Acre
Situação de caminhoneiros em aduana de Assis Brasiléia é denunciada em Audiência Pública

A situação dos caminhoneiros na aduana de Assis Brasiléia, na fronteira com o Peru, foi destacada e denunciada durante uma Audiência Pública promovida pela ALEAC nesta sexta-feira, dia 18, em Epitaciolândia. O problema principal é que os caminhoneiros enfrentam longos períodos de espera, chegando a passar até sete dias parados aguardando o desembaraço aduaneiro, o que representa um desafio significativo para esses profissionais e para o comércio regional.
A observação contundente foi feita pelo primeiro-secretário e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Nicolau Júnior, do Partido Progressista (PP). Ele ressaltou que essa é uma questão antiga que requer uma solução urgente. A demora na inspeção alfandegária é atribuída à falta de recursos humanos do lado brasileiro, onde apenas um fiscal atua, enquanto que, no lado peruano, o processo de fiscalização e liberação de veículos e produtos é imediato.

Alfândega na na cidade de Assis Brasil, na divisa entre Brasil e Peru – Foto/Alexandre Lima/arquivo
Nicolau Júnior fez um apelo para que sejam realizados concursos com vagas destinadas aos moradores locais, a fim de contratar pessoal que possa atuar diretamente na aduana. Ele argumenta que, se os aprovados permanecerem no município, isso poderá contribuir significativamente para combater o problema que está prejudicando a exportação e causando grandes transtornos aos caminhoneiros.
Essa Audiência Pública serviu como um espaço para chamar a atenção para a urgência de resolver esse impasse que afeta não apenas os caminhoneiros, mas também a economia regional. É um apelo para que sejam tomadas medidas concretas visando melhorar a eficiência da alfândega de Assis Brasil e, assim, facilitar o fluxo de comércio na região fronteiriça. A proposta de contratar pessoal local é vista como uma maneira estratégica de abordar essa questão de longa data e aliviar os desafios enfrentados pelos caminhoneiros e empresários que dependem dessa rota de exportação crucial.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.
Comentários
Acre
Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.
A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.
Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.
Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.
Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.
Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Governo do Acre antecipa salário dos servidores ativos para quinta-feira (25)
Pagamento estava previsto para o dia 27; aposentados já receberam nesta terça (23). Medida busca facilitar compras de fim de ano e movimentar economia local

O crédito em conta estará disponível no próprio dia 25 para os servidores que recebem pelo Banco do Brasil. Nos demais bancos, o valor será creditado no dia seguinte, 26. Foto: cedida
O governo do Acre antecipou o pagamento dos servidores públicos ativos para esta quinta-feira (25), três dias antes da data original, que seria 27 de dezembro. A medida segue a antecipação já concedida aos aposentados, que receberam nesta terça-feira (23). A decisão foi anunciada pelas Secretarias de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz).
O valor será creditado no dia 25 para quem recebe pelo Banco do Brasil. Para os demais bancos, o depósito ocorrerá na sexta-feira (26). O governador Gladson Cameli afirmou que o objetivo é ajudar os servidores a se organizarem para as compras de fim de ano e fortalecer a economia local.
— A medida ajuda os servidores a se organizarem, comprarem os presentes, honrarem seus compromissos e celebrarem este período com mais tranquilidade — disse Cameli.
Os contracheques já estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado e no aplicativo MeuAC. A antecipação deve movimentar o comércio e os serviços no estado, especialmente nos setores de alimentação, vestuário e presentes, em um período tradicionalmente movimentado pelas festas de final de ano.






Você precisa fazer login para comentar.