fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Sexta-feira 13: entenda a origem da superstição com a data

Publicado

em

Não passar embaixo de escadas, avistar gatos pretos, quebrar espelho… todas essas atividades costumam ser presságios de má sorte para muitos, especialmente quando ocorrem em uma sexta-feira 13. A data também é associada ao azar e, em 2023, ainda cai em outubro — mês muito lembrado pelo Dia das Bruxas, ou Halloween, que ocorre no dia 31.

No entanto, existem divergências quanto a criação e significado do mito da sexta-feira 13. Na mitologia nórdica, por exemplo, é um presságio do caos, enquanto é visto de forma positiva pela numerologia.

Confira os principais significados que a data teve durante a história.

Cinema

Atualmente, a data está sempre atrelada a franquia Sexta-feira 13. Os filmes do assassino Jason foram inspirados pelo livro homônimo de Thomas Lawson, publicado em 1907. O assassino “caçava” suas vítimas exatamente às sextas-feiras 13 e por isso a data ficou associada a isso. No entanto, o mito da data já existia antes das obras serem lançadas.

Cristianismo

Para os adeptos do Cristianismo, o número 13 está associado ao azar por conta da última ceia de Jesus. Na reunião havia 13 pessoas, incluindo Jesus, e antecedeu a crucificação e morte de Cristo — que ocorreu em uma sexta-feira.

Soma-se a teoria a linha de pensamento que acredita que como o número 12, na Bíblia, é referenciado várias vezes como algo ligado a perfeição, o número seguinte seria o oposto. Além disso, no livro de Apocalipse, o último da bíblia, o fim do mundo começa no capítulo 13. É neste livro onde é descrito a besta (o anticristo), que destoaria de Deus e seria responsável pelo fim dos tempos.

Há ainda a teoria de que a morte de Abel, pelas mãos do irmão Caim, e Adão e Eva provando do fruto proibido tenham ocorrido em uma sexta-feira 13.

Franceses

Na história francesa, a data está associada ao rei Felipe IV que, ao ver seu poder ameaçado pela influência da Igreja, decidiu se unir aos Cavaleiros Templário — ordem militar de cavalaria da época — mas a aliança foi recusada. A data 13 de outubro de 1307 ficou marcada pela ordem de perseguição ao grupo.

Mitologia Nórdica

Na mitologia nórdica, considera-se a data como sinônimo de caos, pela história de Odin em um banquete. O deus nórdico estava com outras 12 divindades enquanto Loki, o deus da trapaça, não foi convidado. Assim ele teria ido ao local, causado confusão e matado um dos convidados, Balder. A lenda deu significado a superstição de que um encontro com 13 pessoas terminaria em tragédia.

Numerologia

Já para a numerologia, o número 13 é visto de forma positiva, uma vez que o 1 simboliza a independência e coragem, enquanto o 3 representa otimismo e entusiasmo. A soma de ambos também é bem vista. 4 significa estabilidade e realização de sonhos.

Romanos

Na mitologia romana, o número 12 era considerado o mais perfeito, uma vez que simbolizavam os signos do zodíaco, os deuses do Olimpo e as constelações. O 13 “quebrava a perfeição”, enquanto a sexta-feira era conhecida como o dia das execuções dos condenados à morte, portanto, era mal vista.

Comentários

Flash

Alunos do Campo – Secretaria de Educação realiza formatura de Alunos da zona rural de Epitaciolândia

Publicado

em

O Prefeito Sérgio Lopes participou nesta sexta-feira dia 27, acompanhado da Secretaria de Educação Eunice Maia Gondim e a coordenadora de escolas de campo Vanubia Moncada, da formatura de alunos da escola do campo Professora Maria Cristina Nogueira de Medeiros, na Fazenda Filipinas.

A cerimônia de formatura de alunos do 5° do Ensino Fundamental I contou ainda com formandos da Escola José Joaquim Meireles, da comunidade Wilson Pinheiro.

Na ocasião o Prefeito Sérgio Lopes parabenizou os formandos, ressaltou o importante trabalho desempenhado pela equipe da educação com as escolas do campo e o empenho da gestão no apoio das instituições de ensino tanto da zona urbana quanto da zona rural.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasileia realiza a grande Final do Campeonato de Interbairros 2023

Publicado

em

Na etapa final o time do José Braúna ainda fez mais dois gols e fechou o placar em 3 X 0 , sagrando-se campeão da segunda edição do interbairros em Brasiléia.

A prefeita Fernanda Hassem, que tem o esporte como prioridade de sua gestão não tem medido esforços para que as práticas esportivas cheguem em todas as comunidades rurais e na cidade.

Em 2023 já foram realizadas mais de 20 atividades esportivas incluindo zona urbana e rural, sem contar que a seleção de futsal de Brasiléia, apoiada pela prefeitura, está disputando a grande final do estadual de futsal deste ano.

Veja o que disseram:

Gerente de Esportes Bil Rocha

“Eu quero agradecer primeiramente a Deus, a Prefeita Fernanda Hassem e todas as equipes que participaram do interbairro, ao Deputado Tadeu Hassem e a nossa amiga Suly Guimarães, aos vereadores e secretários presentes, graças a Deus realizamos mais uma final com sucesso. Parabéns a equipe do José Braúna que foi campeão. Destacou.”

Deputado Tadeu Haseem

“Hoje é um dia importante, Brasiléia é a capital do futsal do estado do Acre. Eu fico muito feliz porque durante seis anos na gestão da finança a gente ajudou a nossa prefeita articular recursos para o esporte. Eu quero aqui agradecer imensamente a população de Brasiléia, o gerente de esportes Bil Rocha, que sempre abraçam o esporte.” Disse.

Rogério Atleta do José Braúna, time campeão do campeonato de Interbairros

“A gente está muito feliz por ter chegado até aqui, o nosso time foi montado com pessoas do bairro, os favoritos saíram e fomos para final e deu tudo certo. Parabéns para a torcida que nós deu força, prestigiou os jogos com muita alegria.” Ressaltou.

Comentários

Continue lendo

Flash

Temporada de Natal a bordo da Trans Acreana terá ônibus com wifi e descanso para as pernas

Publicado

em

A temporada de Natal já chegou para os clientes da empresa Trans Acreana. Quem for viajar para Cruzeiro do Sul ou para Lima, nos próximos dias, já poderá desfrutar do conforto e da segurança de seus dois mais novos ônibus que serão apresentados à população na próxima semana.

São carros do modelo Paradiso G8 1800 Double Decker da indústria Marcopolo, equipados com chassis da Volvo medindo 15 metros de comprimento, com suspensão pneumática e transmissão automatizada.
Com capacidade para 60 passageiros – 12 no piso inferior e 48 no superior – suas poltronas são do tipo semileito master com inclinação de 160º, todas com descanso para pés e pernas, cintos de segurança de três pontos, cortinas de privacidade, tomadas USB individuais e porta-copos.

Suas janelas panorâmicas possuem cortinas, sistema de ar-condicionado com dutos direcionais da Valeo, internet via Wi-Fi, sanitário no piso inferior, bagageiro estendido, porta-pacotes, luzes de leitura individuais, monitores de TV, bebedouro em ambos os andares, parede de separação com porta, piso amadeirado, sinalizador de sanitário ocupado, itinerário eletrônico na cor âmbar Valeo e bagageiros.

De acordo com o diretor da empresa Fernando Lourenço, os novos carros foram adquiridos para contemplar a crescente clientela da Trans Acreana em suas duas principais linhas, entre o Rio de Janeiro a Lima e Rio Branco a Cruzeiro do Sul.

A linha mais longa do mundo, que começa no Rio de Janeiro, já tem duas viagens quase lotadas programadas para os dias 7 e 18 de dezembro. “Nossa promoção para aquisição de passagens antecipadas levou ao esgotamento imediato das passagens para o dia 7 e restam poucas unidades para o dia 18”, informa Fernando.

As reservas podem ser feitas pelos telefones: Rio Branco (68) 99977-7800 Rio de Janeiro (21) 97031-0535 São Paulo (11) 94542-1090

Comentários

Continue lendo

Em alta