Conecte-se conosco

Cotidiano

Técnica avalia rival do Rio Branco-AC no Brasileiro Feminino A-3 e opina sobre regulamento: “Injusto”

Publicado

em

Neila Rosas admite que tem poucas informações sobre Barcelona-RO, mas projeta avançar para próxima fase com Estrelão. Treinadora lamenta possibilidade de eliminação de jogo de volta

O Rio Branco-AC vai enfrentar o Barcelona-RO no próximo sábado (11), em confronto de ida da primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino da Série A3, que começa ser disputado nesta temporada com participação de 32 clubes. O Estrelão é o atual campeão acreano da categoria.

Neila Rosas, técnica do time feminino do Rio Branco-AC — Foto: Arquivo pessoal/Manoel Façanha

Neila Rosas, técnica do time feminino do Rio Branco-AC — Foto: Arquivo pessoal/Manoel Façanha

Ao ge, a técnica Neila Rosas disse que não tem muitas informações sobre o time rondoniense, mas que a expectativa é conseguir avançar para próxima fase.

— Conheço pouca coisa do Barcelona. As informações que tenho é que estão treinando desde fevereiro, tem umas oito jogadoras que são de alguns estados e tem uma estrutura boa. A expectativa é tentar passar por essa primeira batalha — destaca.

As meninas estão motivadas em ganhar esse primeiro jogo.

— Neila Rosas, técnica do Rio Branco-AC

A treinadora não gostou do regulamento da competição que possibilita a eliminação do segundo confronto caso o time visitante vença por três ou mais gols de diferença. Ela considera ‘injusto’ esse critério.

Rio Branco-AC Feminino 2022 — Foto: Divulgação/Rio Branco FC

Rio Branco-AC Feminino 2022 — Foto: Divulgação/Rio Branco FC

— Sempre falo que esse regulamento é injusto para os times da A3, principalmente aqueles que têm poucas condições financeiras e não têm como contratar jogadoras para reforçar o time. Você treina por dois ou três meses e joga tudo fora em um jogo só — desabafa.

Rio Branco-AC e Barcelona-RO se enfrentam a partir das 15h (de Brasília), no estádio Florestão, na capital acreana. O jogo de volta, se houver, será no dia 18 deste mês no estádio Portal da Amazônia, em Vilhena (RO), no mesmo horário.

Em caso de empate em número de pontos ao fim das partidas, o vencedor será decidido nos pênaltis. Quem avançar vai encarar São Raimundo-RR ou 3B-AM na segunda fase, que será entre os dias 2 e 7 de julho.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Artista acreano Matias Souza produz retrato oficial do governador Gladson Cameli para acervo histórico do Estado

Publicado

em

Obra em técnica mista foi desenvolvida ao longo de uma semana com materiais sustentáveis; pintura integra a memória institucional do Executivo estadual

Desenvolvido ao longo de uma semana, o trabalho foi executado em técnica mista. Foto: captada 

Retrato oficial de Gladson Cameli valoriza arte local e compõe acervo histórico do Acre

A produção do retrato oficial do governador Gladson Cameli, referente à gestão 2019–2026, reforça a construção da memória institucional do Estado do Acre por meio da valorização da arte local. A obra, assinada pelo artista visual acreano Matias Souza, passa a integrar o acervo histórico oficial do Executivo estadual.

Desenvolvido ao longo de uma semana, o trabalho foi executado em técnica mista. A escolha técnica permitiu alcançar alto nível de detalhamento, profundidade e fidelidade fisionômica, resultando em uma composição com forte presença institucional.

A obra, assinada pelo artista visual acreano Matias Souza, passa a integrar o acervo histórico oficial do Executivo estadual. Foto: captada 

“Foi uma grande honra retratar o governador Gladson Cameli. Um trabalho como esse carrega um peso muito significativo, porque vai além da arte, representa um momento da história do nosso Estado. Também foi um desafio, justamente pela responsabilidade de alcançar fidelidade nos detalhes e transmitir a presença institucional que a obra exige. Mas saber que esse retrato vai integrar o acervo histórico oficial da minha terra natal torna tudo ainda mais especial. É algo que levo com muito respeito e orgulho na minha trajetória”, destacou o artista.

A obra foi executada sobre tela montada em estrutura artesanal em madeira de reaproveitamento, com acabamento em verniz, assegurando durabilidade e preservação. A moldura, em madeira de origem sustentável, segue padrão compatível com espaços institucionais.

Com mais de duas décadas de atuação na arte urbana e no graffiti, Matias reúne técnica e sensibilidade para traduzir, na pintura, não apenas a imagem, mas o significado simbólico de um período de governo, consolidando o retrato como peça de valor histórico e documental para o Estado do Acre.

A escolha técnica permitiu alcançar alto nível de detalhamento, profundidade e fidelidade fisionômica, resultando em uma composição com forte presença institucional. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Flávio Bolsonaro lidera intenção de voto para presidente no Acre com 59%, aponta pesquisa Veritá

Publicado

em

Lula aparece com 30,8%; Ratinho Júnior, Caiado e Pablo Marçal têm números inexpressivos; levantamento ouviu 1.220 eleitores entre 18 e 24 de março

O senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato pelo PL, com 59%. Lula aparece com 30,8% de preferência do eleitorado

Eleitorado acreano mantém preferência pela direita, indica levantamento

A pesquisa do Instituto Veritá, divulgada nesta quinta-feira (2), também fez um levantamento das intenções de voto para a Presidência da República no Acre. Confirmando a tendência da preferência do eleitorado acreano pela direita, o senador Flávio Bolsonaro (PL) lidera com 59% das intenções de voto. O atual presidente da República e candidato à reeleição, Lula (PT), aparece com 30,8% de preferência.

Outros nomes que apareceram na pesquisa foram Ratinho Júnior (que anunciou desistência de concorrer ao cargo), Ronaldo Caiado e Pablo Marçal, todos com números inexpressivos. Não souberam ou não responderam corresponde a 17,6%, e os eleitores que declararam voto branco ou nulo somam 2,8%.

A pesquisa ouviu 1.220 eleitores no período de 18 a 24 de março, tem margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) sob o número 08882/2026.

A pesquisa ouviu 1220 eleitores no período de 18 a 24 de março e foi registrada no TRE do Acre com o número 08882/2026. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre está entre os nove estados onde Bolsa Família supera número de trabalhadores com carteira assinada

Publicado

em

Levantamento do Poder360 com dados de fevereiro de 2026 mostra redução no número de estados nessa condição; país tem 48,8 milhões de formais contra 18,8 milhões de famílias beneficiárias

O levantamento foi feito a partir de dados do Bolsa Família, compilados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, e do Caged. Foto: captada 

Dependência de programas sociais diminui, mas ainda é alta em nove unidades da federação

O Acre está entre os nove estados brasileiros onde o número de famílias atendidas pelo Bolsa Família supera o total de trabalhadores com carteira assinada. Os dados são de fevereiro de 2026 e foram divulgados nesta sexta-feira (3).

Além do Acre, aparecem na lista Maranhão, Pará, Piauí, Bahia, Paraíba, Amazonas, Alagoas e Amapá. O levantamento mostra um cenário de forte dependência de programas sociais em parte do país, embora esse quadro venha diminuindo nos últimos anos.

No início de 2023 e 2024, eram 13 estados nessa condição. Em 2025, o número caiu para 12 e, agora, chega a 9 unidades da federação.

Avanço do emprego formal

Apesar disso, houve avanço do emprego formal em todo o país. Na comparação com fevereiro de 2025, a quantidade de trabalhadores com carteira assinada cresceu mais do que o número de beneficiários do Bolsa Família em todos os estados. Sergipe, Pernambuco e Ceará deixaram a lista no período.

No cenário nacional, o Brasil soma atualmente 48,8 milhões de trabalhadores formais, contra 18,8 milhões de famílias atendidas pelo programa social. O levantamento foi feito a partir de dados do Bolsa Família, compilados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, e do Caged, que reúne informações sobre emprego formal no país.

Índice de dependência

Mesmo com a redução no número de estados onde o Bolsa Família supera o emprego formal, o nível de dependência segue elevado. Em fevereiro de 2026, havia 38,6 beneficiários do programa para cada 100 trabalhadores com carteira assinada no Brasil. Esse índice permanece estável desde agosto de 2025. O pico foi registrado em janeiro de 2023, quando o país tinha 49,6 beneficiários para cada 100 empregos formais, no início do atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O levantamento mostra um cenário de forte dependência de programas sociais em parte do país, embora esse quadro venha diminuindo nos últimos anos. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo