Conecte-se conosco

Acre

Temendo cheia em RO, empresários querem estocar alimentos no AC

Publicado

em

Donos de supermercados negociam aluguel de galpões em Rio Branco. Em 2014, cheia do Rio Madeira causou o isolamento do Acre via terrestre.

Presidente da Asas, Luiz Deliberato Filho, diz que donos de supermercados querem alugar galpões para estoque de alimentos (Foto: Iryá Rodrigues/G1)

Presidente da Asas, Luiz Deliberato Filho, diz que donos de supermercados querem alugar galpões para estoque de alimentos (Foto: Iryá Rodrigues/G1)

Os empresários do ramo de supermercados estão negociando a locação de galpões, em Rio Branco, para o estoque de maiores quantidades de alimentos não perecíveis, de acordo com a Associação Acreana de Supermercados (Asas). O motivo, segundo o presidente Luiz Deliberato Filho, é a possibilidade de uma nova cheia nas águas do Rio Madeira, em Rondônia, que no início de 2014, deixou o Acre isolado por terra, causando problemas no abastecimento.

Nesta quinta-feira (15), o Rio Madeira está em 13,24 metros, segundo medição do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Nesse mesmo dia do ano passado, durante a enchente, as águas atingiram a marca de 14,82 metros. De acordo com a coordenadora do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Ana Cristina Strava, o rio estava em queda nos últimos dois dias, mas existe a expectativa de chuvas.

“O rio deve permanecer em queda até quinta-feira [15], porque a chuva do Mamoré demora um pouco a chegar. Estamos na expectativa de receber uma chuva mais forte também, nesta semana. Então, deve voltar a subir”, explicou a coordenadora.

O presidente da Asas explica que, atualmente, os supermercados trabalham com estoque de, em média, 60 dias. Com o fim das negociações e o aluguel dos novos espaços, a associação estima estocar alimentos para um período superior a 90 dias.

“Este ano, ante as incertezas se haverá ou não enchente, estamos buscando a alternativa de locar galpões ‘lonados’ para que possamos nos precaver com um volume maior de estoque, a fim de evitar qualquer problema de desabastecimento, como tivemos no ano passado. Fora opções junto ao Peru e alternativas como sair pelo Mato Grosso, Chile e Bolívia, por exemplo”, explica.

Em 2014, Acre sofreu com o desabastecimento de alimentos por causa da cheia (Foto: Rayssa Natani/G1)

Em 2014, Acre sofreu com o desabastecimento de alimentos por causa da cheia (Foto: Rayssa Natani/G1)

O presidente diz também que a medida deve atender todos os municípios acreanos, mesmo que os galpões se localizem na capital. “Como as grandes empresas estão sediadas em Rio Branco, precisamos ter esse pólo aqui, para atender o restante do estado”, fala.

Segundo Deliberato, as negociações, feitas em parceria com a Associação dos Atacadistas e Distribuidores, estão ocorrendo entre quatro empresas de grande porte que têm capacidade de atender ao ramo. Cada galpão deve medir em média 4000 m², o que torna o custo alto.

Em 2014, Rio Madeira atingiu a marca história de 19,74 metros, deixando o Acre isolado por terra (Foto: (Agência de Notícias do Acre/Divulgação)

Em 2014, Rio Madeira atingiu a marca história de
19,74 metros, deixando o Acre isolado por terra
(Foto: (Agência de Notícias do Acre/Divulgação)

“Estamos negociando porque é um custo elevadíssimo. São galpões com média de 4000 m² cada um e tem que locar de 10 a 30. Fazer essa locação por um período pequeno é caríssimo e quanto maior o prazo, mais barata é a locação”, acrescenta.

Se preparar com antecedência é fundamental, de acordo com Deliberato. Ele afirma que a categoria tem acompanhado a situação do Rio Madeira e da BR-364, única via terrestre que liga o Acre ao restante do país,  com preocupação.

“Temos feito o acompanhamento da situação da BR [364] com uma certa preocupação. Recentemente, em torno de 15 dias, quando menos se esperou, a água chegou a subir ao leito da estrada. Pelo que temos visto, o volume de chuva pode não ser igual ao do ano passado, mas estamos com uma certa preocupação”, afirma.

O presidente da Asas esclarece ainda que, devido à experiência adquirida no ano passado, os consumidores podem ficar tranquilos e evitar a prática da estocagem em casa. “O que gostaria de deixar claro é que os consumidores, de um modo geral, não precisam ficar com aquela consciência de ter que estocar em casa. As áreas mais críticas que tivemos, que foi de combustível e gás, estão já se precavendo e buscando alternativas. Estamos todos trilhando o mesmo caminho”, finaliza.

Cheia história do Madeira e isolamento do Acre
Em 2014, o Rio Madeira registrou sua cheia história, atingindo a marca de 19,74 metros. Por isso, o Acre ficou isolado via terrestre, uma vez que a BR-364 é o único acesso para os outros estados do país. Em abril daquele ano, o governo acreano chegou a decretar calamidade pública.

Na época, os acreanos enfrentaram o racionamento de diversos alimentos nas prateleiras, além de gás de cozinha e combustíveis, o que gerou grandes filas de veículos nos postos.

Já no dia 8 de janeiro deste ano, o governo do estado se reuniu com representantes do Ministério da Integração Nacional para debater a criação de um plano de contingência para uma possível nova enchente.

Na ocasião, o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Luis Alves, disse que a expectativa é que não ocorra este ano uma cheia na mesma proporção da anterior. “Aguardamos uma nova cheia, mas não com a mesma magnitude do ano passado”, falou.


As informações são do G1/Ac

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior

Publicado

em

Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) e o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) publicaram, nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial, o Edital nº 045 SEAD/DETRAN, que traz o resultado e a classificação preliminar do concurso público destinado ao provimento de cargos de nível superior. O certame é regido pelo Edital de Abertura nº 001/2024, lançado em 8 de abril do ano passado.

O documento apresenta a relação preliminar de candidatos aprovados, organizada por cargo, número de vagas, nome, inscrição, nota final e classificação geral. A lista completa está disponível no edital.

Conforme o cronograma, os candidatos poderão apresentar recursos contra o resultado preliminar entre 00h do dia 8 de dezembro de 2025 e 23h59 do dia 9 de dezembro de 2025, no horário de Brasília. Os recursos deverão ser enviados exclusivamente por meio de formulário próprio, disponível no site www.institutoaocp.org.br.

O boletim de desempenho individual também poderá ser consultado no mesmo endereço eletrônico, pelo prazo de até 30 dias após a publicação do edital.

A organização do certame reforça que todas as etapas seguem as regras previstas no Edital nº 001 SEAD/DETRAN, de 8 de abril de 2024. Em caso de dúvidas, os candidatos podem contatar o Instituto AOCP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou acessar o site citado no documento.

O edital é assinado por Keuly Tavares Queiroz Costa, secretária de Estado de Administração em exercício, e Taynara Martins Barbosa, presidente do Detran-AC.

Comentários

Continue lendo

Acre

PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.

Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025

A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.

Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.

Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025

A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.

A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:

órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;

órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;

órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.

Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.

Planejamento e transparência

As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo