Geral
Sobrepeso e obesidade aumentam risco de infecção grave pela Covid-19, diz estudo
A pesquisa da USP avaliou a análise de nove estudos clínicos sobre o perfil dos pacientes infectados em cinco países.

Sílvia Sales-Peres, professora doutora da USP-Bauru e coordenadora do estudo, fala à CNN – Foto: CNN (4.set.2020)
Da CNN - 04 de setembro
Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) de Bauru, no interior de São Paulo, concluiu que pessoas obesas ou com sobrepeso estão mais propensas a desenvolver a forma grave da doença quando contaminadas pela Covid-19.
À CNN, a coordenadora do estudo, Sílvia Sales-Peres, professora da USP-Bauru, disse que a pesquisa comprova algo que já era citado por especialistas em relação aos efeitos da obesidade em quadros clínicos da doença.
“Essas pessoas [obesas] já vão apresentar alguns graus de inflamação crônica, além de ter redução na produção de citocinas antinflamatórias e aumento nas citocinas pró-inflamatórias”, descreveu a professora.
Esse quadro pode fazer com que as doenças pulmonares sejam agravadas. “Também apresentam algumas células prejudicadas, justamente as responsáveis pelos anticorpos”, acrescentou.
“São vários fatores que podem concorrer ao mesmo tempo para favorecer, inclusive, o agravamento da Covid-19. No caso desses indivíduos, o vírus pode ficar armazenado nessa rede do tecido adiposo, fazendo com que tenha um tempo maior de progressão”, completou a pesquisadora.
Por fim, a professora indicou que pessoas dentro desse grupo de risco – com sobrepeso ou obesidade – redobrem cuidados com as medidas de distanciamento e uso de máscara. “Elas devem ter um distanciamento social maior, se manter com máscara e, se possível, que fiquem em casa”, orientou.
A pesquisa da USP avaliou a análise de nove estudos clínicos sobre o perfil dos pacientes infectados em cinco países.
Em abril, um estudo realizado nos Estados Unidos já havia apontado a obesidade como um complicador para a doença causada pela infecção por Covid-19. Além disso, o Ministério da Saúde já havia apontado uma tendência para esse aspecto nas mortes registradas e citado que trata-se de fator de risco.
Comentários
Geral
Instalação de vigas marca nova etapa na obra do Viaduto Mamedio Bittar

Fotos: PMRB
A construção do Viaduto Mamedio Bittar, em Rio Branco, na rotatória que liga a Avenida Ceará com a estrada Dias Martins, entrou em uma nova fase nesta quinta-feira, 24, com o início da instalação das primeiras vigas metálicas sobre os pilares de concreto. O prefeito Tião Bocalom esteve na obra para acompanhar os trabalhos.
A estrutura representa um dos principais investimentos da Prefeitura na área de mobilidade urbana e é considerada estratégica para desafogar o tráfego em um dos eixos mais movimentados da capital acreana.
Nesta etapa, estão sendo instaladas 25 vigas de aço, distribuídas em seis vãos da estrutura. As peças estão sendo transportadas dos estados do Rio de Janeiro e Rondônia, reforçando o compromisso da gestão com a celeridade da obra.
A montagem das vigas marca a segunda fase da construção, sucedendo a concretagem dos pilares, que já está praticamente finalizada.

Fotos: PMRB
De acordo com a Prefeitura de Rio Branco, a próxima etapa, após a conclusão dessa fase, será a finalização do tabuleiro do viaduto e os acabamentos, preparando a estrutura para a entrega à população.
O viaduto, localizado em uma área de grande fluxo de veículos, faz parte do pacote de obras de infraestrutura e mobilidade urbana promovido pela gestão municipal. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito, reduzir o tempo de deslocamento diário da população e fomentar o desenvolvimento urbano e econômico da região.
A expectativa é que, além de cumprir uma função estrutural fundamental, o Viaduto Mamedio Bittar se torne um marco urbano de Rio Branco, contribuindo para a valorização dos imóveis do entorno, promovendo maior integração entre bairros e fortalecendo a infraestrutura da cidade.
A obra tem previsão de entrega até o final deste ano.
Com informações da assessoria PMRB
Comentários
Geral
Menor é apreendido com entorpecentes no bairro Chico Mendes
Militares do 3° Batalhão de Polícia Militar apreenderam um menor com entorpecentes na tarde de quinta-feira, 24, no bairro Chico Mendes.
Os militares patrulhavam no bairro quando avistaram o menor com um invólucro contendo pasta a base de cocaína durante a abordagem os policiais encontraram dinheiro trocado.
Indagado sobre o entorpecente o menor afirmou que comercializava e indicou aos policiais onde estava escondido as substâncias, ao averiguar os policiais encontraram invólucros com pasta a base de cocaína e skunk.
O menor foi encaminhado à delegacia de flagrantes, juntamente com material ilícito apreendido para que fossem tomadas as providências cabíveis.
Comentários
Geral
Operação conjunta prende suspeito com armas e drogas em Rio Branco
Uma operação conjunta entre o Batalhão de Operações Especiais (BOPE/Coe) da Polícia Militar e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público, resultou na prisão de um indivíduo em Rio Branco, a ação ocorreu na sexta-feira, 25.
Ao chegar ao endereço indicado, a equipe tática da Coe realizou o cerco da residência, abordando o indivíduo que se encontrava na área. Após a apresentação dos mandados, foi iniciada a busca e apreensão no imóvel.
Durante as vistorias, os agentes encontraram uma pistola 7.65 com nove munições intactas, 101 gramas de uma substância análoga à cocaína, 24 papelotes de skunk, uma pedra de substância semelhante a oxidado, e uma quantia em dinheiro que se suspeita ser proveniente do tráfico de entorpecentes. Dois aparelhos celulares também foram apreendidos.
Todo o material ilícito apreendido, juntamente com o suspeito, foi encaminhado e apresentado à delegacia de polícia para as providências cabíveis.
Você precisa fazer login para comentar.