Conecte-se conosco

Geral

Servidores da prefeitura passam por capacitação de Educação Ambiental em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Centro Brasileiro para a Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável (CBCN), visa qualificar um grupo de 40 servidores municipais para atuarem em ações de educação ambiental pelos bairros de Cruzeiro do Sul. Após a qualificação, o grupo de servidores iniciará ações educativas nos bairros com maiores índices de malária e dengue.

A qualificação dos servidores das secretarias municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente aconteceu neste final de semana. Foi ensinado conceitos básicos ambientais para a coleta, divisão e reaproveitamento do lixo.

A servidora da Secretaria de Educação, Marineis da Silva, falou sobre a oficina.

“Aprendi muita coisa sobre o nosso meio ambiente. A partir desses novos conhecimentos vai ser possível chegar em meu bairro e dizer para os meus vizinhos a forma correta de cuidarmos do nosso lugar.”

O Diretor Operacional da ONG CBCN, Panthio Carreiro, frisou que a parceria firmada com a Prefeitura Municipal visa manter profissionais qualificados no processo de desenvolvimento ambiental de Cruzeiro do Sul.

“Nossa parceria com a Prefeitura Municipal tem o objetivo de inserirmos servidores de todas as secretarias municipais nos programas de ações voltadas à educação ambiental. E essa oficina vai preparar essas pessoas para atuarem nos bairros que moram em ações preventivas e educacionais.”.

Edna Fonseca, secretária adjunta de Meio Ambiente afirmou que é extremamente importante ações para conscientizarem o cidadão a cuidar melhor do ambiente em que vive.

“Juntamente com nossos parceiros está sendo possível qualificar nossos servidores e deixá-los no mesmo nível de conhecimento de nossos técnicos especializados. Pois, sabemos que é através da educação que iremos conscientizar as pessoas a cuidarem melhor do lixo e do lugar onde vivem”, disse ela.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Tudo Viagem

LATAM e Iberia passam a reconhecer benefícios de fidelidade em voos entre América do Sul e Europa

Publicado

em

Viajar entre a América do Sul e a Europa ficará mais vantajoso para passageiros frequentes da LATAM e da Iberia. As duas companhias anunciaram a ampliação do acordo entre seus programas de fidelidade, permitindo que clientes do LATAM Pass e do Iberia Club tenham seus benefícios reconhecidos ao voar com a empresa parceira, conforme a categoria e as regras de cada país.

A medida vale para voos operados pela LATAM, Iberia e afiliadas, como a Iberia Express, e garante vantagens já associadas aos programas de origem do passageiro. Entre elas estão prioridade no check-in, no embarque e na retirada de bagagens, além de franquia adicional e seleção de assentos, respeitadas as normas locais. Lembrando que a LATAM tem voos diretos de Rio Branco para Brasília e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Benefícios cruzados e acúmulo de pontos

O acordo também amplia o acesso a salas VIP nos aeroportos, oferecendo mais conforto durante a viagem. Passageiros da LATAM poderão utilizar lounges da Iberia, enquanto clientes da companhia espanhola terão acesso às salas da LATAM, de acordo com sua categoria no programa de fidelidade.

Além dos serviços em solo, o acúmulo de pontos passa a ser recíproco. Associados do LATAM Pass continuam somando milhas e pontos qualificáveis em voos da Iberia, enquanto membros do Iberia Club passam a acumular Avios e pontos Elite ao viajar com a LATAM. A cada trecho, o passageiro mantém o vínculo com seu programa original.

A partir de 1º de fevereiro de 2026, clientes do LATAM Pass ainda receberão bônus adicionais de milhas em passagens comercializadas pela Iberia e operadas pela LATAM e suas afiliadas, de acordo com a categoria do associado. A iniciativa integra o novo benefício LATAM Pass Global Experience.

Segundo as empresas, a ampliação do acordo busca oferecer uma experiência mais integrada e consistente ao viajante, especialmente em rotas entre a América Latina e a Europa. O reconhecimento mútuo dos programas fortalece a conectividade internacional e amplia as opções para passageiros frequentes.

Firmada originalmente em 2016, a parceria entre LATAM e Iberia entra agora em uma nova fase, com foco na fidelização e na valorização do cliente. A expectativa é de que a iniciativa beneficie milhões de associados dos dois programas, consolidando a cooperação entre os grupos no mercado internacional.

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil de Tarauacá ouve testemunhas para investigar naufrágio que matou jogador de futsal

Publicado

em

Jonatas Fadell Neves, 36 anos, morreu após barco bater em balseiro no Rio Tarauacá na última terça (13); delegado afirma que ainda é cedo para apontar falhas ou excesso de passageiros

Jonatas desapareceu no último dia 13 após o naufrágio da embarcação em que viajava com outros cinco jogadores do time Nápoles, a caminho do município de Jordão, onde a equipe participaria da Copa São Sebastião. Foto: captada 

A Polícia Civil de Tarauacá está colhendo depoimentos para esclarecer as circunstâncias do naufrágio que matou o jogador de futsal Jonatas Fadell Neves, de 36 anos, na última terça-feira (13). O acidente ocorreu quando a embarcação que transportava a equipe bateu em um balseiro (tronco à deriva) no Rio Tarauacá, a caminho de uma competição em Jordão.

O delegado José Ronério informou que já foram ouvidos o motorista do barco e alguns jogadores, mas ainda falta ouvir o dono do time. Ele ressaltou que o caso é muito recente e que ainda não é possível confirmar se houve falhas na embarcação ou excesso de passageiros.

Polícia Civil de Tarauacá apura fatores que levaram ao acidente do qual Jonatas Fadell Neves, de 36 anos, foi vítima. O motorista do barco, cinco jogadores e o dono do time devem ser ouvidos. Foto: captada 

A morte do atleta, conhecido como “Poeta”, gerou comoção no município e na região. O corpo foi resgatado com ajuda de moradores e encaminhado ao IML. A investigação segue em andamento para determinar responsabilidades e condições de segurança da viagem fluvial.

O tenente João Gonzaga, do Corpo de Bombeiros de Tarauacá, disse que o cadáver estava parcialmente enterrado às margens do rio. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça marca júri popular de acusados por morte de sobrinho-neto da ministra Marina Silva no Acre

Publicado

em

André de Oliveira e Denis Tavares serão julgados em 3 de março; crime ocorreu em fevereiro de 2024 dentro de casa da vítima, em Rio Branco

Os acusados teriam arrombado a porta e efetuado três disparos de arma de fogo. André foi preso na posse de uma pistola calibre 40, a mesma utilizada no crime. Os envolvidos foram presos sete meses após o crime.

A Justiça do Acre definiu para 3 de março a data do júri popular de André de Oliveira da Silva e Denis da Rocha Tavares, acusados de matar Cauã Nascimento Silva, de 19 anos, sobrinho-neto da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O crime ocorreu em fevereiro de 2024, dentro do quarto da vítima em Rio Branco.

Os acusados foram pronunciados a júri em outubro de 2025. Segundo as investigações, eles arrombaram a porta e efetuaram três disparos. André foi preso com uma pistola calibre 40, mesma arma usada no crime. A polícia apurou que o motivo seria uma disputa entre facções, embora Cauã não tivesse passagem policial.

O delegado Cristiano Bastos afirmou na época que a vítima “não era de facção até então, mas passou a andar com o pessoal que tinha tomado a região” e acabou sendo alvo. A prisão preventiva dos dois foi mantida na audiência de custódia de maio de 2025. O julgamento ocorrerá quase dois anos após o homicídio.

Comentários

Continue lendo