Cotidiano
Servidores do Iapen e do ISE participam de curso de segurança de autoridades
Recentemente uma equipe de instrutores foi formada e passou por um processo de nivelamento pedagógico durante o qual foram discutidos temas como a importância do planejamento, dos planos de curso e de aula.

Os servidores foram capacitados para reagir em qualquer cenário, seja zona urbana ou rural Foto: Elenilson Oliveira
Com Ecoacre.com
Neto ressaltou que a maioria das escoltas de autoridades do sistema prisional do Acre é feita ao longo das BRs. “Em determinados pontos dessas BRs existe selva de um lado e do outro. Então a chance de sobrevivência a um possível ataque contra a vida dessa autoridade se encontra na selva, pois lá estaremos camuflados”, disse.
A segurança dos alunos também foi levada em consideração ao longo do curso. As instruções de selva foram realizadas em ambientes isolados. “Faz bem lembrar o fato de este ser um local específico, pois nós estamos a quase 140 quilômetros da capital. Nós requisitamos coletes balísticos, abafador auricular, óculos de proteção e temos acompanhamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em caso de um eventual acidente”, ressaltou Neto.

Os alunos também passaram por instruções em região de selva Foto: Elenilson Oliveira
O agente penitenciário Carlos Alexandre Pinto, que participou da capacitação, afirmou que o curso também auxilia na rotina diária das penitenciárias. “O curso veio para massificar cada vez mais os protocolos de segurança, fazendo com que a gente exerça a função corretamente, garantindo a nossa vida e integridade dos reeducandos”, frisou.
Quanto a segurança de autoridades, Carlos Alexandre ressaltou que essa é uma função nova no sistema penitenciário. “A capacitação vai fazer com que nós estejamos aptos a sair da rotina penitenciária, pois os diretores não ficam só na unidade, então nos deparamos com outros ambientes que podem virar ambientes de combate”, disse.
Escola Penitenciária
Responsável pela capacitação dos servidores, a Escola de Administração Penitenciária oferece diversos cursos nas áreas administrativa e operacional. Recentemente uma equipe de instrutores foi formada e passou por um processo de nivelamento pedagógico durante o qual foram discutidos temas como a importância do planejamento, dos planos de curso e de aula. Além disso, realizaram a construção da matriz curricular dos cursos.

Os instrutores passaram por capacitação de nivelamento Foto: Elenilson Oliveira
A diretora Helena Guedes explicou que a escola conta com um banco de 32 instrutores capacitados, oriundos do próprio quadro de pessoal do Iapen. “Os instrutores são todos do Iapen, tanto da área operacional, quanto da área administrativa. São ministrados cursos nas áreas humanas e operacionais como armamento e tiro, técnicas de escolta, dentre outros”, afirmou.
Comentários
Cotidiano
Galvez terá o Operário/MS como adversário na 2ª fase do Brasileiro

Foto Gilson Melo: Galvez terá uma sequência de partidas decisivas
Depois de conquistar uma classificação de maneira inédita com três vitórias na primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino A3, o Galvez terá o Operário, do Mato Grosso do Sul, como adversário na segunda fase.
O primeiro jogo será disputado no estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 17 deste mês e o segundo confronto será na Arena da Floresta, dia 24.
Decidir em casa
Galvez vai ter a vantagem de fazer o segundo jogo em casa porque terminou a primeira fase como líder do grupo A1.
“Os números do Galvez são expressivos. Fizemos nove gols e tomamos quatro. A vantagem de decidir em casa foi conquistada”, comentou o presidente do Galvez, Igor Oliveira.
Brasileiro e Copa do Brasil
O elenco do Galvez volta aos treinamentos na próxima terça, dia 13, no campo do Sesc.
O técnico Maurício Carneiro vai começar a preparar a equipe para um mês de jogos decisivos, os duelos contra o Operário pelo Brasileiro e o confronto diante do Ypiranga, do Amapá, pela Copa do Brasil.
Comentários
Cotidiano
Tuna Luso bate o Manaus e volta à liderança do grupo A1

Foto Glauber Lima: O atacante Ronaldy marcou um dos gols da Tuna em Belém
A Tuna Luso bateu o Manaus por 3 a 0 neste domingo, 11, no estádio do Souza, em Belém, no Pará, e voltou à liderança do grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D com 9 pontos. Jayme (2) e Ronaldy marcaram os gols da Águia Guerreira.
Empate em Manaus
Manauara e Águia de Marabá fizeram um jogo muito movimentado neste domingo, 11, no estádio Ismael Benigno (Colina), em Manaus, no Amazonas, mas não saíram do 0 a 0.
Fecha na quarta
A 4ª rodada do grupo A1 do Brasileiro da Série D será fechada na próxima quarta, 14, no estádio Zerão, em Macapá, no Amapá, com duelo entre Trem e Humaitá.
Classificação do grupo A1
1º Tuna Luso/PA 9 Pts
2º Manauara/AM 8 Pts
3º Águia de Marabá/PA 8 Pts
4º Independência/AC 7 Pts
5º Manaus/AM 5 Pts
6º Trem/AP 2 Pts
7º GAS/RR 1 Pt
8º Humaitá/AC 0 Pt
Comentários
Cotidiano
Elenco do Humaitá embarca e vai tentar a 1ª vitória em Macapá

Foto Glauber Lima: Erismeu Silva ainda espera a chegada de reforços no Humaitá
O elenco do Humaitá embarca nesta segunda, 12, para Macapá, no Amapá, e na quarta, 14, enfrenta o Trem no estádio Zerão, a partir das 18 horas (hora Acre), no fechamento da 4ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D.
Fechou no sábado
Os jogadores do Tourão fizeram o último treinamento no sábado, 10, no campo do Airton. A equipe acreana ocupa a última colocação do grupo A1 sem nenhuma vitória no torneio.
Fora lista
O volante Rodrigo Lamar e o atacante Alê Júnior estão fora da lista para o confronto contra o Trem. Os dois atletas resolveram priorizar os treinamentos na equipe Sub-20.
Você precisa fazer login para comentar.