fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Solenidade abre o início do ano letivo na zona rural de Brasiléia

Publicado

em

Prefeito Everaldo Gomes e Secretária Alda Pacheco desejam sucesso aos professores e afirmam compromisso de mais investimentos no ensino da zona rural

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

Alda Pacheco (em pé) incentivou os professores a se doarem pelos alunos no intuito de criar um laço de compromisso em desenvolver o ensino na região - Foto: Assessoria

Alda Pacheco (em pé) incentivou os professores a se doarem pelos alunos no intuito de criar um laço de compromisso em desenvolver o ensino na região – Foto: Assessoria

O Centro Cultural foi palco na manhã desta quinta-feira, 28, da solenidade que abriu o ano letivo da zona rural do município de Brasiléia. O evento dedicado a todos os professores que atuaram do 1º ao 5º ano, contou também com a presença do Prefeito Everaldo Gomes e da Secretária de Educação Alda Pacheco. O objetivo do encontro era incentivar os professores que começam a partir desta próxima segunda-feira, 4, a ministrar as aulas em suas respectivas comunidades.

As equipes que vão ficar na responsabilidade de gerir as disciplinas de 1º ao 5º ano, começam a ser levadas para as suas escolas a partir desta sexta-feira. E demonstrando otimismo e confiança na nova gestão do município os professores afirmaram está comprometidos com o ensino aplicado na zona rural.

Durante a reunião os professores disseram que esperam melhores condições para exercer as atividades de ensino. “É sempre uma gratificação pessoal ser professor e mais ainda, dedicar nossos conhecimentos a essas crianças que enfrentam algumas dificuldades, mas continuam  tendo vontade de aprender”, destacou a professora Francisca Barbosa que irá lecionar na escola João Brandão, localizada no Km 84 da BR 317.

O prefeito Everaldo Gomes explicou que todos os esforços necessários serão feitos para garantir um ensino de qualidade aos estudantes da zona rural. “Nesse primeiro momento sabemos que muitas escolas estão em situação estrutural difícil, mas estamos trabalhando para garantir melhorias e poder colocar para todos estes professores uma infra-estrutura de qualidade para que o ensino seja aplicado em um ambiente cômodo e de melhor qualidade”, disse.

A Secretária Municipal de Educação, Alda Pacheco incentivou os professores a se doarem pelos alunos no intuito de criar um laço de compromisso em desenvolver o ensino na região. “Espero que os professores não olhem para o salário que é irrisório, nem para os problemas e muito menos para as dificuldades. Esperamos que eles se concentrem na aplicação das disciplinas quando estiverem na sala de aula. O futuro de nossas crianças estão nãos de todos nós”, destacou Alda.

A partir desta próxima segunda-feira, 4 as aulas começam na zona rural e todos os coordenadores das regiões estarão acompanhando o desenvolvimento dos professores e suas respectivas ações e cumprimento das disciplinas em sala de aula.

Comentários

Continue lendo

Acre

“Tem que esperar ele (Gladson) anunciar”, diz Alysson Bestene sobre formar chapa com Bocalom

Publicado

em

Por

O secretário de Governo Alysson Bestene deverá representar o PP na aliança com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL).

Os demais partidos que chegaram primeiro para apoiar a reeleição do prefeito abriram mão para que Alysson, nome indicado pelo governador Gladson Cameli (PP) possa ocupar o lugar de vice na chapa.

Humilde e ciente de quem manda, Alysson Bestene disse agora ao Acrenews que não pode falar por enquanto. “O anúncio oficial, a palavra final, a decisão é do nosso governador. Se ele optar pelo meu nome, sou soldado. Irei para onde ele mandar”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura investe em pesquisa para garantir o sucesso da perfuração dos poços de captação de água

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco realizou, nesta segunda-feira (29), uma videoconferência com a equipe técnica da Geoscan, empresa responsável por fazer o levantamento geofísico do solo da capital acreana, a fim de identificar os locais mais propícios a serem encontrados aquíferos.

O objetivo da gestão é de sanar de vez a problemática enfrentada em relação ao abastecimento de água na capital. Atualmente, a única captação de água é pelo rio Acre que durante o inverno atinge sua cota máxima, virando bombas e dificultando a filtragem da água devido à alta quantidade de areia e no verão, chega em seu mínimo, limitando a captagem necessária de água.

“Nós temos que resolver o problema e uma parte da solução é perfurar poços” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Segundo o prefeito de Rio Branco, o Município segue em busca de uma solução definitiva, mesmo compreendendo as limitações do solo da região por predominar a formação Solimões, ou seja, constitui-se essencialmente de argilitos e siltitos finamente laminados e maciços.

“Nós temos que resolver o problema e uma parte da solução é perfurar poços. Porém, eles não podem ser feitos de qualquer jeito. Por isso, contratamos a Geoscan para fazer um trabalho que nunca foi feito em Rio Branco. Sempre se falou, mas nunca quiseram gastar como nós estamos gastando, são mais de R$ 700 mil para fazer pesquisa com quem conhece, foram dois tipos: uma com drone que é como se fosse a tomografia do solo e a outra por meio da eletrorresistividade que lança ondas magnéticas no chão visando achar camadas de água.”

O gestor destacou ainda a importância da pesquisa antes da perfuração, para que não se repita o mesmo erro do município de Acrelândia onde a intenção também era de perfurar poços, mas que não deu certo devido à falta de um levantamento necessário para a execução.

“Precisamos solucionar o problema e a única forma é essa daqui, fazendo a pesquisa para posteriormente perfurarmos e termos a certeza de que vamos encontrar, não só a água, mas uma água que presta com volume e qualidade. Então, estou feliz de poder estar fazendo esse trabalho em Rio Branco”.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura abre oficialmente calendário junino de 2024 com o 14º esquenta

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco abriu oficialmente, na noite desse domingo (28), o calendário junino 2024 com uma vasta programação. Além da venda de comidas típicas que fomentam os pequenos negócios, as festividades trouxeram para abertura a apresentação de 12 quadrilhas sendo 8 da capital, uma de Porto Acre, uma de Plácido de Castro e duas do município de Sena Madureira.

De acordo com o presidente da FGB, Klowsbey Pereira, o evento que é uma promoção da prefeitura da capital, valoriza a cultura e as tradições do município e da região.

“Começamos o esquenta. O 14º esquenta Junino de Rio Branco e agora é se preparar no mês de junho para as duas etapas. A etapa daqui, nesse próprio local, e a segunda etapa no Quadrilhódromo. Uma festa bonita e todas se preparando porque nas etapas que vão concorrer, vão contar ponto e é isso aí, a prefeitura dando total apoio para essa realização e a tradicional festa junina da nossa capital”, destacou.

O diretor-presidente da FGB disse ainda que a população pode comparecer em peso que a organização e segurança serão prioridades, assim como foi no Natal e também no Carnaval organizado pela prefeitura.

“Como foi o natal, o carnaval, o réveillon, venham que o prefeito quer que tudo seja bonito e hoje é só o esquenta. Vêm duas etapas aí no mês de junho”, concluiu Klowsbey.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo