fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Sesacre diz que mulher de Feijó internada no PS está com meningite

Publicado

em

A vítima chegou em Rio Branco no final da tarde deste sábado e encontra-se em estado grave na Sala de Emergência Clínica do Huerb

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou que uma mulher de 37 anos internada no pronto Socorro do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, Huerb, na tarde deste sábado (22), está com meningite.

Conforme notícia dada em primeira mãe pelo portal ContilNet neste domingo, a paciente foi enviada a Rio Branco depois de passar pelo hospital de Feijó, onde teve várias convulsões e foi amarrada em uma cama pelos funcionários da instituição.

A mulher está sendo atendida no leito de isolamento da Sala de Emergência Clínica do Huerb, diz o trecho de uma nota oficial emitida na tarde deste domingo pela Sesacre.

Só este ano, o Are registou seis casos confirmados de meningites, sendo que duas vítimas não resistiram e foram à óbito.

Veja Mais:

Mulher do município de Feijó foi internada neste sábado no PS com suspeita de meningite

Vítima chegou na tarde de ontem em estado grave/Foto: ContilNet

CASO CONFIRMADO DE MENINGITE

O diretor do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), médico Welber de Lima, informou no final da tarde deste domingo (23) que um exame laboratorial resultou sugestivo para meningite bacteriana de uma paciente originária do município de Feijó (AC), que deu entrada no Huerb no final da tarde de sábado (22). A paciente, de 37 anos, está sendo atendida no leito de isolamento da Sala de Emergencia Clínica do Huerb.

A chefe do Departamento Estadual de Vigilância em Saúde, enfermeira Glória Nascimento, esclarece sobre informações que estão sendo veiculadas na imprensa sobre dois casos de meningites atendidos no Huerb na semana epidemiológica (SE) 25.

Conforme divulgado anteriormente, por meio de Boletim Epidemiológico, até a SE 24/2019 não foram observadas alterações significativas na distribuição dos casos suspeitos e confirmados de meningites no Estado do Acre.

Comentários

Continue lendo

Flash

Chuva adia abertura do rodeio na Expoacre 2025 por segurança de peões e animais

Publicado

em

Arena ficou encharcada após temporal, e organização optou por transferir início da competição para terça-feira (29)

A abertura oficial do rodeio da 50ª edição da Expoacre, marcada para esta segunda-feira (28), precisou ser adiada devido à forte chuva que atingiu a Arena de Rodeios durante a noite. O evento, que atraiu grande público e contou com show pirotécnico, teve a presença do governador Gladson Cameli, da vice-governadora Mailza Assis, além de autoridades e convidados.

Com a arena tomada por lama e poças d’água, a organização decidiu adiar o início da competição entre peões e touros para esta terça-feira (29), visando preservar a segurança dos competidores e dos animais.

De acordo com o secretário de Agricultura do Estado, Luiz Tchê, que falou ao consórcio de veículos Colab (formado pelos portais AcreNews, AcreMais, Correio Online e O Alto Acre), a decisão foi tomada após avaliação das condições do local.

Apesar do adiamento, as arquibancadas estavam lotadas, evidenciando a expectativa do público para o início das disputas. A nova programação será divulgada ainda nesta terça-feira.

Comentários

Continue lendo

Flash

EXCLUSIVO: Jorge Viana anuncia em primeira mão evento internacional com mais de 15 países no Acre

Publicado

em

Encontro será em setembro e reunirá compradores estrangeiros interessados na bioeconomia amazônica; mais de 80 empresas locais vão expor produtos da floresta. Anúncio oficial será feito durante visita de Lula ao estado.

MARCELA JANSEN

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, revelou com exclusividade ao Portal Correio OnLine, durante entrevista na Expoacre 2025, que o Acre sediará em setembro uma edição especial do programa Exporta+, reunindo mais de 15 países interessados em adquirir produtos da bioeconomia amazônica.

O anúncio oficial será feito pelo presidente Lula durante sua visita ao Acre, marcada para o dia oito de agosto. Segundo Viana, o evento será uma virada histórica na posição do estado frente ao mercado internacional e contará com mais de 80 empresas locais, que vão apresentar e comercializar produtos sustentáveis da floresta, como biojoias, madeira legalizada, café especial, cosméticos naturais e alimentos nativos.

“Vamos trazer compradores de mais de 15 países. Serão mais de 80 empresas locais mostrando, vendendo os produtos da nossa economia, da bioeconomia da Amazônia. É isso que a gente, com a Apex, pode fazer junto com o Setraca”, afirmou Jorge Viana.

Bioeconomia como nova fronteira comercial

A iniciativa está alinhada à estratégia de internacionalização da bioeconomia brasileira, fortalecendo negócios sustentáveis com identidade amazônica. Segundo Viana, o Acre tem potencial de exportar valor agregado e cultura, indo além das commodities.

O evento também visa aproximar micro e pequenos empreendedores da floresta de compradores estrangeiros. A previsão é que empresas de moda, design, alimentos regionais, tecnologia verde e artesanato estejam entre as participantes.

“Nós queremos mostrar que a Amazônia é especial para o mundo, mas principalmente para quem vive aqui. Precisamos gerar renda e oportunidades para que as pessoas permaneçam no território com dignidade e prosperidade”, ressaltou.

O que é o Exporta+?

O Exporta+ Brasil é uma estratégia coordenada pela Apex em parceria com o governo federal para aumentar a participação de empresas brasileiras no comércio internacional, com foco em sustentabilidade e inovação.

A edição no Acre será a primeira da história voltada exclusivamente à bioeconomia da Amazônia, colocando o estado como vitrine internacional da floresta produtiva.

Entre os produtos que devem atrair a atenção dos compradores internacionais estão as biojoias e acessórios artesanais, o café robusta clonal produzido no Acre, cosméticos naturais com insumos amazônicos, alimentos da sociobiodiversidade como castanhas, polpas e mel, peças de moda autoral com identidade indígena e ribeirinha, além da madeira legalizada e do design sustentável inspirado na floresta.

Comentários

Continue lendo

Flash

Degustações, prêmios e exportações: Robusta Acreano é destaque absoluto da Expoacre 2025

Publicado

em

MARCELA JANSEN

O Acre já é referência na América. A afirmação é de Rina Suárez, coordenadora de negócios do Sebrae no estado, durante entrevista ao Correio OnLine no espaço Robusta Acreano Cafeteria, um dos grandes destaques da Expoacre 2025. O local, que integra o Pavilhão do Sebrae, tem chamado a atenção do público pelas degustações noturnas de cafés especiais produzidos por agricultores locais — uma verdadeira experiência sensorial que revela o potencial da cafeicultura regional.

Segundo Rina, a cafeteria se tornou um dos pontos de maior sucesso da feira já no primeiro dia de programação. A cada noite, são servidos cafés diferentes, cultivados por produtores das regiões do Alto Acre, Baixo Acre e Purus, muitos deles já reconhecidos nacionalmente por sua qualidade. “Estamos testando cafés a cada noite, tanto os tradicionais quanto os especiais. A ideia é valorizar o trabalho dos nossos produtores e mostrar que temos um produto competitivo, agradável e premiado”, afirmou.

O café robusta clonal produzido no Acre tem se destacado em eventos nacionais e internacionais. Em 2024, amostras acreanas ficaram entre as 30 melhores do país na Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. O reconhecimento abriu portas para o mercado externo. “Hoje já estamos exportando para a China, para os Estados Unidos. O mundo está começando a conhecer o nosso café”, comemorou Rina.

Além da qualidade do grão, o diferencial está na identidade amazônica do produto. “Nós temos tudo ao nosso redor: solo fértil, clima favorável e produtores empenhados. Com o apoio do Sebrae e investimentos na estrutura de beneficiamento, como o que foi feito no Juruá, estamos prontos para avançar ainda mais”, disse a coordenadora.

A presença do Acre em eventos estratégicos e a instalação de novas indústrias de café, como a que recentemente foi inaugurada em Mâncio Lima, reforçam a meta de transformar o estado em uma referência nacional e internacional no segmento. “Estamos mostrando que o café do Acre não deve nada aos grandes centros produtores do Brasil. Nosso potencial é infinito”, destacou.

Rina encerra a entrevista convidado a população para conhecer o espaço na Expoacre. “Venham nos visitar. Degustem nossos cafés. Conheçam os produtores e o trabalho que estamos fazendo. O Robusta Acreano é mais que uma bebida — é a cara do Acre sendo servida em cada xícara.”

Comentários

Continue lendo