Acre
Terceira vítima é encontrada com pernas amputadas e abdômen cortado
Chacina no Ramal Fontenele deixa saldo de três mortes brutais. Polícia procura pistas de assassinos
Alexandre Lima

O saco encontrado no igarapé Jibóia já denunciava que algo teria acontecido de pior contra Edinho, desaparecido desde a madrugada de sábado para domingo – Foto: Alexandre Lima
Após cerca de 24 horas do corrido na colônia localizada no Ramal Fontenele, distante cerca de 15 quilômetros da cidade de Epitaciolândia, moradores da localidade ainda assustados com o brutal assassinato a tiros de dois homens, Agildo de Moraes Dias (24) e Rogênio da Silva Dimas (31), possivelmente na madrugada de sábado para domingo, após uma sessão de espancamento, localizaram o último corpo.
Depois de muitas horas, até o final deste domingo, dia 14, apenas as mulheres haviam sido localizadas. Faltava encontrar o jovem Edson Oliveira de Lima (24), o “Edinho”, que, segundo o delegado titular da cidade de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, respondia dois inquéritos por furto de gado e de um caminhão.
Devido o que haviam sido feito com os dois homens, mortos a tiros após sessão de tortura na colônia, se temia o pior contra Edinho. Já que era o principal alvo quando cercaram a casa armados e se passavam por policiais.
Nas primeiras horas desta segunda-feira, dia 15, moradores da localidade passavam na ponte do igarapé Jiboia e perceberam uma espécie de saco amarrado e jogado às margens do mesmo e que chamou atenção.
Como sabiam do ocorrido no final de semana, resolveram ligar para às autoridades que tentavam localizar ‘Edinho’, ainda com vida. Mas, o grande volume enrolado e amarrado davam sinais de algo pior.
Ao desatarem os nós, o pior foi confirmado de forma brutal. Eram os restos mortais de Edinho, onde se pôde perceber que o mesmo tenha sido assassinado de forma brutal, covarde e com requintes de crueldade, depois de ser visivelmente espancado.
A vítima teve suas pernas amputadas na altura do joelho, além de um corte na sua barriga de lado a lado, expondo suas vísceras. As autoridades acreditam que o mesmo tenha vivido até o último momento antes perder a vida agonizando.
A forma brutal nas três mortes, principalmente na de Edinho, demonstra que o grupo queria se vingar de algo grande que os três possam ter feito no passado. Todas as hipóteses não serão descartadas pelas autoridades e as investigações estão em andamento para tentar chegar aos culpados.
O corpo de Edinho foi levado ao IML na Capital onde passará por uma necropsia e depois ser liberado aos parentes. Mais informações a qualquer momento sobre o caso.
Matérias relacionada:
Possível acerto de contas deixa saldo de 2 mortos, 2 feridos e 1 desaparecido
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Comentários
Acre
Prefeito Jerry Correia e lideranças tradicionais participam de agenda na Secretaria Estadual de Educação
Dando continuidade às agendas em Rio Branco, o prefeito Jerry Correia esteve reunido nesta terça-feira (12) na Secretaria Estadual de Educação, acompanhado de representantes dos povos e comunidades tradicionais de Assis Brasil. Participaram do encontro Wendel Araújo, representante dos moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes; o vereador Jurandir, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; José de Araújo, presidente da Cooperacre e da Coopaeb; além de diversas lideranças indígenas das cabeceiras do Rio Acre e do Rio Iaco.
A comitiva foi recebida pelo secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho, que apresentou novidades e ouviu as principais demandas levadas pelo grupo. Entre as reivindicações, destacam-se a reforma e manutenção das escolas indígenas e rurais que funcionam de forma compartilhada entre município e Estado, a construção de quadras cobertas nas escolas Joaquim Cardilha e Sandoval Batista, ambas localizadas na Reserva Extrativista Chico Mendes e a criação de cursos técnicos voltados para a realidade agrícola e extrativista dos estudantes do ensino médio.
“Estamos em uma missão em defesa dos povos tradicionais, buscando garantir melhorias na educação, infraestrutura e oportunidades para nossas comunidades”, destacou o prefeito Jerry Correia.
Outros assuntos de interesse das comunidades também foram discutidos, reforçando o compromisso da gestão municipal em manter diálogo constante e buscar soluções junto ao governo estadual.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco concede benefício fiscal para empresas em distritos industriais

Foto: Jardy Lopes/Ac24horas
A Prefeitura de Rio Branco publicou nesta quarta-feira, 13, a Lei Complementar nº 349/2025, que altera dispositivos da legislação municipal sobre a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) e institui benefícios fiscais específicos para imóveis não residenciais situados nos distritos industriais da capital.
Entre as mudanças, a lei atualiza os artigos 111 e 112 da Lei Complementar nº 1.508/2003, ampliando as finalidades da Cosip. Agora, além do consumo de energia e da manutenção da rede de iluminação, o tributo também poderá custear a modernização e expansão do sistema, a instalação de tecnologias, e até mesmo a manutenção de vegetação (como poda de árvores) para preservar a integridade do serviço.
A legislação também prevê que recursos da Cosip sejam aplicados na implantação e melhoria de sistemas de monitoramento para segurança e preservação de logradouros públicos, incluindo infraestrutura, equipamentos e integração de centros de controle.
Outra mudança importante é a definição mais ampla de quem é contribuinte da Cosip. Além de consumidores residenciais e comerciais ligados à rede de energia elétrica, a norma inclui autoprodutores que redistribuem ou comercializam energia no mercado livre.
No campo fiscal, a lei estabelece uma alíquota reduzida de 1% do IPTU para imóveis não residenciais localizados nos distritos industriais, conforme definido no Plano Diretor do município. Para o exercício de 2025, essa redução será considerada como remissão do crédito tributário já lançado.
A concessão dos benefícios fiscais será automática pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), mas empresas interessadas em regularizar benefícios referentes aos últimos cinco anos devem protocolar pedido até 28 de novembro de 2025, com documentação comprobatória, nos Centros de Atendimento ao Cidadão (CACs).
Comentários
Acre
Imac suspende autorizações de queima no Acre devido à seca extrema

Foto: Sérgio Vale
O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) publicou nesta quarta-feira, 13, a Portaria nº 163/2025, que suspende temporariamente a emissão de autorizações para queima controlada em todo o Estado. A medida segue o Decreto Estadual nº 11.733, de 6 de agosto, que declara situação de emergência em decorrência da seca severa e da iminente possibilidade de desabastecimento do sistema de água.
Segundo a portaria, casos excepcionais deverão ser avaliados pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente e Florestas (CEMAF) e pelo Grupo Operacional de Comando e Controle, criado em 2024 para gerenciar situações de emergência ambiental.
O documento estabelece ainda que o descumprimento da suspensão configurará infração à legislação ambiental federal e estadual, sujeitando os responsáveis à responsabilização civil e penal.
Você precisa fazer login para comentar.