Conecte-se conosco

Acre

Suspeito de furtar bicicleta causa acidente com motoqueiro sem CNH é socorrido em carroceria de caminhonete

Publicado

em

Acidente ocorreu quando ciclista invadiu a contramão indo se chocar contra a moto - Foto: Alexandre Lima

Acidente ocorreu quando ciclista invadiu a contramão indo se chocar contra a moto – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

Era por volta das 15 horas desta quinta-feira, dia 31, homens da Polícia Militar foram acionados para a cidade de Epitaciolândia, na Avenida Amazonas, para averiguar um acidente envolvendo uma moto e uma bicicleta, e que teria um ferido no local.

Alisson reclamava de dores pelo corpo - Foto: Alexandre Lima

Alisson reclamava de dores pelo corpo – Foto: Alexandre Lima

No local, foi verificado que Alisson Ferreira dos Santos (28) estava no chão e reclamava de dores pelo corpo. O homem conduzia uma bicicleta pela ladeira em velocidade e teria tentado desviar dos veículos invadindo a contramão, sentido ponte metálica.

Foi quando percebeu que vinha sentido contrário, uma moto modelo Honda, placa OVG 1370, conduzida por Jhon Efrain de Souza (19), que ainda tentou desviar da bicicleta, mas se tocaram ao ponto dos dois caírem na Avenida.

Jhon sofreu pequenos hematomas, levantou a moto e a estacionou no pátio da loja de material de construção. Somente depois dos policiais o localizar, descobriram que o jovem não é habilitado, pois, não deveria estar no local pilotando o veículo e deverá dar explicações ao delegado.

Jhon pilotava sem carteira de habilitação e deverá se apresentar ao delegado posteriormente- Foto: Alexandre Lima

Jhon pilotava sem carteira de habilitação e deverá se apresentar ao delegado posteriormente- Foto: Alexandre Lima

O ciclista, teve que aguardar com dores pelo corpo até a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros, onde prestaram os primeiros socorros e o conduziu na carroceria da caminhonete ao hospital de Brasiléia, devido a fronteira não ter uma ambulância disponível.

Alisson não possuía documentos e os policiais suspeitam que o mesmo poderia estar envolvido num suposto furto da bicicleta e de um capacete que estava com ele no momento do acidente. O caso seria levado à delegacia para que fosse esclarecido e ninguém corria risco de morte.

Alisson foi socorrido pelo Bombeiros e levado na carroceria da pick-up.

Alisson foi socorrido pelo Bombeiros e levado na carroceria da pick-up.

 

Foi constatado que não havia ambulância na fronteira.

Foi constatado que não havia ambulância na fronteira.

IMG-20160331-WA0033

IMG-20160331-WA0037

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Branco terá 5 dias de folia; veja programação do Carnaval 2026

Publicado

em

O Carnaval 2026 de Rio Branco terá cinco dias de programação intensa, reunindo atrações musicais, concursos tradicionais e atividades voltadas a diferentes públicos. Sob o tema “Rio Branco Folia – Tradição e Alegria”, o evento acontece entre os dias 13 e 17 de fevereiro, com apresentações que se estendem do fim da tarde até a madrugada.

O evento é promovido pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Tecnologia e Turismo (SDTI), em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Sapezal (Acisa).

A abertura oficial ocorre na sexta-feira (13), com programação a partir das 18h. A noite contará com apresentação do DJ Malvadeza, seguida da Escolha das Realezas do Carnaval, que define o Rei Momo e a Rainha da festa. O palco principal recebe ainda Álamo Kário e Banda, DJ Júlio, Ferdiney Rios e, encerrando a primeira noite, Eduardo Casseb.

No sábado (14), o segundo dia do Rio Branco Folia começa às 18h com DJ Black. Entre os destaques está a Escolha das Realezas LGBTQIA+, com a eleição da Rainha Trans e da Rainha Gay. A programação segue com Cobras Dance, Banda Pegada de Luxo, DJ Brayan, Banda Sandra Melo e Banda Mug’s II, que encerra a noite já na madrugada.

O domingo (15) é marcado por uma programação diversificada e inclusiva, iniciando às 16h com DJ Patrick. O dia é dedicado ao Carnaval das Crianças, Idosos e Cadeirantes, com apresentações de Ricardo Morais, Negão e os Bonecos e Som dos Clarins. O público também acompanha o desfile de blocos carnavalescos, com o Urubu Cheiroso, além de atrações como DJ Pedrinho do Pânico, HG Folia, DJ Felipe de Paula, Carlinhos Bahia e Banda e Trio Furacão.

Na segunda-feira (16), a programação começa às 18h com DJ Cesinha e segue com o Concurso de Blocos Carnavalescos, reunindo agremiações como Unidos do Fuxico, Sambase e 6 de +. A noite continua com Banda Arregaça Aê, DJ Kaique, Elias Sarkis, Levada do Gueto e Axé Rio, que encerra o quarto dia da festa.

O encerramento do Carnaval acontece na terça-feira (17), com atividades a partir das 16h. A programação inclui DJ Euller, o Concurso de Blocos de Sujo, com Ivan de Carvalho, além do Carnaval das Crianças, Idosos e Cadeirantes, com apresentações de Negão e os Bonecos e Forró Pé de Serra. A noite segue com Origem Nordestina, Banda Mug’s II, DJ Roney Mattos, Banda Hits e Banda Pegada Prime, que fecha oficialmente o Rio Branco Folia 2026.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Modelo de gestão filantrópica do Hospital do Juruá será implantado no Regional do Alto Acre, em Brasiléia

Publicado

em

A administração filantrópica no Juruá permitiu não apenas a manutenção dos serviços, mas também a expansão da capacidade assistencial, atendendo a urgências e emergências neurológicas localmente

16 especialidades consideradas prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica, será implantada nos hospitais de Brasiléia, Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Foto: captada 

O Acre foi incluído no novo ciclo do programa Mais Médicos Especialistas, do Ministério da Saúde, com a oferta de 18 vagas imediatas para atuação em hospitais e ambulatórios especializados do SUS em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasiléia. As inscrições estão abertas até o dia 19 de fevereiro e devem ser feitas exclusivamente pela plataforma da UNA-SUS.

Segundo o secretário de Saúde do estado, Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon, as novas vagas integram o eixo do programa ‘Agora Tem Especialistas’, criado pelo governo federal para reduzir a espera por consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade, especialmente fora dos grandes centros urbanos.

Atualmente, cinco médicos especialistas atuam no Acre pelo programa, todos na capital, com foco em cirurgias ginecológicas e oncológicas. A ampliação da oferta tem como objetivo diversificar as especialidades e expandir a cobertura para o interior, beneficiando municípios como Brasiléia e Cruzeiro do Sul, onde a demanda por atendimento especializado é alta.

O secretário de Saúde do estado, Pedro Pascoal, entrevista, as novas vagas integram o eixo do programa ‘Agora Tem Especialistas’, para reduzir a espera por consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade. Foto: captada 

O modelo de gestão filantrópica que permitiu a retomada de serviços especializados no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, será replicado no Hospital Regional do Alto Acre Raimundo Chaar, em Brasiléia. A iniciativa, tem como objetivo ampliar a oferta de atendimentos de média e alta complexidade no interior do estado e reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes para a capital.

A expansão do modelo para Brasiléia busca fortalecer a rede pública de saúde na regional do Alto Acre com os novos médicos especialistas, garantindo maior acesso a tratamentos especializados e reduzindo as filas de espera por consultas e cirurgias. A medida reflete a estratégia do governo estadual de interiorizar e qualificar a atenção à saúde por meio de parcerias com organizações da sociedade civil.

A medida também visa reforçar o Hospital Regional do Alto Acre Raimundo Chaar, referência na região segundo o secretário em entrevista ao jornal oaltoacre.com.

Hospital Regional do Juruá volta a contar com neurologia, neurocirurgia entre outras especialidades após parceria do governo com entidades filantrópicas. Foto:captada 

O Hospital Regional do Juruá, hoje está sendo referência para os demais, localizado em Cruzeiro do Sul, é a principal unidade para atendimentos de média e alta complexidade em toda a região do Vale do Juruá. Com estrutura moderna e equipe multiprofissional, o hospital é um pilar fundamental da saúde pública no interior do Acre.

A gestão da unidade é realizada pela Associação Nossa Senhora da Saúde (ANSSAU), entidade civil filantrópica que mantém um Termo de Parceria com o Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, para operacionalizar as atividades e serviços de saúde oferecidos no hospital.

A parceria assegura a manutenção do atendimento especializado e fortalece a capacidade de resposta do sistema público de saúde aos moradores da região, que abrange diversos municípios do Juruá acreano.

Serviços neurocirúrgicos retornam ao Vale do Juruá após termo de colaboração com sete instituições de Cruzeiro do Sul e duas de Tarauacá; primeiro procedimento foi craniectomia descompressiva. Foto: captada 

Com a parceria e seu novo modelo de gestão, o Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, retomou serviços de neurologia e neurocirurgia após a assinatura de um termo de colaboração entre o governo do Acre e nove instituições filantrópicas da região — sete em Cruzeiro do Sul e duas em Tarauacá. O acordo, firmado por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd) aconteceu em 2023, permitiu a retomada de atendimentos especializados que haviam sido interrompidos.

O primeiro procedimento realizado no modelo de gestão aplicado naquele ano foi uma craniectomia descompressiva, executada pelo neurocirurgião Luan Messias. Os serviços neurocirúrgicos foi um sucesso em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e a empresa INAO, oferecendo atendimento a urgências e emergências neurológicas na região.

A retomada representou um avanço significativo para a saúde pública no Vale do Juruá, evitando o deslocamento de pacientes para Rio Branco e garantindo acesso a tratamentos de média e alta complexidade próximos às suas comunidades. A iniciativa é fruto da aplicação de emendas parlamentares destinadas a fortalecer a rede filantrópica e ampliar a capacidade assistencial no interior do estado, ao qual o modelo de gestão será implantada no hospital Regional do Alto Acre Raimundo Chaar em Brasiléia.

No cenário nacional no inicio de 2026, o edital prevê 900 vagas distribuídas em 16 especialidades consideradas prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. A estratégia de distribuição prioriza municípios com maior vulnerabilidade social e regiões com dificuldade de fixação de especialistas.

Dados do Ministério da Saúde indicam que o programa soma hoje 583 médicos especialistas em atividade no país. Com o novo ciclo de seleção, a projeção é chegar a aproximadamente 1,5 mil profissionais em atuação. A maior parte está lotada no interior (48,7%), enquanto 34% trabalham em regiões metropolitanas.

Veja vídeo entrevista com secretário de estado Pedro Pascoal:

Comentários

Continue lendo

Acre

Gladson Cameli diz ter recebido PF em casa para esclarecer denúncia sobre processo em escola de aviação

Publicado

em

Governador afirma que prestou informações “com tranquilidade e transparência” e que ação visa atingi-lo politicamente; PF recolheu eletrônicos e dinheiro

Camelí disse que “com tranquilidade e transparência, prestei todas as informações solicitadas. Foto: captada 

O governador Gladson Cameli emitiu nota nesta quinta-feira (5) confirmando que recebeu em sua residência, pela manhã, representantes da Polícia Federal. Segundo ele, os policiais buscavam informações sobre uma denúncia envolvendo processo de avaliação para registro de piloto em uma escola de aviação da qual foi aluno.

Cameli afirmou que “com tranquilidade e transparência, prestei todas as informações solicitadas”. Ele acrescentou que os agentes recolheram dispositivos eletrônicos e uma quantia em dinheiro, de origem privada, que mantinha como reserva financeira, cuja comprovação será apresentada às autoridades.

O governador acrescentou que está “sereno quanto ao ocorrido” e afirma que a ação tem o objetivo de atingi-lo politicamente. Foto: captada 

Na nota, o governador disse estar “sereno quanto ao ocorrido” e classificou a ação como motivada por interesses políticos. “Desde já, agradeço as manifestações de apoio da população. Reiterando minha confiança na Justiça, lamento as tentativas de perseguição e, mais uma vez, de estratégia política com o objetivo de me atingir na proximidade das eleições.”

O caso ainda segue em investigação pela Polícia Federal.

Veja publicação feita pelo governador:

Comentários

Continue lendo