

Um voo pela vida: aeronave decola em mais uma missão de traslado de órgão. Foto: Italo Sousa/Sejusp
A aeronave, um avião asa fixa Baron BE-58 PT-LZW decolou de Rio Branco às 05:30h, com um tempo de voo de 1h e 30 minutos de ida e a mesma estimativa de duração de tempo de volta.

Equipe médica do Acre que embarcou na missão de captação do órgão em Porto Velho. Foto: Italo Sousa/Sejusp
A operação foi pilotada por Felipe Oliveira e pelo co-piloto Michael Vilisson Sales, na aeronave também estava a equipe do Serviço de Transplantes da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo, composta pelos médicos Dr. Aloysio Coelho, Rafael Felipe e Rita de Cássia, que acompanharam o órgão durante todo o trajeto.

“Isso só demonstra o compromisso que o Estado tem com a manutenção da vida”, disse o piloto da missão Felipe Oliveira. Foto: Italo Sousa/Sejusp
O piloto disse que essa ação reafirma o compromisso do Acre em promover a saúde e a segurança, utilizando a tecnologia e a união de esforços para salvar vidas. Essa missão de traslado de órgão é algo importante para a manutenção da vida. A Segurança Pública, por meio do Ciopaer, tem trabalhado em parceria com a Sesacre, sendo esta, a segunda captação de órgão que a gente faz com o avião em Rondônia, e isso só demonstra o compromisso que o Estado tem com a manutenção da vida”, concluiu Felipe Oliveira.
Comentários
Acre
Bebê é salvo por agente da PRF após se engasgar com o próprio vômito; assista

O agente da PRF, que também é estudante de medicina, aplicou a manobra de Heimlich no bebê engasgado | Bnews – Divulgação Divulgação/PRF
Um agente da Polícia Rodoviária Federal salvou um bebê que se engasgou com o próprio vômito, na manhã deste sábado (5), em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador.
De acordo com a PRF, a família da criança parou o carro em frente ao posto da corporação e pediu ajuda. O bebê não conseguia respirar e apresentava sinais de obstrução das vidas.
Um dos policiais de plantão, que também é estudante de medicina, prontamente atendeu a ocorrência e aplicou a manobra de Heimlich, técnica que consiste em segurar o bebê de bruços, com a cabeça levemente inclinada para baixo, e aplicar leves tapinhas nas costas, entre as escápulas.
O bebê imediatamente voltou a respirar e chorou, sinalizando a retomada da função respiratória normal. Após a manobra, o policial recomendou que a família levasse a criança ao Hospital Estadual da Criança (HEC), tambgém em Feira, devido à suspeita de hipóxia, causada pelo tempo em que o bebê ficou sem respirar.
Comentários
Acre
Principal liderança do Bonde dos 13 é presa durante operação na Cidade do Povo, em Rio Branco
Uma operação conjunta das forças de segurança resultou na prisão de Francisco Gleidson de Souza Nunes, conhecido como “Neném”, apontado como a principal liderança da facção criminosa Bonde dos 13 (B13) no Acre. A ação ocorreu na noite do último sábado (5), no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.
Além de “Neném”, outros oito integrantes da facção também foram capturados durante a ofensiva policial, que contou com a participação de diversas unidades da Polícia Militar e o apoio da Força Nacional de Segurança Pública. O grupo foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla) sob forte esquema de segurança. Uma arma de fogo foi apreendida com os suspeitos.
Francisco Gleidson deve passar por audiência de custódia neste domingo (6), que deverá definir os próximos passos do processo judicial contra ele.
Essa não é a primeira vez que o acusado é detido. Em 13 de fevereiro de 2023, “Neném” foi preso durante uma operação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, sob suspeita de ser o mandante de uma tentativa de homicídio, também ocorrida na Cidade do Povo. Na ocasião, no entanto, a Justiça do Acre rejeitou a denúncia por falta de provas, e ele acabou sendo liberado.
Agora, com novas evidências e o flagrante da operação, a expectativa é de que o caso tenha desdobramentos mais consistentes nas investigações contra a facção.
Você precisa fazer login para comentar.