Flash
Senadora Mailza Gomes promove entrega de livros para o Acre
Constituição em Miúdos, Marco Legal da Primeira Infância e estatutos compõe os kits com cinco livros; obras serão distribuídas gratuitamente em Rio Branco e municípios do interior
O Acre recebe uma coleção de livros sobre a Constituição Federal e estatutos. Os títulos escolhidos pela senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC) e produzidos pela gráfica do Senado Federal vem com cinco obras: Marco Legal da Primeira Infância, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Código de Proteção e Defesa do Consumidor e Constituição em Miúdos – resumo da Constituição Federal (CF) de 1988.
Os kits gratuitos começaram ser distribuídos em escolas, bibliotecas públicas, conselhos tutelares, centros de referencias e assistência social (CRAS) de Rio Branco e municípios do interior.
A senadora explica que essa distribuição é também fruto de um desejo de compartilhar conhecimento e informar “A leitura deve ser incentivada sempre. Nosso objetivo é que sejam auxiliares às pessoas que desconhecem os estatutos e CF e muitas vezes sofrem com a falta de informação. Disponibilizo as obras para conscientizar e informar a todos sobre seu direitos como cidadão. Queremos promover cidadania através da leitura”, enfatizou.
Exemplares já foram entregues na abertura do evento Famílias Fortes, em Rio Branco, na Divisão de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Educação e Esporte, Conselho Tutelar de Rio Branco e Plácido de Castro e escolas estaduais de Senador Guiomard.
DAS OBRAS
O Estatuto da Criança e do Adolescente, conhecido como ECA, traz à lei que estabelece e garante proteção integral à criança e ao adolescente como o direito a vida e a saúde, educação, cultura e lazer, adoção e liberdade.
O Marco Legal da Primeira Infância traz a lei que estabelece princípios e diretrizes sobre as crianças, do nascimento aos 6 anos, e o que deve determinar a formulação e implementação de políticas públicas para a primeira infância.
O Estatuto do Idoso traz orientações e cuidados para com a saúde e medidas de proteção com terceira idade. No estatuto, estão citados os direitos fundamentais aos cidadãos com idade a partir de 60 anos, entre eles: direito à vida, à liberdade.
Já o Código de Proteção e Defesa do Consumidor aborda direitos, práticas abusivas, cobrança de dívidas, da reclamação e obrigação das empresas prestadoras de serviço com clientes.
A Constituição em Miúdos traz os temas abordados na Constituição Federal de 1988 numa linguagem simples e acessível.
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.









Você precisa fazer login para comentar.