Geral
Tecnologia embarcada e capacitações pautam reunião entre Sejusp e Associação dos Militares

Cumprindo agenda de trabalho, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, recebeu, na manhã desta segunda-feira, 15, o presidente da Associação dos Militares do Estado do Acre (AMEAC), sargento PM Kalyl Moraes de Aquino, e o tesoureiro da associação, cabo PM David Landim da Cunha. Assuntos relacionados aos avanços tecnológicos ofertados às forças de segurança acreanas predominaram no encontro.
Sobre o uso de câmeras corporais (equipamentos acoplados à farda dos policiais, permitindo o registro em áudio e vídeo), o secretário Paulo Cézar esclareceu que estas estão em fase de teste de concepção, a fim de que a contratação futura permita a aquisição do equipamento que atenda as necessidades do serviço, bem como se adeque ao uniforme e equipamentos utilizados atualmente pela forças de segurança locais. Na oportunidade, os representantes da AMEAC foram convidados a participar do grupo social, que tem contribuído para a avaliação do equipamento testado.
O titular da Sejusp explicou, ainda, o funcionamento das novas ferramentas tecnológicas utilizadas, no âmbito do estado do Acre, para a prevenção e o combate à criminalidade. “Sem dúvidas, um importante fator para o fortalecimento das atividades finalísticas e constitucionais”.

Ainda durante a reunião, o secretário Paulo Cézar e os representantes de classe discutiram sobre a importância das constantes capacitações para o profissional da segurança pública, cujos resultados são notados, principalmente, quando este se encontra em período folga. Nesse sentido, o titular da Sejusp destacou os cursos de Sobrevivência Policial e de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate.
Armamentos, viaturas e avanços no sistema de radiocomunicação, no âmbito das forças de segurança do Acre, completaram a pauta da visita institucional, que aconteceu na sede da Secretaria. Na oportunidade, Paulo Cézar esteve acompanhado da secretária adjunta da pasta, delegada Márdhia El-Shawwa Pereira, e de assessores técnicos.
Especificamente sobre o alcance da radiocomunicação, o secretário destacou que os trabalhos para a ampliação da cobertura da rede rádio digital na capital estão bem adiantados, com a instalação de torres para atender as regiões da Transacreana (já instalada no 1º BPM), Segundo Distrito e parte alta da cidade, “garantindo cobertura integral à referida rede”. Instalações e aquisições das demais ferramentas para garantir a funcionalidade das três torres já estão contratadas por parte da Sejusp.
Comentários
Geral
Após sucesso de atendimentos, Polícia Civil retorna a escola e amplia emissão gratuita da CIN em Rio Branco
Devido ao sucesso e à grande demanda pelos serviços ofertados na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), a equipe do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre (PCAC) retornou à Escola Estadual Doutor Pimentel Gomes, neste sábado, 14, no bairro São Francisco, em Rio Branco, e realizou mais 50 atendimentos à população. Todos os serviços foram prestados de forma totalmente gratuita, reforçando o compromisso da instituição com o acesso à cidadania.

A primeira ação ocorreu no último dia 7 de fevereiro, durante a programação do Juntos Pelo Acre, quando o Instituto de Identificação contabilizou 108 atendimentos ao público na mesma unidade de ensino. Diante da alta procura e da necessidade da comunidade, a PCAC decidiu promover o retorno da equipe para assegurar que mais pessoas pudessem emitir o novo documento oficial.
O programa Juntos Pelo Acre é coordenado pela vice-governadora Mailza Assis e tem como objetivo levar serviços essenciais diretamente às comunidades, especialmente às regiões com maior vulnerabilidade social. A iniciativa integra diversos órgãos estaduais, promovendo cidadania, inclusão social e acesso facilitado a direitos básicos, como documentação civil, atendimentos de saúde e orientações jurídicas, fortalecendo a presença do Estado junto à população.

O diretor do Instituto de Identificação, Júnior César, destacou a importância da ação. “A grande procura demonstra o quanto a população precisa desse serviço. Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso à Carteira de Identidade Nacional, um documento fundamental para o exercício pleno da cidadania. Retornar à escola foi uma forma de atender essa demanda e assegurar que ninguém ficasse sem o documento”, afirmou.
Já o delegado-geral da PCAC, Dr. José Henrique Maciel, ressaltou o papel social da instituição. “A Polícia Civil também exerce uma função cidadã. Ao levarmos a emissão gratuita da CIN às comunidades, estamos promovendo dignidade, inclusão e fortalecendo a política pública de acesso à documentação básica para todos os acreanos”, enfatizou.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
Mulher é assassinada 12 horas após ter medida protetiva contra marido

Uma mulher foi assassinada na sexta-feira (13/2), poucas horas após denunciar o companheiro por violência doméstica, na cidade de Ipirá, no Centro-Norte da Bahia.
Liliane Bastos Azevedo, de 25 anos, foi esfaqueada pelo marido, Aroldo Cintra Aragão, por volta das 14h, cerca de 12 horas depois de ter sido agredida e ameaçada ao se recusar a manter relações sexuais com ele.
Durante a madrugada, Liliane registrou boletim de ocorrência por violência doméstica no site da Delegacia Virtual e solicitou medida protetiva de urgência, prevista na Lei Maria da Penha.
Leia reportagem completa no Correio.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Geral
Câmara Criminal mantém condenação de agricultor por homicídio na Transacreana
Por maioria, desembargadores rejeitam recurso da defesa e confirmam pena de mais de 18 anos em regime fechado


Você precisa fazer login para comentar.