Conecte-se conosco

Acre

Soldado da Borracha faz duras críticas contra Perpétua Almeida no Senado

Publicado

em

DESABAFO_938_B_C

Da redação, com ac24horas

A sessão realizada no início da tarde de ontem (horário de Brasília) pelo Congresso Nacional para promulgar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) d0s Soldados da Borracha pode ser tida como uma antecipação do clima de guerra a ser travado por PCdoB e PP pela disputa da única vaga do Senado em 2014. Em lados opostos e em clima de animosidade estão os deputados federais Perpétua Almeida (PCdoB) e Gladson Cameli (PP).

Apontada como a “mãe da PEC dos Soldados da Borracha”, Perpétua pretendia sair, ao fim da sessão, com todas as honrarias políticas e capitanear os votos de filhos e netos dos “combatentes da floresta”. Isso teria acontecido se na mesma mesa de honra onde ela estava se encontrava o senhor Belizário Costa, de 96 anos.

Não muito satisfeito com os frutos da PEC (uma indenização de R$ 25 mil mais pensão de dois salários mínimos), Belizário não mediu esforços em desidratar politicamente Perpétua Almeida ao vivo e a cores pelas câmeras da TV Senado. Na fala, Belizário disse que a deputada “não gosta dos acreanos e nunca mais será eleita”.

Desabafo_700_B_C

“Se os acreanos tiverem consciência nunca mais votam na senhora”, declarou. As fortes declarações criaram constrangimento entre todos os presentes. Ao lado de seu Belizário, Gladson Cameli (PP) via sua adversária passando por um dos piores momentos em seus 12 anos de mandato em Brasília.

Nos bastidores os comunistas procuravam identificar a autoria desta “vergonha pública”. O PP logo foi acusado de orquestrar todo o episódio. Segundo fontes, Perpétua e Gladson chegaram a bater boca pelos corredores do Congresso, com ela o acusando de ser responsável pelo episódio.

A alfinetada do progressista veio ainda em seu discurso da tribuna, quando afirmou que a PEC “não tem pai nem mãe”. “A PEC foi discutida em todos os âmbitos, politizaram, criaram expectativas”, disse.

Na sexta, em Cruzeiro do Sul, Cameli já tinha trocado farpas com Perpétua ao acusa-la de espalhar a informação de que o pagamento da indenização aconteceria esta semana.

Perpétua acredita que depoimento de soldado
da borracha foi armação política

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) disse na manhã desta quinta-feira (15), que ela pode ter sido vítima de uma “armação política” ao levar um puxão de orelha do soldado da borracha Belizário, de 92 anos, durante a promulgação da PEC da categoria, em sessão realizada no Congresso Nacional.

“Na hora fiquei assustada. O discurso de todas as pessoas que estavam lá foi de comemoração. Até chorei na hora que discursei. Só me dei conta que foi uma armação política para me atingir, quando a senadora Ana Amélia, que é do PP, cedeu seu espaço para o velhinho de Rondônia”, diz Perpétua.

Perpétua Almeida destaca que ao perceber que teria sido usada pelos seus colegas de partido, a senadora Ana Amélia pediu desculpas por ter cedido o espaço ao soldado da borracha. “Talvez nem a senadora soubesse que também estaria sendo usada por pessoas mal intencionadas”, ressalta.

Segundo a parlamentar comunista, seus adversários usaram um soldado da borracha do Estado de Rondônia, porque não encontraram nenhum do Acre, que falasse mal dela. Perpétua acredita que o episódio estaria ligado à disputa pela vaga no Senado, que ela trava com o deputado Gladson Cameli (PP).

“Estou sendo vítima de um jogo baixo, sujo. Eles erram o tom da agressão ao colocar um senhor ide 95 anos, para tentar me agredir. A pior parte da agressão foi a que envolveu minha família. Meu pai não tem nada a ver com política. Eles precisam aprender a respeitar o lado familiar”, enfatiza Perpétua.

A comunista afirma que não se faz política “com um expediente tão baixo. A política foi feita para se debater no campo das ideias, respeitando a dignidade humana e a verdade. Estou decepcionada ao perceber que estou entrando numa guerra, não numa busca por melhorias para meu Estado”, finaliza Perpétua.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Publicado

em

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.

A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.

O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Publicado

em

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.

Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.

Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.

A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.

Atualizacão

Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento

Publicado

em

Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada 

A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.

Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.

— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.

O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada 

Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.

Veja vídeo entrevista:

Comentários

Continue lendo