Acre
Sete pessoas já foram ouvidas sobre assalto que terminou com presidente do Deracre refém no Acre
Polícia Civil já ouviu todas as vítimas do crime e instaurou inquérito para descobrir identificação dos criminosos. Três caminhonetes do Deracre foram roubadas pelo grupo criminoso.

A Polícia Civil já ouviu as vítimas do assalto no Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), em Rio Branco, na noite da última terça-feira (11). Além do presidente do Deracre, Petrônio Antunes, foram feitos reféns também um empresário, cinco servidores e um vigilante da Secretaria de Infraestrutura do Acre (Seinfra).
Um grupo criminoso invadiu a sede do Deracre, que fica na Via Chico Mendes, em Rio Branco, quando era realizada uma reunião com os servidores.
Conforme a polícia, a reunião começou por volta das 20h de segunda (10) e logo depois um grupo armado entrou no Deracre, rendeu as sete pessoas e anunciou o assalto. Em seguida, as vítimas foram levadas pelos bandidos e três caminhonetes do órgão foram roubadas.
A polícia recebeu informação sobre o caso por volta das 22h. As vítimas foram liberadas já na madrugada de terça (11) na estrada de Porto Acre e encontradas pela polícia por volta das 2h20.
A informação registrada no Centro de Operações Policiais Militares (Copom) é que imagens identificaram os três veículos roubados passando pelas Quatro Bocas, na BR-364, por volta das 22 horas, com sentido a Porto Velho (RO).
Em nota, o governo informou que foram levadas três Mitsubishis L200 Triton, de placas QLX-3H45, QLX-3H65 e QLX-3G35.
O delegado responsável pelo caso, Geremias Ferreira de Oliveira, informou que a polícia iniciou as investigações logo após o crime e a perícia foi feita no mesmo dia. O inquérito foi instaurado e as investigações seguem para apurar todas as circunstâncias do crime.
Ninguém foi preso até esta sexta-feira (14) e as caminhonetes roubadas não foram localizadas.
Comentários
Acre
Defesa Civil do Acre testa sistema de alerta por celular em simulados estaduais
Moradores de Brasiléia e Epitaciolândia receberam mensagens e ouviram sirenes; objetivo é preparar população para emergências como enchentes e deslizamentos

Segundo a Defesa Civil, o objetivo do teste é preparar a população e os órgãos públicos para situações reais de emergência, garantindo que as informações cheguem de forma clara e imediata aos cidadãos. Foto: captada
A Defesa Civil do Acre realizou na manhã deste sábado (13) um teste do sistema de alerta por celular que atinge automaticamente a população em situações de risco. O simulado, que faz parte de um exercício estadual, alcançou diversos municípios e foi especialmente perceptível em Brasiléia e Epitaciolândia, cidades na fronteira com a Bolívia.
Moradores relataram ter recebido mensagens de alerta diretamente nos celulares, acompanhadas do som característico do sistema. A tecnologia utilizada não depende de aplicativos e é enviada em massa pelas redes de telefonia móvel, garantindo que os avisos cheguem rapidamente aos aparelhos conectados.
Além das notificações por celular, o teste também incluiu a ativação de sirenes em áreas previamente mapeadas, reforçando o protocolo de comunicação para emergências como enchentes, deslizamentos, incêndios florestais e outros desastres naturais.
Segundo a Defesa Civil, o objetivo é preparar a população e os órgãos públicos para situações reais, garantindo que as informações cheguem de forma clara e imediata. A orientação é para que as pessoas não se assustem ao receber as mensagens durante os exercícios e fiquem atentas às instruções em casos efetivos de risco.
A ação faz parte de um conjunto de medidas preventivas adotadas pelo governo do estado para fortalecer a resposta a eventos extremos e aumentar a resiliência das comunidades acreanas.
Comentários
Acre
Acre no pódio do mundo: Leonardo Calid faz história ao conquistar o vice-campeonato mundial de jiu-jitsu

O Acre entrou definitivamente para a história do jiu-jitsu mundial com a conquista do vice-campeonato do atleta Leonardo Calid no Campeonato Mundial da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira, 12.
A conquista ganha ainda mais relevância por ter ocorrido na categoria faixa-preta, a mais avançada e tecnicamente exigente do jiu-jitsu. O feito é inédito: é a primeira vez que um atleta acreano alcança essa colocação em mais de 30 anos de prática da modalidade no estad
“Essa conquista representa pra mim a coroação de uma trajetória de vida dedicada ao esporte. Hoje, mesmo tendo como maior prioridade o desenvolvimento de escolas de JiuJitsu e de outros líderes/professores, a competição ainda faz parte da minha vida e segue sendo um desafio de desenvolvimento pessoal”, declarou o atleta.

A IBJJF é a maior e mais prestigiada federação da modalidade no mundo, e o Mundial que organiza é considerado o mais importante e disputado do circuito internacional.
A campanha que levou Leonardo Calid ao vice-campeonato foi marcada por atuações consistentes e dominantes. Ao todo, o atleta disputou quatro lutas. Até a semifinal, venceu todos os combates sem sofrer nenhum ponto. Na estreia, garantiu a vitória em menos de dois minutos, finalizando o adversário com uma chave de pé. Na segunda luta, venceu por pontos após aplicar uma queda. Já na semifinal, saiu vitorioso na decisão do árbitro, após demonstrar maior volume de ataques ao longo do confronto.
Na grande final, Calid enfrentou Clark Gracie, em um duelo de alto nível técnico. O vice-campeonato representa o pódio mais importante já alcançado por um atleta acreano no jiu-jitsu, colocando o estado em evidência no cenário mundial da modalidade.

Sobre Leonardo Calid – Nascido no Acre, iniciou seus treinamentos ainda no estado e construiu sua trajetória esportiva. Em 2013, fundou sua própria academia e, desde então, passou a ser orientado pelo sensei Henrique Machado, reconhecido como um dos treinadores mais prestigiados do jiu-jitsu mundial.
Ao longo da carreira, Calid acumulou títulos expressivos, sendo diversas vezes campeão acreano nas categorias com quimono e sem quimono. Em 2024, foi campeão rondoniense e campeão brasileiro.
Em outubro deste ano, o atleta deu mais um passo decisivo rumo ao alto rendimento ao se mudar temporariamente para os Estados Unidos, onde finalizou sua preparação ao lado do professor Carlos Lemos Jr., em Chicago. Nesse período, passou a treinar nas academias Gracie Barra Downers Grove e Gracie Barra New Lenox, intensificando sua preparação para o Mundial.
Comentários
Acre
Acre ocupa 24ª posição em ranking nacional de desnutrição infantil
Dados do Censo 2022 apontam que 2,91% das crianças de até 5 anos no estado apresentam magreza acentuada.



Você precisa fazer login para comentar.