Acre
Fecomercio debate regulamentação do Free Shop em Brasiléia
Fórum com a participação do Poder Público Estadual e Municipal, legislativo, comerciantes e interessados será realizado dia 22 de agosto
WILIANDRO DERZE, assessoria PMB
O prefeito Everaldo Gomes recebeu na manhã dessa sexta-feira, 19, em seu gabinete o superintendente da Federação do Comércio, Egídio José Garo para tratar da regulamentação da lei 12.723/2012, que trata da instalação do Free Shop nas cidades de fronteira, conhecidas como coirmãs.
A secretária de Planejamento Goreth Bibiano, o Assessor Jurídico do município, Revollo Junior que também é presidente do Sindicato dos Comerciantes de Brasiléia participaram da reunião que tratou das estratégias locais de regulamentar a lei do Free Shop.
Durante a reunião ficou decidido a realização de um Fórum para o dia 22 de agosto no município de Brasiléia. O objetivo é contar com a participação da administração Municipal, Federação do Comércio – Fecomercio, Receita Federal, Representantes do Poder Público Estadual, Poderes Legislativo Estadual e Municipal, comerciantes e interessados.
O Superintendente da Fecomercio disse que a visita ao prefeito foi justamente para tratar do assunto dos Free Shop. “Brasiléia pode ser pioneira na regulamentação da Lei 12.723 instalando o Free Shop no Estado do Acre. Temos que nos organizar para que questões como essas sejam resolvidas, garantindo a ampliação do comércio na região”, disse Egídio.
Para o prefeito é de estrema importância a garantia do funcionamento do Free Shop no município. “Precisamos regulamentar o funcionamento em nosso município, tendo em vista que necessitamos ampliar e garantir novos investimentos na área do comércio em nossa região”, destacou Everaldo Gomes.
O Assessor Jurídico de Brasiléia, Revollo Junior lembrou que a muito tempo os comerciantes esperam pela aprovação, e agora faltando somente a regulamentação da lei, já estão otimistas. “Temos vários comerciantes querendo investir no Free Shop, mas sem a regulamentação é impossível começar”, frisou.
A prefeitura ficará responsável também em fazer o convite aos interessados em participar do Fórum para debater a regulamentação do Free Shop no município de Brasiléia.
Comentários
Acre
Defesa Civil do Estado monitora rios e mantém ações preventivas

Conforme o boletim divulgado às 15h desta sexta-feira, 23, pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Defesa Civil, a capital acreana segue em cota de transbordamento. Enquanto em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá apresenta vazante, mas segue acima da cota de alerta.
Em Rio Branco, o rio Acre marcou 14,36 metros, mas segue com tendência de vazante, indicando redução gradual do nível. A atuação contínua do Estado, por meio da Defesa Civil, garante o monitoramento em tempo real, o apoio às defesas civis municipais e a pronta mobilização das equipes para atendimento às famílias em áreas de risco.
Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá registrou 12,05 metros, permanecendo acima da cota de alerta e abaixo da cota de transbordamento, também em vazante.
Nos demais municípios monitorados, os rios permanecem abaixo das cotas de alerta, com predominância de vazante. Localidades como Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Porto Acre, Sena Madureira, Manoel Urbano, Porto Walter, Tarauacá, Feijó e Plácido de Castro apresentam cenário hidrológico estável.
O Riozinho do Rola, importante afluente do Rio Acre, também segue abaixo da cota de alerta e em queda, contribuindo para a redução gradual do volume de água na principal bacia do estado.
A Defesa Civil segue fazendo o monitoramento dos rios em todo o estado, além do acompanhamento das previsões de chuvas. Segundo o coordenador da Defesa Cìvil, coronel Carlos Batista, o alerta seguirá pelos próximos meses, fevereiro e março, visto que são períodos chuvosos. “Todo sistema está sempre em alerta pra agir por meio das defesas civis municipais.”
O coordenador também alertou a população sobre os riscos que as enchentes trazem. “Nesses períodos de vazante sempre há problemas de movimentação de solo. Por isso, se a população identificar que está tendo alguma agitação nos seus quintais, que apresentou rachadura numa árvore, parede, porta ou janela, é importante entrar em contato imediato com a Defesa civil ou corpo de bombeiros”.
O coordenador ressaltou a importância de acionar os serviços competentes e afirmou o compromisso do governo do Estado com a população atingida. “É importante você entrar em contato imediato com o corpo de bombeiros pelo número 193, para que uma equipe especializada possa ir ao local para fazer a devida análise. O governo do Estado está sempre com o objetivo de preservar bens e vidas”, salientou.
Comentários
Acre
Rio Acre registra 13,86 metros às 9h e segue em vazante em Rio Branco

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre atingiu 13,86 metros às 9h deste sábado, 24, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O dado confirma a tendência de vazante observada nas últimas medições, com redução gradual do volume de água ao longo da manhã.
Na leitura anterior, realizada às 5h45, o rio marcava 13,98 metros, o que representa uma diminuição de 12 centímetros em pouco mais de três horas. Apesar da queda, o manancial ainda permanece acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e abaixo da cota de transbordo, estabelecida em 14 metros.
De acordo com a Defesa Civil, não foi registrado volume de chuva nas últimas 24 horas, fator que contribui para a tendência de recuo das águas. O órgão segue monitorando o comportamento do rio e orienta moradores de áreas ribeirinhas a permanecerem atentos aos boletins oficiais.
Comentários
Acre
Cemaden aponta risco moderado de inundação em áreas ribeirinhas do Acre

Foto: Defesa Civil de Feijó/divulgação
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) classificou como moderada a possibilidade de inundação gradual em áreas ribeirinhas do Acre neste sábado (24). O alerta considera a propagação das ondas de cheia nos rios principais e afluentes, somada à previsão de chuvas bem distribuídas na região.
De acordo com o boletim de riscos geo-hidrológicos divulgado pelo órgão, as áreas sob atenção incluem as Regiões Geográficas Intermediárias de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, onde há possibilidade de extravasamento de rios e igarapés, afetando comunidades ribeirinhas e áreas mais baixas.
O Cemaden destaca que o cenário atual é influenciado pela elevação dos níveis dos rios e pela continuidade das chuvas previstas, o que pode provocar alagamentos graduais, especialmente em locais com histórico de cheias. Apesar do risco classificado como moderado, o órgão reforça a necessidade de monitoramento constante por parte das autoridades locais e da população.
O boletim faz parte do sistema nacional de monitoramento de desastres naturais e considera dados hidrológicos atuais aliados às previsões meteorológicas para definir os níveis de risco. No Acre, o período chuvoso tem provocado elevação dos rios nas últimas semanas, com impactos em áreas urbanas e rurais.


Você precisa fazer login para comentar.