Acre
Servidores da saúde cruzam os braços no hospital de Brasiléia
Alexandre Lima
Os servidores da saúde que trabalham no Hospital de Clinicas Raimundo Chaar, localizado na cidade de Brasiléia, resolveram que irão cruzar os braços após deliberarem e concordar com as normas exigidas pela Categoria, conforme vem sendo negociado na Capital.
Além de pressionar o Governo para que o acordo coletivo do Pró-saúde realizado entre os servidores e o Estado em março deste ano seja encaminhado para votação na Assembleia Legislativa, o hospital de Brasiléia vem sendo esquecido pelo poder público.
Conforme já foi denunciado em datas passadas, o hospital de Brasiléia vem passando por problemas internos, estruturais e outros, ao ponto de faltar equipamentos, medicamentos, sendo necessário realizarem ‘cotinha’ para comprar material básico e poderem trabalhar.
Está inserido no protesto, melhorias internas, salários, segurança. O Sindicato alega ainda que os servidores estaduais e municipais de Saúde estão sem ajuste nos salários desde 2011, outra reivindicação é a aposentadoria especial: “Nós queremos paridade e integralidade, o governador ficou de fazer um estudo sobre isso e nos trazer uma resposta, mas não isso aconteceu. Outro ponto é uma resposta sobre os 3.100 servidores que foram excluídos do PCCR e perderam todas as vantagens da carreira, estamos aqui hoje buscando respostas”, disse João Batista.
Mesmo com a presença dos servidores na unidade de saúde, os atendimentos em Brasiléia estão resumidos à emergência. Durante esta sexta-feira (21), iria acontecer uma reunião no gabinete do governador para tratar das negociações da categoria.
A reunião para avaliação dos avanços pactuados em negociação, que aconteceu nesta sexta feira apresentou o compromisso da equipe de governo em firmar os reajustes, a incorporação e a negociação sobre a situação dos servidores irregulares, bem como rever , junto a PGE, a situação das aposentadorias especiais e pró-saude.
A enfermeira Ângela Viana, refere que as negociações vem sendo protelada ao longo de meses e até o momento não constatou resultados concretos, “Vamos permanecer em estado de alerta, caso o resultado esperado não aconteça até dia 29, iremos pra rua. A população tem que saber as reais condições em que trabalhamos,o hospital Raimundo Chaar, que é referencia regional, não tem praticamente nada,o risco é para funcionários e usuários pois nossa saúde está na UTI, prestes a entrar em óbito”, enfatiza.
Comentários
Acre
Rios do Acre seguem acima da média histórica e mantêm autoridades em alerta no fim de janeiro
Boletim da Sema aponta níveis elevados nas principais bacias do estado, reflexo das chuvas intensas registradas desde o início do ano.

Comentários
Acre
Indígena Puyanawa fica ferido após disparo acidental durante caçada no interior do Acre
Espingarda teria caído e disparado acidentalmente na Terra Indígena, em Mâncio Lima; vítima sofreu fratura e foi levada ao Hospital do Juruá.

Comentários
Acre
Boletim indica precipitações intensas e continuidade das chuvas até fevereiro

O Acre enfrenta um dos meses de janeiro mais chuvosos dos últimos anos, com acumulados expressivos registrados em todas as regiões do estado. Dados do Boletim do Tempo nº 14, divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) nesta segunda-feira (26), mostram que, entre 1º e 26 de janeiro de 2026, vários municípios ultrapassaram com folga as médias climatológicas esperadas para todo o mês.
Segundo o levantamento, Brasiléia lidera o ranking de chuva acumulada, com 670,8 milímetros, seguida por Rio Branco, que já soma 542,4 mm. Também se destacam os volumes registrados em Manoel Urbano (418,8 mm), Jordão (344,8 mm), Assis Brasil (308,4 mm), Xapuri (300,4 mm) e Porto Acre (299,4 mm). Em praticamente todos esses municípios, os índices superam as médias históricas para o período, reforçando o cenário de chuvas acima do normal em 2026.
Além dos dados por município, estações e comunidades rurais também registraram acumulados elevados. Locais como Colônia Dolores (388,2 mm), Seringal Guarany (343,6 mm) e Seringal São José (308,8 mm) figuram entre os pontos com maior volume de precipitação no início do ano, evidenciando que as chuvas têm sido bem distribuídas tanto em áreas urbanas quanto rurais.
Previsão semanal mantém cenário de muita chuva
A tendência, segundo a Sema, é de continuidade das chuvas nos próximos dias. A previsão semanal, válida para o período de 26 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026, indica volumes entre 50 mm e 150 mm em grande parte do estado. O prognóstico do modelo NCEP/GFS aponta ainda anomalia positiva de precipitação, ou seja, chuvas acima do esperado para esta época do ano em boa parte do território acreano.
Esse cenário reforça o estado de atenção das autoridades, especialmente em regiões cortadas por grandes rios, já que o excesso de chuva contribui para a elevação gradual dos níveis fluviais. Por outro lado, o volume elevado de precipitação ajuda a reduzir riscos ambientais associados à estiagem, como queimadas e incêndios florestais.
A Sema destaca que o monitoramento hidrometeorológico segue contínuo e que novos boletins serão divulgados para acompanhar a evolução das chuvas e seus impactos. A orientação é para que a população fique atenta aos comunicados oficiais, especialmente em áreas historicamente suscetíveis a alagamentos e cheias.



Você precisa fazer login para comentar.