fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Sindicatos filiados à CUT apóiam professores e repudiam o “governo autoritário do PT”.

Publicado

em

Ameaça de cortar ponto causa pânico nas escolas. Outras entidades irão fortalecer a greve nesta sexta-feira.

Assem Neto, da ContiNet

Em questão de três horas, metade das entidades sindicais filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) repudiou publicamente a decisão do governo de envolver os diretores de escolas nas negociações com os professores e demais funcionários em greve. Quinze sindicatos assinam uma nota em que o governo do PT no Acre é tratado como “autoritário e desrespeitoso”. A Casa do Estudante Acreano, que tem 3.700 associados, ainda não assinou a nota, mas declarou “apoio irrestrito” aos professores e demais trabalhadores. “Professor desvalorizado é sinônimo de educação ineficiente”, disse a vice-presidente da CEA, Valdiza Mendes.

Pelo menos mais quinze entidades que representam diversas categorias de trabalhadores no estado devem aderir ao repúdio nesta sexta-feira (31). Nós autorizamos divulgar a lista dos sindicatos que manifestaram apoio à greve. À medida que outros representantes legais forem se solidarizando aos professores, o Sinteac irá informar á sociedade. A greve está coesa, cada vez mais forte e focada na reivindicação por justiça”, disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac), Rosana Nascimento.

O comando de greve reafirmou que o Conselho de Diretores de Escola Pública do Acre (Codepe) não tem autorização constitucional para negociar em nome dos trabalhadores. Nesta sexta, os grevistas farão esclarecimentos nas escolas para acalmar os servidores. “O governo causou pânico ao anunciar que o ponto será cortado. Podem até cortar, mas serão obrigados a devolver. Nossa greve é legal e mexer no salários dos trabalhadores é crime”, disse a sindicalista.

Grevistas recebem apoio de 15 sindicatos para reforçar manifestações/Foto: ContilNet

Grevistas recebem apoio de 15 sindicatos para reforçar manifestações/Foto: ContilNet

NOTA DE REPÚDIO DOS SINDICATOS CUTISTAS

As entidades sindicais abaixo assinadas repudiam a forma autoritária e desrespeitosa com que o Governo do Estado do Acre está tratando os servidores da educação.
Na verdade, está revelado como o Governo do Acre tratará todos os seus servidores, intransigente e autoritário.

Ao longo do tempo, o Governo do Acre, que se diz popular e democrático, acabou por romper como seu passado e com os próprios ideais dos trabalhadores, verdadeiros responsáveis na eleição daqueles que, hoje, administram o nosso Acre.
Os políticos que comandam o Acre se esqueceram, também, de suas próprias raízes, rompendo com o compromisso democrático e social defendido ao longo da história da esquerda trabalhadora.

Hoje, são capazes de determinar o desconto dos salários dos servidores da educação e, amanhã, certamente farão as mesmas coisas com os trabalhadores de outros setores do Governo.

E serão igualmente cruéis, levando significativa parcela do povo à fome, demonstrando sua frieza e insensibilidade às causas sociais, antes por eles defendidas e, hoje, desrespeitadas e aniquiladas das diretrizes políticas e administrativas.

O povo está descontente com tudo ao que está acontecendo, vendo trabalhadores serem massacrados de toda forma, desde o achatamento salarial até mesmo a supressão do salário, face cruel que nem mesmo a ditadura ousou fazer.

Assim, os sindicatos que assinam este documento, declaram sua inconformação com a atitude do Governo do Acre, que fere seus servidores e colocam em cheque o seu próprio compromisso social, já que, definitivamente, rompeu com o discurso de outrora.
Apoiamos, incondicionalmente, o Sinteac, sua diretoria e os servidores da educação, e lhe fazemos fileira para enfrentar a ditadura que se instalou no Governo do Acre, e o faremos com a mesma coragem do passado, quando enfrentamos a ditadura militar.

A FOME É A MAIOR HUMILHAÇÃO QUE SE IMPÕE A UM POVO E, INFELIZMENTE, ISSO ESTÁ SENDO PRATICADO POR UM GOVERNO QUE JÁ FOI POPULAR!
Assinam:

1.SINDCONAM/AC – SINDICATO DOS CONDUTORES DE AMBULÂNCIA DO ESTADO DO ACRE

2. SINDACS – SINDICATO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENDEMIAS

3. SEEB/AC – SINDICATOS DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DO ACRE

4. SINFTDPAC – SINDICATO DOS FRENTISTAS

5. SINDOMÉSTICO – SINDICATO DOS TRABALHADORES DOMÉSTICOS DO ACRE

6. SINTECT – SINTICATO DOS TRABALHADORES DA EMPRESA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DO ACRE

7. SINPRORAD/AC – SINDICATO DOS PROFISSIONAIS EM RADIOLOGIA DO ESTADO DO ACRE

8. SINPEFAC – SINDICATO DOS PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO ACRE

9. STR /BUJARI – SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE BUJARI

10. STR/BRASILÉIA – SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE BRASILÉIA

11. LEVANTE DA UFAC

12. SINTEST – SINDICATO DOS TRABALHADORES ADMININSTRATIVOS DA UFAC

13. ASSPEME – ASSOCIAÇAO DOS AGENTES PENITENCIARIOS DO ACRE

14. CUT – CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES

15. SINDICATO DOS VIGILANTES DO ESTADO DO ACRE.

Comentários

Continue lendo

Acre

Operação Arco Verde: caminhão que transportava animais sem guia é apreendido no interior do Acre

Publicado

em

Por

Operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) que ocorreu no Acre. Três pessoas foram presas durante a operação.

Animais estavam sendo transportes sem autorização — Foto: Arquivo/PRF-AC

Um caminhão com 19 bois foi apreendido e quatro motocicletas recuperadas durante a Operação Arco Verde da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) que ocorreu no Acre. Três pessoas foram presas durante a operação.

__________________

Além do Acre, a segunda etapa da ação foi realizada também no Amapá (AP), Rondônia (RO), Pará (PA) e Maranhão (MA) ao longo do mês.

__________________

Sobre a ocorrência envolvendo os bois, a PRF-AC informou que o motorista não tinha Guia de Transporte Animal (GTA). A ocorrência foi registrada em Sena Madureira, interior do estado acreano, no último dia 23.

Os policiais acionaram os fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) da cidade.

Já na última sexta-feira (26), os policiais do Acre apreenderam quatro motocicletas com registro de roubo e furto no município de Boca do Acre, no Amazonas. Três pessoas foram presas com os veículos roubados.

Uma quarta motocicleta foi achada abandonada na estrada.

Operação resultou na apreensão de motocicletas roubadas e furtadas – Foto: Arquivo/PRF-AC

Operação

A operação Arco Verde é uma iniciativa do Governo Federal que, em parceria com Estados e municípios, busca estimular a prevenção e combate ao desmatamento e à grilagem de terras na Amazônia Legal, propondo um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Embaixador peruano destaca potencial econômico e turístico durante Podcast

Publicado

em

Walter Heredía Martínez ressalta oportunidades de cooperação entre Acre e Peru em meio às transformações do cenário internacional

Embaixador IMBRICS+Peru, Walter Heredía Martínez, ressaltou a importância do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na construção de uma nova ordem econômica global

Willamis Franca

No último dia 30, o embaixador IMBRICS+Peru, Walter Heredía Martínez, esteve em uma reunião na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, acompanhado de autoridades locais e empresários. O encontro teve como objetivo discutir questões econômicas e oportunidades de colaboração entre Acre e Peru, em um contexto de mudanças no cenário internacional.

Durante uma prévia do podcast “Conversa Franca”, que será transmitido na próxima segunda-feira (6), o embaixador Martínez compartilhou suas perspectivas e expectativas após a reunião. Ele ressaltou a importância do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na construção de uma nova ordem econômica global, destacando o potencial de acesso a mercados diversificados, como a Índia e a China

Consul peruana Martínez, enfatizou vontade das autoridades locais: “As condições estão dadas. O que precisamos fazer é fortalecer essa tendência com a vontade política de nossas autoridades e aproveitar essas oportunidades.”

Martínez destacou os avanços na infraestrutura logística peruana, incluindo a inauguração de um mega porto e a aprovação de projetos para construção de novos portos, que facilitarão o comércio com países vizinhos, como o Brasil. Ele também enfatizou a importância estratégica dos aeroportos na região, ressaltando a proximidade de três aeroportos com capacidade internacional: Acre, Madre de Dios e Cobija, na Bolívia.

Além disso, o embaixador salientou o potencial turístico da região, com suas vastas áreas naturais protegidas e florestas exuberantes. Ele destacou a tendência crescente do turismo ecológico, afirmando: “O turismo de visitar áreas naturais, e essa é uma região que tem a maior parte de seu território coberto por florestas, tem áreas naturais protegidas. (…) Temos os atrativos naturais para atrair turistas e temos a infraestrutura de acesso para que isso seja possível.”

O encontro teve como objetivo discutir questões econômicas e oportunidades de colaboração entre Acre e Peru

Em suas palavras finais, Martínez enfatizou a importância da vontade política das autoridades locais em aproveitar as oportunidades: “As condições estão dadas. O que precisamos fazer é fortalecer essa tendência com a vontade política de nossas autoridades e aproveitar essas oportunidades.”

A entrevista completa com o embaixador Walter Heredía Martínez será transmitida na próxima segunda-feira, às 11h30, nos canais de rádio e televisão Juruá. Não perca essa oportunidade de conhecer mais sobre as perspectivas de cooperação entre Acre e Peru.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de segurança mostra assalto e fuga de bandidos em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O assalto foi captado pelas câmeras de segurança e a fuga foi filmada por pessoas que estavam em um prédio próximo. As imagens servirão para a identificação dos criminosos.

Toda a ação foi registrada. Foto Montagem

Dois homens assaltaram uma Bomboniere na noite dessa terça-feira, 30, na Avenida Boulevard Thaumaturgo, em Cruzeiro do Sul. Os dois, usando roupas esportivas, entram no local onde havia vários clientes. Um deles aponta a arma para a cabeça do empresário e o outro pega todo o dinheiro do caixa.

Após o crime os dois saem correndo. Um deles deixa cair algo e volta para buscar, mas o que parece ser um celular, é deixado para trás. Eles correm pela Boulevard Thaumaturgo nas proximidades do Sebrae e sobem até a Avenida 25 de Agosto, quando sobem em um carro de carroceria que já esperava a dupla. Um deles entra na parte dianteira do veículo e o outro segue na carroceria.

Toda a ação foi registrada. Dentro do comércio, o assalto foi captado pelas câmeras de segurança e a fuga foi filmada por pessoas que estavam em um prédio próximo. As imagens servirão para a identificação dos criminosos.

Os dois homens que aparecem nas imagens e um cúmplice foram presos em flagrante pela polícia Civil.

Veja o vídeo da ação:

Comentários

Continue lendo