Conecte-se conosco

Acre

Superintendente não crê em falha do hospital e diretor da Secretaria de Saúde do Estado acredita até em sabotagem

Publicado

em

carlos-eduardoDa redação, com Luciano Tavares

O superintendente da Fundação Hospital do Acre, Carlos Eduardo, disse neste sábado que o hospital ainda está investigando o caso das marmitas estragadas e com tapurus na carne de frango servidas aos pacientes do setor de Hemodiálise do Hospital das Clínicas, conforme denúncia veiculada em ac24horas e no Blog do jornalista  Altino Machado após denúncia dapresidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados, Berenice Sales da Silva, na noite desta sexta-feira. (Leia a matéria da denúncia aqui).

O diretor, porém, descartou qualquer possibilidade de falha da unidade e disse se tratar de um caso isolado.

“A gente ainda ta apurando, mas a gente já a tem certeza de que no processamento, no manejo lá na conzinha não aconteceu nada. Porque são 200 refeições por noite e só apareceu em 3 ou 4 marmitas. A gente conversou com funcionários e em relação ao processamento na cozinha a gente ta praticamente descartando essa possibilidade, de que tenha ocorrido no manejo, na cozinha.

Ainda segundo Carlos Eduardo, a empresa responsável pelo fornecimento será chamada para explicar as condições de armazenamento dos alimentos e disse ainda que o caso  já está em análise. Ele também acha que há possibilidade de pacientes terem esquecido as marmitas na unidade.

“O fornecedor também está sendo chamado. Queremos saber como acontece o processo de armazenamento deles. A gente também ta pedindo uma análise para saber qual é o bicho mesmo, se é a varejeira e qual que é o ciclo dele, direitinho, e daí a gente vai investigar  sobre essa possibilidade de isso ter acontecido em 3 ou 4 marmitex aqui, mas está em investigação. Falha do hospital não houve. Às vezes tem o comportamento de alguns pacientes que guardam o marmitex para comer depois da sessão de hemodiálise ou para levar pra casa. O que pode ter acontecido é que alguém pode ter esquecido de levar e alguém pegou a comida de um dia pro outro e sem querer colocou no meio das marmitas e a hora que abriram estava desse jeito. Essa é suspeita que a gente ta tendo também. No hospital são 200 refeições à noite e não teve nenhum outro caso”, informa.

Já o diretor executivo da Secretaria Estadual de Saúde, Irailton Lima, acredita até em “sabotagem”. Para ele não faz sentido que as larvas estivessem vivas nas marmitas após o alimento ser cozido ou frito numa temperatura de 200 graus.

“Nós vamos fazer uma ampla investigação para saber o que houve, pra saber se foi problema na cozinha, na estocagem do material ou sabotagem. Porque é uma questão muito prática. Porque não faz sentido que as larvas estivessem vivas, não faz sentido. Como é que  uma larva ta viva depois de um alimento ter passado por uma cocção a uma temperatura debaixo de 200 graus. Entendeu? É muito absurdo isso!”, finaliza.

Irailton Lima só não adiantou quem teria praticado a sabotagem e disse que espera a apuração.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Desfile do Bloco Urubu Cheiroso marca a terceira noite do Carnaval da Prefeitura de Rio Branco

Publicado

em

O tradicional Bloco Urubu Cheiroso abriu a terceira noite do Carnaval da Prefeitura de Rio Branco, neste domingo, animando foliões de todas as idades. O prefeito Tião Bocalom, o vice-prefeito Alysson Bestene e as primeiras-damas, Kely Bocalom e Roberta Lins, acompanharam o bloco pela avenida e também caíram no samba.

Urubu Cheiroso 17
O prefeito destacou a relevância de resgatar o Carnaval para as famílias, reforçando que a festa deve ser alegre e segura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O prefeito ressaltou a importância do resgate do Carnaval voltado para as famílias, destacando que a festa deve ser marcada por alegria e segurança.

“Eu estou muito feliz. Pessoas vieram agradecer pelo resgate desse carnaval da cidade e das famílias. Graças à organização, todos podem brincar à vontade, crianças, idosos e cadeirantes, sem riscos. Isso me alegra o coração.”

Urubu Cheiroso 20
Para o diretor-presidente da Fundação Gabibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, a novidade deste ano foi a eliminação dos camarotes, aproximando ainda mais o público da festa. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Para o diretor-presidente da Fundação Gabibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, a principal novidade deste ano foi a ausência de camarotes, trazendo o povo ainda mais próximo da folia:

“Toda a estrutura deste ano foi pensada para o povo. A avenida está lotada, sambando e pulando o carnaval no chão.”

Urubu Cheiroso 5
O vice-prefeito Alysson Bestene destacou que trazer de volta o Carnaval tradicional valoriza a cultura local e celebra a alegria de toda a população de Rio Branco. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O vice-prefeito Alysson Bestene reforçou que o resgate do Carnaval tradicional é símbolo da alegria do povo de Rio Branco:

“Essa festa popular na Praça da Revolução foi feita com muito amor e carinho. A gestão do prefeito Tião Bocalom coloca as famílias em primeiro lugar, garantindo um Carnaval seguro, alegre e inclusivo. Queremos uma cidade cada vez mais moderna e desenvolvida para todos.”

A festa de Momo continua nesta segunda-feira, a partir das 18h30, com o desfile dos blocos de samba.

Urubu Cheiroso 22
Urubu Cheiroso 21
Urubu Cheiroso 19
Urubu Cheiroso 18
Urubu Cheiroso 16
Urubu Cheiroso 15
Urubu Cheiroso 14
Urubu Cheiroso 12
Urubu Cheiroso 11
Urubu Cheiroso 10
Urubu Cheiroso 9
Urubu Cheiroso 7
Urubu Cheiroso 6
Urubu Cheiroso 4
Urubu Cheiroso 3
Urubu Cheiroso 2
Urubu Cheiroso 1

<p>The post Desfile do Bloco Urubu Cheiroso marca a terceira noite do Carnaval da Prefeitura de Rio Branco first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Academia da Saúde leva energia da terceira idade para terceira noite de carnaval

Publicado

em

A terceira noite do Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria 2026, realizada neste domingo (15), foi marcada por muita animação, inclusão e cuidado com a saúde. A ação contou com a participação do grupo da Academia da Saúde da Policlínica Barral y Barral, formada majoritariamente por idosos e idosas, que marcaram presença na folia com disposição, alegria e exemplo de qualidade de vida. A noite foi dedicada especialmente ao Carnaval das crianças e dos idosos, fortalecendo o caráter familiar e intergeracional do evento.

Terceira idade 6
Ação faz parte das iniciativas da Prefeitura de Rio Branco e destaca a importância de se manter ativo em todas as etapas da vida, especialmente na melhor idade. (Foto: Átilas Moura/Secom)

A iniciativa integra as ações da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçando a importância de manter-se ativo em todas as fases da vida, especialmente na terceira idade. Além de prestigiar o evento carnavalesco, a Saúde Municipal também esteve presente com orientações sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV.

Terceira idade 2
Fabiano Rodrigues destaca que ações como essa incentivam hábitos saudáveis. (Foto: Átilas Moura/Secom)

De acordo com o profissional de educação física Fabiano Rodrigues, responsável pelo grupo da Academia da Saúde da Policlínica Barral y Barral, ações como essa são fundamentais para estimular hábitos saudáveis.

“A importância, como eu sempre falo, é sair do sedentarismo, sair de casa e aproveitar a vida. Quem teve a sorte de envelhecer precisa que esse processo seja feito com saúde, praticando exercício físico e tendo bons hábitos. O carnaval é uma ótima oportunidade, um evento organizado, tranquilo e seguro. A gente traz o grupo para curtir e também para espalhar a energia boa que eles têm, fruto da prática regular de atividade física”, destacou.

Terceira idade 4
Para a aposentada Valdenora Teixeira, de 65 anos, frequentar a Academia da Saúde mudou sua rotina e trouxe mais qualidade de vida. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Para a aposentada Valdenora Teixeira, de 65 anos, participar da Academia da Saúde transformou a rotina e a forma de viver.

“É muito bom, porque a gente está sempre na ativa, fazendo atividade física, e isso melhora a nossa saúde. A Academia da Saúde Barral y Barral é tudo de bom, o professor entende a gente, é muito legal”, relatou.

Terceira idade 10
Participação dos idosos junto às crianças e famílias reforça o compromisso da prefeitura com a saúde, o envelhecimento ativo e a convivência entre todas as gerações. (Foto: Átilas Moura/Secom)

A presença dos idosos, ao lado das crianças e das famílias, reforça o compromisso do município com a promoção da saúde, do envelhecimento ativo e da prevenção, consolidando o evento como um espaço de convivência, cuidado e alegria para todas as gerações.

Terceira idade 11
Terceira idade 9
Terceira idade 7
Terceira idade 5
Terceira idade 3
Terceira idade 1

<p>The post Academia da Saúde leva energia da terceira idade para terceira noite de carnaval first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura mobiliza 50 servidores para limpeza após noites de Carnaval em Rio Branco

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, iniciou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (16) uma força-tarefa de limpeza nas áreas centrais da capital, após as noites de Carnaval. As equipes atuam principalmente na Praça da Revolução e em vias adjacentes, com o objetivo de garantir a organização e a limpeza dos espaços públicos utilizados durante a folia.

a304c0fc 6757 42d6 b1cc 042cd3a19707
Equipes atuam principalmente na Praça da Revolução e em vias adjacentes (Foto: Secom)

De acordo com o secretário Tony Roque, os trabalhos contemplam a Praça da Revolução e arredores, incluindo a avenida Getúlio Vargas, rua Floriano Peixoto, rua Marechal Deodoro, a Gameleira e o Calçadão da região central.

“Todo o perímetro está inserido na programação especial de limpeza pós-Carnaval”, destacou o secretário”.

78867e1f eae1 4f3c a5ea 5617b9c6be69
Cerca de 50 servidores participam diariamente da operação, entre garis, coletores, motoristas e encarregados. (Foto: Secom)

Cerca de 50 servidores participam diariamente da operação, entre garis, coletores, motoristas e encarregados. Os serviços começam entre 6h30 e 7h e seguem até às 11h. As equipes realizam varrição, catação e retirada de resíduos, principalmente lixo leve, descartado durante as festividades. Após essa etapa inicial, caminhões compactadores da coleta regular do município entram em ação para recolher o material acumulado.

224a8cc8 217f 4c78 8888 52f38364ee07
Prefeitura destaca que a ação faz parte do planejamento para manter a cidade limpa e organizada durante todo o período festivo. (Foto: Secom)

Além da área central, a prefeitura também atuou de forma específica no bairro Tucumã, onde houve programação carnavalesca no domingo (15). Segundo a secretaria, aproximadamente 40 trabalhadores foram mobilizados desde às 6h30 exclusivamente para a limpeza do local. A meta é concluir os trabalhos até às 11h30.

Após a finalização do serviço no Tucumã, as equipes retornam para reforçar a limpeza na região da Praça da Revolução, onde a programação de Carnaval segue até terça-feira. A Prefeitura destaca que a ação faz parte do planejamento para manter a cidade limpa e organizada durante todo o período festivo.

<p>The post Prefeitura mobiliza 50 servidores para limpeza após noites de Carnaval em Rio Branco first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo