Conecte-se conosco

Flash

Sexta-feira 13: entenda a origem da superstição com a data

Publicado

em

Não passar embaixo de escadas, avistar gatos pretos, quebrar espelho… todas essas atividades costumam ser presságios de má sorte para muitos, especialmente quando ocorrem em uma sexta-feira 13. A data também é associada ao azar e, em 2023, ainda cai em outubro — mês muito lembrado pelo Dia das Bruxas, ou Halloween, que ocorre no dia 31.

No entanto, existem divergências quanto a criação e significado do mito da sexta-feira 13. Na mitologia nórdica, por exemplo, é um presságio do caos, enquanto é visto de forma positiva pela numerologia.

Confira os principais significados que a data teve durante a história.

Cinema

Atualmente, a data está sempre atrelada a franquia Sexta-feira 13. Os filmes do assassino Jason foram inspirados pelo livro homônimo de Thomas Lawson, publicado em 1907. O assassino “caçava” suas vítimas exatamente às sextas-feiras 13 e por isso a data ficou associada a isso. No entanto, o mito da data já existia antes das obras serem lançadas.

Cristianismo

Para os adeptos do Cristianismo, o número 13 está associado ao azar por conta da última ceia de Jesus. Na reunião havia 13 pessoas, incluindo Jesus, e antecedeu a crucificação e morte de Cristo — que ocorreu em uma sexta-feira.

Soma-se a teoria a linha de pensamento que acredita que como o número 12, na Bíblia, é referenciado várias vezes como algo ligado a perfeição, o número seguinte seria o oposto. Além disso, no livro de Apocalipse, o último da bíblia, o fim do mundo começa no capítulo 13. É neste livro onde é descrito a besta (o anticristo), que destoaria de Deus e seria responsável pelo fim dos tempos.

Há ainda a teoria de que a morte de Abel, pelas mãos do irmão Caim, e Adão e Eva provando do fruto proibido tenham ocorrido em uma sexta-feira 13.

Franceses

Na história francesa, a data está associada ao rei Felipe IV que, ao ver seu poder ameaçado pela influência da Igreja, decidiu se unir aos Cavaleiros Templário — ordem militar de cavalaria da época — mas a aliança foi recusada. A data 13 de outubro de 1307 ficou marcada pela ordem de perseguição ao grupo.

Mitologia Nórdica

Na mitologia nórdica, considera-se a data como sinônimo de caos, pela história de Odin em um banquete. O deus nórdico estava com outras 12 divindades enquanto Loki, o deus da trapaça, não foi convidado. Assim ele teria ido ao local, causado confusão e matado um dos convidados, Balder. A lenda deu significado a superstição de que um encontro com 13 pessoas terminaria em tragédia.

Numerologia

Já para a numerologia, o número 13 é visto de forma positiva, uma vez que o 1 simboliza a independência e coragem, enquanto o 3 representa otimismo e entusiasmo. A soma de ambos também é bem vista. 4 significa estabilidade e realização de sonhos.

Romanos

Na mitologia romana, o número 12 era considerado o mais perfeito, uma vez que simbolizavam os signos do zodíaco, os deuses do Olimpo e as constelações. O 13 “quebrava a perfeição”, enquanto a sexta-feira era conhecida como o dia das execuções dos condenados à morte, portanto, era mal vista.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Detento é morto a golpes de estoque dentro do presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco

Publicado

em

Polícia Civil investiga homicídio ocorrido na noite de sábado (15)

O presidiário Marcelo Ferreira da Cunha, de 33 anos, foi assassinado a golpes de estoque (vergalhão) na noite deste sábado, 15, dentro do Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde, na Estrada do Barro Vermelho, em Rio Branco.

De acordo com informações da Polícia Penal, Marcelo estava alojado no pavilhão B, cela 117, quando foi atacado por outros detentos e ferido com diversos golpes na região do abdômen. Agentes perceberam a movimentação anormal e intervieram rapidamente, retirando o preso da cela e levando-o para o corredor.

Uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas, ao chegar ao local, a equipe médica constatou que Marcelo já estava sem vida.

A área foi isolada para o trabalho da perícia criminal. Após a conclusão dos procedimentos técnicos, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Os detentos apontados como envolvidos no homicídio foram conduzidos à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde serão adotadas as medidas cabíveis. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo

Flash

Integrantes de bando que roubou cofre de posto de combustíveis são presos

Publicado

em

Investigadores da Delegacia de Combate à Roubos e Extorsões da Polícia Civil prenderem, João Vitor Ernesto Rodrigues e Jhon kennedy Bispo de Miranda, ambos de 23 anos. A dupla é acusada pelo crime de roubo qualificado mediante ao emprego de arma de fogo e violência. Segundo o inquérito João Vitor e Jhon Kenedy, fazem parte do bando, que roubou o cofre de um posto de combustíveis, localizado na Estrada de Floresta, em Rio Branco.
A ação criminosa aconteceu na madrugada de 22 de julho deste ano, quando pelo menos quatro bandidos, chegaram ao posto em um gol de cor vermelha.
A quadrilha rendeu funcionários da empresa. Uma das vítimas foi obrigado a levar dois dos bandidos até o setor financeiro. Os criminosos estacionaram o carro de ré e colocaram o cofre no bageiro do veículo. Os bandidos, estavam de  roupas de moletom e usavam bonés e mascaras para esconder o rosto. O valor roubado não foi revelado pela a empresa A partir do registro da ocorrência,  investigadores da Delegacia de Combate à Roubos e Extorsões (DCORE), começaram a trabalhar no caso.
Com base nas informações e na análise de quase 15 horas de imagens, os agentes conseguiram identificar e prender João Vitor e Jhon Kenedy. “ A investigação terá sequência para identificar os outros envolvidos”, disse o Delegado Ivens Dixon. Além da prisão dos envolvidos, os policiais da DCORE cumpriram quatro mandados de busca e apreensão.

Comentários

Continue lendo

Flash

Acreano Pedro Henrique conquista título no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Verão 2025

Publicado

em

O jovem atleta acreano Pedro Henrique Ramirez da Silva, de 16 anos, brilhou no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Verão – Troféu Carlos Campos Sobrinho, realizado entre os dias 11 e 15 de novembro no Clube Álvares Cabral, em Vitória (ES). A competição é uma das mais tradicionais do calendário nacional e reúne os melhores nadadores juvenis do país.

Revelado pelo professor Hélio Guimarães, da AABB Rio Branco, Pedro foi contratado pelo Corinthians aos 14 anos e vem se destacando no cenário nacional. Nesta edição do campeonato, alcançou uma marca expressiva na prova dos 50 metros borboleta, registrando o tempo de 25s89, resultado que lhe garantiu o título na série B, ficando em 9º lugar nível nacional.

Realizado em piscina olímpica de 50 metros, o evento serve como vitrine para novos talentos e etapa estratégica na formação de atletas rumo às categorias júnior e sênior. A participação de jovens como Pedro reforça o potencial da natação acreana e destaca o crescimento técnico de atletas revelados no estado.

O campeonato também promove a integração entre clubes de todo o Brasil, fortalecendo a base esportiva e incentivando o desenvolvimento de futuras promessas da natação nacional.

Comentários

Continue lendo