Acre
Sistema Fecomércio e Sebrae/Acre lançam consultorias empresariais no Alto Acre

Foto: Rose Peres
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Acre junto com o Sebrae no Acre, realizaram na noite desta quinta-feira, 24, no auditório do Senac em Brasiléia, o lançamento das consultorias Empresariais no Alto Acre. O evento que contou com a presença de empresários faz parte do Programa de Recuperação da Atividade Econômica.
Lançado em 2020 pelo Sebrae no Acre com o objetivo ajudar os negócios a atravessar o momento de crise e preparar as empresas para realizarem suas atividades no pós-pandemia, o programa conta com o Senac Acre nas visitas aos municípios com a realização dos diagnósticos e consultorias às empresas.
Este lançamento corresponde à segunda etapa do programa, que já atendeu aproximadamente 2,5 mil empresas com diagnósticos e apenas no Alto Acre atenderá 321 empresas e 963 atendimentos a essas ao longo de 2022. “É uma parceria sem precedentes na história dessas duas entidades, com um grande projeto de apoio às micro e pequenas empresas de todo o ar com foco na recuperação econômica e na manutenção e crescimento de seus empreendimentos”, enfatizou o Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Acre, Leandro Domingos.
José Luiz Revollo Junior, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Brasiléia (Sincobras) e conselheiro da Fecomércio explicou que os empresários de Brasiléia no momento que ainda se recuperava da alagação que atingiu o município em 2015, sofreram com a pandemia, e que programas como esse são necessários. “Que todos os empresários se sintam motivados, alegres e felizes com esse desenvolvimento, pois serão melhorias na gestão, nos recursos humanos, etc”.
O Diretor Técnico do Sebrae no Acre, Lauro Santos, reforçou a importância do Senac e dos diagnósticos realizados para as mais de 300 empresas atendidas no município na primeira etapa. “Agora a gente vai ter a devolutiva, segunda parte deste trabalho que é a volta com soluções precisas para cada uma das empresas, principalmente com consultoria de atendimento ao cliente e de gestão financeira que foram os principais problemas que nós identificamos”, finalizou.
A atividades do Programa de Recuperação da Atividade Econômica ao longo de 2022 pretende atender 1.311 empresas acreanas com consultorias em atendimento ao cliente, gestão de estoque, gestão financeira, identidade visual, layout de loja, marketing digital e planejamento de vendas.
Comentários
Acre
Cruzeiro do Sul inicia trabalho paliativo em locais afetados pelas chuvas
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, divulgou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira (5) para relatar os impactos das chuvas intensas que atingiram o município nas últimas horas. A forte precipitação causou danos significativos, incluindo o afundamento de algumas ruas.
No vídeo, Zequinha Lima ressaltou a intensidade da chuva que atingiu Cruzeiro do Sul. Segundo o gestor, o volume elevado de água causou prejuízos e transtornos.”Como vocês mesmos observaram, a chuva realmente foi muito intensa, muito forte, e a chuva, quando ela é nesse nível, pode causar alguns prejuízos e acarretar uma série de transtornos dentro da cidade”, disse.
O prefeito destacou que, ainda na noite anterior, acompanhou a equipe municipal para liberar o local onde estava sendo realizado o carnaval. “Ontem nós acompanhamos com a nossa equipe, e à noite ainda, para poder liberar o local onde estava sendo realizado o carnaval”, pontuou Zequinha.
Pela manhã, a prefeitura mobilizou a equipe técnica da Secretaria de Obras para avaliar os danos e definir as medidas emergenciais. Segundo Zequinha Lima, um bueiro existente na avenida será substituído por galerias pluviais mais robustas.
“Hoje de manhã trouxemos toda a nossa equipe técnica aqui da Secretaria de Obras para que pudesse analisar de fato o que é que tem acontecido aqui. Nós vamos fazer um trabalho paliativo, vamos iniciar daqui a pouco, de maneira que ali nós temos um bueiro naquela avenida, e aquele bueiro vai ser substituído por galerias”, relatou.
O prefeito explicou que a gestão está buscando recursos para viabilizar essa mudança de forma definitiva.
“Então, a gente vai nos preparar para que, em breve, a gente possa ter o recurso suficiente para transformar aquilo ali numa galeria e dar continuidade a esse córrego aqui, que já é todo ele feito de galeria”, destacou.
O gestor também ressaltou que a situação poderia ter sido ainda mais grave, mas que ações preventivas realizadas recentemente ajudaram a minimizar os impactos.
“O problema não foi maior ainda porque vocês perceberam que há poucos dias nós limpamos ali o canal da Avenida Coronel Marcelino. Então, a limpeza fez com que a gente não tivesse tantos prejuízos na parte de cima do córrego da Avenida Marcelino”, encerrou.
Assista ao vídeo:
Comentários
Acre
Acre e outros oito estados em alerta por aumento de síndromes respiratórias graves, aponta Fiocruz
Crescimento de casos entre crianças e adolescentes preocupa; especialistas recomendam uso de máscaras e ambientes abertos durante o Carnaval

Dados são do boletim Infogripe da FioCruz/Foto: Reprodução
O Acre está entre os nove estados brasileiros que registraram níveis de alerta, risco ou alto risco para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre 16 e 22 de fevereiro, segundo o Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na última sexta-feira (28). O estudo revela um aumento significativo de casos em crianças e adolescentes de até 14 anos, principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e no estado de Sergipe.
Além do Acre, as unidades federativas em situação preocupante são Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, destacou que, embora não haja incidência elevada de Covid-19 durante o período do Carnaval, é essencial adotar cuidados para evitar a propagação de vírus respiratórios.
“Em caso de sintomas gripais, como coriza, dor de garganta, febre ou tosse, a recomendação é evitar festas e aglomerações. Outra opção é curtir o Carnaval usando máscara e priorizando ambientes abertos”, orienta Portella.
A especialista também chamou a atenção para o aumento de casos de síndromes gripais em crianças e adolescentes, um padrão já observado em anos anteriores. No entanto, o estado de Goiás merece atenção especial devido ao crescimento associado ao vírus sincicial respiratório (VSR).
Quanto à Covid-19, Portella afirmou que não há áreas de alto risco no momento, mas destacou uma tendência de estabilidade ou oscilação nos números de novos casos, principalmente em estados das regiões Norte, Nordeste e Mato Grosso.
Você precisa fazer login para comentar.