Acre
Supremo Tribunal Federal investiga mais um senador: Sérgio Petecão, do Partido Democrático Social do Acre
Por Nilton Pessoa
A poeira do Mensalão que ainda encobre a sombra do Brasil vai demorar muito a baixar. Principalmente porque o assunto é complexo, envolve toda uma história do país e a fama que o mesmo possui hoje. E se possui todo esse alarde aqui e lá fora, é porque a coisa não anda muito bem.
Depois do episódio do Julgamento do Mensalão, aparece agora uma brecha para se falar ainda mais desse episódio da novela que abrange todos os horários da vida do espectador. O STF (Supremo Tribunal Federal) investiga o Acre, o Senador Sérgio Petecão (PSD-AC) é acusado de peculato. O inquérito investiga a denúncia de que ele usava como laranja o assessor Lael Negreiro de Lima, o Lael Boy, para movimentar as contas dos servidores do gabinete do parlamentar no Estado por meio de procurações. Sérgio Petecão diz que a denúncia é coisa de inimigos políticos.
A questão que se abre na cabeça do brasileiro – novamente – é o quando a corrupção é impregnada no país e, consequentemente em todos nós, já que a mesma não só se resume na política. Todos nós somos testados diariamente se somos, ou não, honestos.
Da mesma forma que sabemos que o Julgamento do Mensalão não foi – apesar de ter sido um marco – algo suficiente para lavar o país, sabemos que sempre existirão pessoas desonestas, ganhando em cima dos outros, principalmente em cargos políticos.
Se houvesse uma triagem em todos os Estados e uma ação intensificada para analisar e punir tais pessoas por conta dos seus atos, o Brasil iria melhorar, mesmo que degrau por degrau. Para limpar a imagem do país e do “Jeitinho Brasileiro” vai demorar muito tempo ao ponto de – como outros assuntos do país – cair no esquecimento e terminar em Pizza.
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.


Você precisa fazer login para comentar.