Conecte-se conosco

Acre

Sindmed-AC alerta para o colapso da saúde com a demissão dos médicos do Pró-Saúde e da Anssau

Publicado

em

Os diretores do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) se reuniram com a categoria e visitou unidades de saúde em Cruzeiro do Sul para debater os reflexos da demissão dos profissionais do Pró-Saúde e da Associação Nossa Senhora da Saúde (Anssau). A entidade alerta para o aumento do caos na saúde com a falta de trabalhadores.

Os sindicalistas afirmam que já existe falta de médicos e a demissão de mais de 200 profissionais resultará em prejuízo para a população.

O presidente do Sindmed-AC, Ribamar Costa, lembrou que há anos a Maternidade de Cruzeiro do Sul vem funcionando com trabalhadores importados de Rio Branco, situação que vem se agravando a cada dia, podendo resultar em um caos ainda maior com a demissão de mais servidores.

“Existem semanas em que os médicos de Rio Branco complementam a escala em quatro dos sete dias da semana, uma situação que fragiliza o sistema, porque o cancelamento de um voo ou o atraso de um trabalhador pode resultar em suspensão dos atendimentos”, explicou o sindicalista.

A falta de profissionais já é motivo para o prejuízo das atividades de todos os hospitais, mas os efeitos serão agravados no interior, como em Cruzeiro do Sul, no Hospital regional do Juruá e no Hospital Dermatológico.

Os representantes do Sindicato ainda verificaram reclamações na Maternidade, como a falta de profissional para a realização de ultrassonografia durante todos os turnos e a falta de planejamento por parte da direção que deixou inutilizado o cardiotocógrafo pela falta de papel para a impressão do exame dos batimentos cardíacos do feto e das contrações.

“Todos os trabalhadores se queixaram que existe o serviço de ultrassonografia apenas no período da manhã, com isso, as grávidas de outros turnos podem ser prejudicadas. Ainda constatamos que o papel para o cardiotocógrafo foi comprado recentemente e que o aparelho estava parado, pois o papel que havia sido adquirido era maior que o modelo da máquina”, explicou o sindicalista.

O hospital dermatológico também apresentou falhas, como a falta de reformas e da falta de otimização para o aproveitamento do espaço. Apenas um médico também estava trabalhando no local, de manhã, de tarde e de noite, sem horário para descanso e extrapolando qualquer carga horária, prejudicando a saúde do trabalhador e podendo comprometer o atendimento.

“As escalas não estão completas e o profissional fica obrigado a trabalhar, 24 horas, 48 horas ou 72 horas seguidas, o que é um risco para o trabalhador que está sendo tratado em condições análogas a escravidão”, protestou o sindicalista.

O Sindmed reuniu a categoria para debater os problemas e se reunirá com a banca de advogados para adotar uma medida para a garantia do atendimento em saúde das unidades.

Levantamento

Em um levantamento realizado pelo Sindmed, todos os hospitais públicos do Vale do Juruá apresentaram falta crônica de médicos, ou seja, as escalas sempre apresentam a falta de profissionais. Na relação estão as unidades de saúde de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, sendo que este último recebe os casos de média e alta complexidade de toda região inclusive dos municípios do Amazonas: Ipixuna, Envira, Guajará e Pauini.

Anssau

A Anssau é a ONG que administra o Hospital Regional do Juruá e que utiliza trabalhadores terceirizados para garantir a mão de obra.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Chuva intensa supera volume previsto para dezembro e deixa Defesa Civil em alerta em Rio Branco

Publicado

em

Precipitação extrema provoca alagamentos em pelo menos 10 bairros e elevação rápida dos igarapés da capital

Foto: Jardy Lopes

A forte chuva que atinge Rio Branco desde a madrugada desta quarta-feira (17) já supera, em poucas horas, o volume esperado para todo o mês de dezembro até a data atual e mantém a Defesa Civil Municipal em estado de alerta. A informação foi confirmada pelo coordenador do órgão, tenente-coronel Cláudio Falcão, durante atualização divulgada por volta das 9h.

Segundo Falcão, a intensidade das precipitações tem sido excepcional. “Para que todos tenham uma ideia, a cada hora está chovendo o equivalente a um dia inteiro do mês de dezembro. Já ultrapassamos o esperado para todo o mês até hoje”, destacou.

O cenário preocupa principalmente pelos impactos diretos nos igarapés que cortam a cidade. Equipes da Defesa Civil acompanham de forma contínua o comportamento desses mananciais e já observam elevação rápida do nível da água, em ritmo de enxurrada, o que aumenta o risco de transbordamentos em áreas urbanas.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, ao menos 10 bairros de Rio Branco amanheceram com pontos de alagamento. A capital registra média de 10 milímetros de chuva por hora, volume considerado extremamente elevado, capaz de sobrecarregar os sistemas de drenagem e provocar alagamentos em curto espaço de tempo. O monitoramento segue em regime permanente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rua da Baixada da Sobral é tomada pela água após forte chuva em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Instagram

A Rua 27 de Julho, no bairro Plácido de Castro, na região da Baixada da Sobral, ficou tomada pela água após a forte chuva que se iniciou na noite de terça-feira, 16, e segue até a manhã desta quarta-feira, 17.

O volume de água acumulado dificultou a circulação de veículos e pedestres na área e invadiu residências.

Um vídeo publicado pelo perfil Click Acre no Instagram mostra a rua completamente tomada pela água e os quintais das casas alagados.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, nas últimas 24 horas já foram registrados 71,8 milímetros de chuva em Rio Branco. Para efeito de comparação, a cada hora tem chovido o equivalente a um dia inteiro do mês de dezembro.

Ainda segundo a Defesa Civil, o volume de precipitação já ultrapassou o esperado para todo o mês de dezembro até a data de hoje.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cid Ferreira vistoria obras do Calçadão da Benjamin Constant e prevê entrega até dezembro de 2025

Publicado

em

Secretário afirma que projeto vai modernizar o centro de Rio Branco, impulsionar o comércio e descarta privatização de espaços públicos

O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Rio Branco, Cid Ferreira, visitou na manhã desta terça-feira as obras do Calçadão da Benjamin Constant, localizado no centro da capital. Segundo o gestor, os trabalhos seguem dentro do cronograma previsto e a entrega do empreendimento aos antigos permissionários está programada para o final de dezembro de 2025.

De acordo com Cid Ferreira, o novo centro comercial faz parte do projeto de modernização da cidade idealizado pelo prefeito Tião Bocalom e tem como objetivo revitalizar a área central, oferecendo melhores condições de trabalho aos comerciantes e atraindo mais consumidores. Para o secretário, a obra representa um avanço estrutural e urbano necessário para que Rio Branco tenha “cara de capital”.

Ainda conforme o gestor, a revitalização do espaço deve contribuir diretamente para o fortalecimento da economia local. Ele destacou que a nova estrutura permitirá que pedestres e clientes circulem por um ambiente mais organizado, limpo e seguro, o que tende a aumentar o fluxo de pessoas e, consequentemente, as vendas dos comerciantes que atuam na região.

Durante a visita, Cid Ferreira também comentou sobre rumores envolvendo uma suposta privatização dos espaços públicos, tanto na Benjamin Constant quanto no novo Mercado Elias Mansour. O secretário tranquilizou comerciantes e a população, afirmando que a atual gestão tem como foco garantir dignidade, conforto, segurança e higiene aos permissionários.

Segundo ele, o modelo de privatização mencionado se restringe ao Mercado Elias Mansour, com a finalidade de dar mais autonomia aos permissionários, permitindo que atuem como empresários e gerenciem seus próprios negócios. A prefeitura, conforme explicou, continuará oferecendo apoio e infraestrutura para que os comerciantes possam crescer e atender o público em um ambiente adequado.

Cid Ferreira ressaltou ainda que o novo mercado contará com uma estrutura moderna, proporcionando à população um local organizado, salubre e seguro para compras, em contraste com as condições precárias da antiga instalação. Para o secretário, as mudanças representam o fim de uma realidade ultrapassada e o início de uma nova fase para o comércio e para o centro de Rio Branco.

VEJA VÍDEO INSTITUCIONAL COM O SECRETÁRIO CID FERREIRA

Comentários

Continue lendo