Geral
Tecnologia embarcada e capacitações pautam reunião entre Sejusp e Associação dos Militares

Cumprindo agenda de trabalho, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, recebeu, na manhã desta segunda-feira, 15, o presidente da Associação dos Militares do Estado do Acre (AMEAC), sargento PM Kalyl Moraes de Aquino, e o tesoureiro da associação, cabo PM David Landim da Cunha. Assuntos relacionados aos avanços tecnológicos ofertados às forças de segurança acreanas predominaram no encontro.
Sobre o uso de câmeras corporais (equipamentos acoplados à farda dos policiais, permitindo o registro em áudio e vídeo), o secretário Paulo Cézar esclareceu que estas estão em fase de teste de concepção, a fim de que a contratação futura permita a aquisição do equipamento que atenda as necessidades do serviço, bem como se adeque ao uniforme e equipamentos utilizados atualmente pela forças de segurança locais. Na oportunidade, os representantes da AMEAC foram convidados a participar do grupo social, que tem contribuído para a avaliação do equipamento testado.
O titular da Sejusp explicou, ainda, o funcionamento das novas ferramentas tecnológicas utilizadas, no âmbito do estado do Acre, para a prevenção e o combate à criminalidade. “Sem dúvidas, um importante fator para o fortalecimento das atividades finalísticas e constitucionais”.

Ainda durante a reunião, o secretário Paulo Cézar e os representantes de classe discutiram sobre a importância das constantes capacitações para o profissional da segurança pública, cujos resultados são notados, principalmente, quando este se encontra em período folga. Nesse sentido, o titular da Sejusp destacou os cursos de Sobrevivência Policial e de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate.
Armamentos, viaturas e avanços no sistema de radiocomunicação, no âmbito das forças de segurança do Acre, completaram a pauta da visita institucional, que aconteceu na sede da Secretaria. Na oportunidade, Paulo Cézar esteve acompanhado da secretária adjunta da pasta, delegada Márdhia El-Shawwa Pereira, e de assessores técnicos.
Especificamente sobre o alcance da radiocomunicação, o secretário destacou que os trabalhos para a ampliação da cobertura da rede rádio digital na capital estão bem adiantados, com a instalação de torres para atender as regiões da Transacreana (já instalada no 1º BPM), Segundo Distrito e parte alta da cidade, “garantindo cobertura integral à referida rede”. Instalações e aquisições das demais ferramentas para garantir a funcionalidade das três torres já estão contratadas por parte da Sejusp.
Comentários
Geral
PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul
Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.
Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.
Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.
Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.
Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.
Comentários
Geral
Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.
A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.
O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.
Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.
Fonte: Ascom/TJAC
Comentários
Geral
Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco
Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.
Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.
O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.
A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.
Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.
Fonte: PCAC

Você precisa fazer login para comentar.