Policiais militares do Batalhão de Fronteiras estão no local para buscar informações detalhadas da chacina. Foram assassinados quatro homens e duas mulheres.
Acre
Temendo cheia, duas cidades do Acre iniciam plano de contingência
Defesa Civil de Rio Branco e Xapuri elaboram medidas após cheia histórica.
Em Tarauacá, nível do rio continua acima da cota de alerta com 8,97 metros.
G1
O nível do Rio Acre segue abaixo da cota de alerta em Rio Branco e no município de Xapuri, localizado a 188 quilômetros de Rio Branco. Porém, por precaução devido à enchente histórica de 2015, as duas cidades já iniciaram a elaboração do plano de contingência para as áreas alagadiças.
O Rio Acre, em Rio Branco, atingiu a marca de 18,40 metros, a maior da história do estado, no dia 4 de março de 2015. Em Xapuri, o nível nunca havia passado dos 17 metros, mas em fevereiro de 2015 chegou a 18,29 metros.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, coronel George Santos, na última medição, realizada nesta terça-feira (5), o nível do rio estava com 4,64 metros, bem abaixo da cota de alerta de 13,50 metros.
“Fazemos um monitoramento meteorológico diariamente das condições do Rio Acre desde Assis Brasil até Xapuri e Brasileia. Além disso, também acompanhamos a quantidade de chuva, mas, até o momento, está tudo dentro da normalidade. Já estamos elaborando o plano de contingência deste ano, pois janeiro, fevereiro, março e abril são meses onde ocorrem as enchentes”, explica.
Xapuri
Apesar de não haver nenhuma preocupação até o momento, a Defesa Civil de Xapuri também iniciou a elaboração do plano de contingência do município devido às enchentes históricas de 2012 e 2015.
Segundo o coordenador do órgão, Joscires Ângelo, na última medição, realizada na manhã desta terça-feira (5), o nível do rio estava em 2,92 metros, a cota de alerta na cidade é de 12,56 metros. Já o índice pluviométrico de chuvas acumulado chegou a 10,50 milímetros.
“A partir de experiências de anos anteriores estamos elaborando o plano de contingência. Se houver alguma situação, já estaremos prevenidos. Porém, ainda estamos muito abaixo da cota de alerta e já fizemos visitas em locais onde pode haver deslocamentos”, destaca.
Rio Tarauacá segue acima da cota de alerta
O Rio Tarauacá, localizado na cidade de mesmo nome, voltou a subir nesta terça-feira (5) e atingiu 8,97 metros na última medição, feita às 7h desta terça-feira (5), ficando acima da cota de alerta, estabelecida em 8,50 metros, segundo a Defesa Civil.
Na madrugada do último domingo (3), o rio havia atingido 9,03 metros após a forte chuva que caiu sobre a cidade durante o sábado (4).
“Temos um plano de contigência, mas ainda não colocamos em prática porque, mesmo com a cheia, não há nenhuma família desabrigada ainda. Seguimos acompanhando o nível do rio, pois as chuvas são constantes no município”, finaliza a coordenadora do órgão em Tarauacá, Raimunda Alves.
Comentários
Acre
Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim
E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows
A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.
Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.
Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.
E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.
A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!
Comentários
Acre
PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho
Comentários
Acre
Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Região Norte
– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;
– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;
– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
Você precisa fazer login para comentar.