Conecte-se conosco

Acre

Sesacre realiza oficina sobre o projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS

Publicado

em

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realizou nesta quinta-feira, 16, uma oficina para avaliação do Plano Estadual de Saúde (2024-2027), na superintendência do Ministério de Saúde, em Rio Branco.

Representantes de diversas instituições participaram da oficina. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Participaram da oficina diversas áreas que compõem os setores técnicos da Sesacre, representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems). O encontro contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo (SP).

O projeto Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS é executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz e tem como objetivo apoiar a Sesacre no processo de construção do Plano Estadual de Saúde, de forma participativa e em sinergia com os demais projetos em andamento no estado.

Facilitadora do Projeto Fortalecimento de Gestão Estadual do Sus, Fabiana Peroni. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Para a facilitadora do Projeto Fortalecimento de Gestão Estadual do Sus, Fabiana Peroni, as discussões em prol do fortalecimento da gestão estadual são necessárias para o gerenciamento do orçamento financeiro destinado à saúde.

“Por meio do Proadi-SUS [Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde], as diretrizes implantadas recebem direcionamento e os indicadores servem de base para o planejamento do plano estadual”, destacou Fabiana.

Técnica do Departamento de Atenção Primária a Saúde, Érica Fabíola Faria. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

De acordo com a técnica do Departamento de Atenção Primária a Saúde, Érica Fabíola Faria, a participação da gestão da Sesacre nessa oficina busca orientações para o planejamento das ações que serão desenvolvidas nos próximos quatro anos.

“Este momento avaliará todas as ações que foram planejadas e assim vamos ajustar o monitoramento de todas áreas técnicas da Sesacre, responsáveis pelo bom funcionamento da assistência à saúde, para os anos de 2024 a 2027”, explicou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta

Publicado

em

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo