Acre
Sobe para 53 nº de casos suspeitos de zika vírus no AC, aponta Saúde
No primeiro boletim do ano notificações eram de 43 casos suspeitos.
De acordo com a saúde, foram feitas coletas e encaminhas a laboratórios.
G1
Semanalmente, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) tem atualizado os números de notificações de zika vírus, febre chikungunya e dengue em todo o estado.
No segundo boletim do ano, enviado nesta sexta-feira (15), foi possível perceber um aumento de 10 novos casos suspeitos de zika. No primeiro levantamento, eram 43 notificações, já esta semana, esse número subiu para 53, um aumento de 23%.
De acordo com o levantamento da Saúde, dos 53 casos suspeitos de zyka vírus, três são em recém-nascidos e três em mulheres que acabaram de dar à luz, que apesar de não apresentarem sintomas, por conta dos bebês terem nascido com microcefalia, foram coletadas amostras de sangue.
Febre chikungunya
Em relação ao primeiro relatório do ano, onde haviam 47 casos suspeitos de chikungunya, houve um aumento de 44%, passando para 68 casos. Sendo 41 notificações em Rio Branco, 13 em Xapuri, 5 em Cruzeiro do Sul e 9 em Brasileia.
Além disso, a Saúde destaca que 4 notificações do município de Rio Branco já foram descartadas pelo laboratório referência Instituto Evandro Chagas (IEC) e 64 estão sob investigação.
Dengue
Em 2016, de 3 a 9 de janeiro, foram notificados 169 casos suspeitos de dengue no Acre e todos estão em investigação, segundo a Sesacre. Rio Branco foi o município que teve o maior número de notificações, com 131 casos, o que equivale a 77,5%.
Comentários
Acre
Evento de 50 horas de louvor reúne igrejas evangélicas na Praça da Revolução, em Rio Branco
A Associação dos Ministros Evangélicos do Acre (AMECRE) deu início, na manhã desta quinta-feira (8), a um grande evento de adoração e louvor na Praça da Revolução, em Rio Branco. Com duração de 50 horas ininterruptas, o encontro reúne 50 igrejas evangélicas com o objetivo de promover a união entre os fiéis e interceder pela cidade, autoridades e famílias acreanas.
De acordo com o pastor Celson Costa, um dos organizadores, o evento tem como principal propósito formar um elo de oração e comunhão entre as denominações. “Começamos às seis horas da manhã de hoje e vamos até às sete da manhã de sábado. O objetivo é orar por Rio Branco, pelas famílias, pelas autoridades e também pela Marcha para Jesus”, explicou o pastor.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que apoia a iniciativa pelo segundo ano consecutivo, participou da abertura do evento. Segundo os organizadores, a presença do gestor municipal reforça a importância do diálogo entre as igrejas e o poder público, especialmente em ações voltadas ao fortalecimento da fé e da comunidade.
O evento é aberto ao público e segue até a manhã de sábado, com momentos de louvor, oração e apresentações de grupos evangélicos locais.
Comentários
Acre
Polícia Civil intercepta carro com 51 kg de drogas em transportadora de veículos
Carga de maconha e skunk estava avaliada em R$ 300 mil; ninguém foi preso na operação
Agentes do Núcleo com Cães da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) interceptaram na noite de quinta-feira (8) um carregamento com mais de 50 quilos de drogas em uma transportadora de veículos da cidade. O entorpecente estava escondido em compartimentos falsos de um carro que seria levado em uma carreta cegonha para São Paulo.
Durante a ação, os policiais encontraram 48 barras de maconha e skunk, totalizando 51 quilos, ocultadas na lataria, pneus e bagageiro do veículo. A droga foi retirada após o carro ser apreendido e parcialmente desmontado na sede da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC).
O carregamento apreendido está avaliado em R$ 300 mil. Apesar do flagrante, ninguém foi preso na operação, e a Polícia Civil informou que as investigações terão continuidade para identificar os responsáveis pelo crime.
ef072622-52cd-4b67-9931-13474edc6519
Comentários
Acre
Vereadores de Epitaciolândia recebem presidente da Associação de Cafeicultores para discutir fortalecimento do setor
William Muniz destaca potencial do café na região e crescimento da produção devido a preços favoráveis; parceria busca impulsionar desenvolvimento sustentável

A visita foi solicitada pelo vereador Miro Bispo, que busca aproximar os representantes do setor agrícola da Casa Legislativa para discutir o fortalecimento da cafeicultura em nosso município. Foto: cedida
Na manhã desta quinta-feira (08), os vereadores de Epitaciolândia receberam a visita de William Muniz, presidente da Associação de Cafeicultores do Acre (ACA). O encontro, solicitado pelo vereador Miro Bispo, teve como objetivo aproximar os representantes do setor agrícola da Casa Legislativa e discutir estratégias para impulsionar a cafeicultura no município.
Durante a reunião, Muniz destacou o alto potencial do café na região, afirmando que a cultura se destaca pelo melhor custo-benefício entre as atividades agrícolas locais. Ele ressaltou ainda que o número de produtores tem crescido, impulsionado pela alta nos preços de mercado, o que tem elevado a produção e gerado lucros significativos para os agricultores.

Durante o encontro, William Muniz destacou o grande potencial do café na região, ressaltando que a cultura apresenta um dos melhores custos-benefícios entre as culturas agrícolas locais. Foto: cedida
O presidente da Associação de Cafeicultores do Acre (ACA) agradeceu aos parlamentares pela receptividade e pelo interesse em apoiar o setor, reforçando a importância econômica do café para a região. A visita reforça o compromisso da Câmara em promover o desenvolvimento sustentável da agricultura, criando novas oportunidades para os cafeicultores de Epitaciolândia.
A expectativa é que a parceria entre o Legislativo e os produtores resulte em políticas públicas que fortaleçam a cadeia produtiva, garantindo mais renda e empregos para a população local.
Você precisa fazer login para comentar.