Flash
Será que nos ouvem? Pessoas dizem sentir ‘medo’ ao ver no smartphone anúncios de temas que acabaram de conversar
Pesquisa mostra que 53% dos norte-americanos relatam já ter visto publicidade de coisas que não pesquisaram no telefone
Uma série de estudos revelou certas técnicas usadas por empresas para ouvir nossas conversas e criar anúncios baseados nelas.
Com base nisso, uma pesquisa identificou como donos de smartphone se sentem quando identificam um anúncio que parece ter sido gerado com base em conversas que nem chegaram a se tornar mensagens.
Um estudo feito em março pela NordVPN, empresa que opera uma rede virtual privada global, mostrou que muitos usuários reagiram com “medo” ao perceberem um anúncio do tipo.
A pesquisa foi feita em 11 países, e revelou que 53% dos norte-americanos já notaram propaganda de um produto ou serviço sobre o qual falaram recentemente ou viram na TV, mas não pesquisaram em nenhum dispositivo. No Reino Unido esse número chega a 45%, enquanto Canadá e Austrália tiveram resultados de 33% e 37%, respectivamente.
Mas a reação do público foi diferente em cada país, como mostrou a empresa. Entre os britânicos, 49% disseram se sentir “seguidos” ao notar uma propaganda do tipo, um índice bem maior que os 39% dos que moram nos Estados Unidos.
Também no Reino Unido, 13% dos entrevistados revelaram que sentem “medo” ao perceberem esses anúncios, diferente dos 20% de norte-americanos que afirmaram se sentirem “felizes” com publicidade direcionada dessa forma.
Anúncios do tipo ocorrem com o chamado “rastreamento entre dispositivos”, que captam sinais ultrassônicos inseridos em peças publicitárias em veiculadas em outros equipamentos.
Outros dados do estudo mostraram que anúncios do tipo aparecem mais em smartphones (78%, na média) e cerca de 64% das pessoas não sabem mexer nas configurações do telefone para alterar as permissões de um aplicativo potencialmente invasivo.
Como evitar a coleta do tipo.
Existem várias maneiras de diminuir e evitar essa vigilância. A mais simples é revogar permissões de alguns aplicativos. O importante é proibir certos aplicativos de acessar informações de microfone, o que bloqueia em teoria bloqueia a coleta de áudio.
Isso é feito de forma relativamente fácil nas Configurações de privacidade do aparelho.
É importante também ficar atento quando um app usa seu microfone — no Android, um ícone verde aparece no canto superior direito da tela; no iPhone, a cor é laranja.
Outra boa possibilidade é contratar uma VPN para impedir que o rastreamento por IP seja usado, uma vez que essas redes virtuais usam criptografia para mascarar esses registros.
A proteção garante que cada dispositivo trafegue em uma rede própria, e evita que as informações sejam cruzadas, em muitos casos.
Comentários
Flash
Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá
Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local
Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.
O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.
Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.
Comentários
Flash
Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas
Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.
Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.
A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.
A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.
Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.
” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.
O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu
Comentários
Flash
Justiça revoga progressão de regime de preso condenado por tortura e determina exame criminológico
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre revogou a progressão de regime concedida a Jefson Castro da Silva Ferreira, condenado a sete anos de prisão por torturar o morador em situação de rua Renan de Souza, conhecido como “Nego Bau”. A decisão atendeu a um recurso do Ministério Público Estadual.
Jefson Castro foi condenado em setembro de 2023 por tortura, crime no qual a vítima teve um dos dedos decepado por um golpe de terçado. Em novembro do mesmo ano, ele progrediu do regime fechado para o semiaberto, após decisão da Vara de Execuções Penais.
No entanto, o Ministério Público recorreu contra a medida, argumentando que a progressão foi concedida sem a realização do exame criminológico, exigido pela Lei 14.843/24, publicada no Diário Oficial em abril de 2024.
O relator do caso, desembargador Elcio Mendes, votou pela revogação da progressão de regime, sendo acompanhado pela presidente da Câmara Criminal, desembargadora Denise Castelo Bonfim. O desembargador Francisco Djalma foi contrário à decisão, mas ficou vencido no julgamento.
Com a decisão, Jefson Castro retorna ao regime fechado e só poderá progredir para o semiaberto após passar pelo exame criminológico.
Renan de Souza, o “Nego Bau”, morreu em janeiro de 2022, vítima de uma parada cardíaca.
Você precisa fazer login para comentar.