Acre
TCE reforça importância de prestação de contas
Câmara dos Vereadores e prefeitos precisam priorizar
Como já virou rotina entre os prefeitos do Acre, nem todos respeitam a lei e enviam as prestações de contas no período certo. O prazo era até o dia 31 de março, mas, sete prefeituras não enviaram os relatórios com as receitas e despesas de 2016.
A conta é, na verdade, da gestão anterior, mas a obrigação é do novo prefeito entregar a prestação de contas do antecessor, juntando a documentação que está nos arquivos da prefeitura.
Os prefeitos de Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Porto Walter e Senador Guiomard correm o risco de terem que devolver dinheiro para o município e ficarem na lista da lei da ficha limpa.
Em decisões anteriores, nos casos da falta de prestação de contas, os conselheiros decidiram pedir todo o valor do orçamento para o gestor e ainda multá-lo em 10% desse valor.
As prefeituras de Assis Brasil, Brasileia, Mâncio Lima e Senador Guiomard alegam que os ex-prefeitos não montaram os relatórios de 2016 e alguns até de 2015, e, por isso, fica impossível fazer a prestação de contas.
Já o prefeito Zezinho Barbary, de Porto Walter, não tem desculpa. Ele conseguiu se reeleger e, mesmo assim, deixou de enviar os relatórios dos gastos que ele mesmo promoveu no ano passado.
Segundo o presidente TCE, Valmir Ribeiro, o primeiro passo será abertura de uma tomada de contas especial e em caso de não conseguirem se explicar. Eles vão sofrer as sanções determinadas em lei.
“Temos que avaliar o que aconteceu, as prefeituras enfrentam problemas com a falta de técnicos por isso não conseguem enviar a documentação correta. Vamos valiar cada caso antes de punir”, garantiu.
As Câmaras de Vereadores também são obrigadas a prestar contas até 31 de março. Duas delas a de Brasileia e Tarauacá deixaram de enviar os relatórios e os presidentes das casas podem ser condenados a devolver dinheiro e ainda pagar multa.
Comentários
Acre
Mototaxista brasileiro é gravemente ferido em atropelamento na Bolívia; motorista embriagado é preso
Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos, foi transferido para o Acre após ser atingido por caminhonete. Outras vítimas bolivianas também foram socorridas.
Um grave atropelamento ocorrido na última terça-feira (04) na cidade de Porvenir, a cerca de 30 km da capital da Bolívia, deixou várias pessoas feridas, entre elas o brasileiro Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos. O mototaxista, que trabalha na região, estava parado em um ponto quando foi atingido por uma caminhonete dirigida por um motorista embriagado. Além do brasileiro, outras pessoas bolivianas também foram atropeladas.
As vítimas bolivianas foram socorridas e encaminhadas a hospitais locais. Já Adevâncio, que sofreu trauma no tórax e múltiplas escoriações pelo corpo, foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Brasiléia, no Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido na noite desta quinta-feira (06) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.
O motorista da caminhonete foi preso pelas autoridades bolivianas, e o caso segue sob investigação. O incidente reforça os riscos de acidentes causados por motoristas embriagados e a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas vias.
Comentários
Acre
PRF apreende 3 kg de Skunk e prende suspeitos em operação tática na BR-317
Motocicleta tentou fugir de barreira policial; droga foi arremessada na vegetação durante perseguição. Detidos foram encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC.
No fim da tarde desta quinta-feira (06/02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização na BR-317 quando flagrou uma motocicleta que tentou fugir ao avistar a barreira policial. Após um acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo.
Durante a perseguição, um pacote foi arremessado na vegetação e, com o apoio do Grupo Especial de Fiscalização de Fronteira (GEFRON-AC), foram encontrados 3 kg de Skunk, uma potente variedade de cannabis.
Os dois ocupantes da moto foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC. A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população, especialmente em regiões estratégicas como a fronteira do Acre.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove primeira Jornada Pedagógica para professores da zona urbana
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 03, 04 e 06 de fevereiro a primeira Jornada Pedagógica de 2025, voltada para os professores da zona urbana. O evento teve como tema “Práticas Pedagógicas”, destacando a importância da qualificação contínua dos educadores para aprimorar o ensino nas escolas do município.
Durante a jornada, os participantes tiveram acesso a formações conduzidas por profissionais experientes da área educacional. Para os professores do Ensino Fundamental I, as atividades foram ministradas por Márcia Vileme, Mariléia Marques e Elizângela Lanes. Já os professores da Educação Infantil contaram com a orientação de Mariléia Marques e Célia Queiroz.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação e a melhoria da qualidade do ensino oferecido às crianças e adolescentes de Assis Brasil. A Prefeitura segue investindo em ações que promovam o desenvolvimento profissional dos educadores e, consequentemente, um aprendizado mais eficaz para os alunos.
Você precisa fazer login para comentar.