Senador Sérgio Petecão propõe o fim da contribuição sindical compulsória

De acordo com o projeto, para que a atividade sindical seja plena a contribuição não deve ser obrigatória

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) apresentou, nesta quarta-feira (19), projeto de Lei do Senado que estabelece que o imposto sindical, também chamado de contribuição sindical, seja pago somente por trabalhadores sindicalizados. Atualmente, o pagamento é obrigatório mesmo para quem não é filiado aos sindicatos.

A medida visa alterar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), e define que a contribuição sindical seja devida apenas por trabalhadores, empregadores, autônomos e profissionais liberais filiados aos sindicatos.

Segundo o senador, essa é uma forma de iniciar um processo de aproximação dos sindicatos com a realidade e com os seus associados, garantindo que o trabalhador opte em pagar ou não para financiar a atividade do sindicato que representa sua categoria.

“É importante que o projeto seja colocado em discussão. Particularmente, entendo que devemos dar essa opção ao trabalhador, que é o maior interessado em saber com o que se contribui e para onde se destina essa contribuição”, diz Petecão.

O parlamentar ressaltou ainda que o nome “contribuição” sugere ser uma iniciativa voluntária, mas é cobrada de forma impositiva. “Se há liberdade sindical, o trabalhador não sindicalizado deverá optar pelo pagamento. Muitos pagam porque a Lei obriga, e não há como se insurgir contra isso. É uma contradição do modelo sindical atual”, diz Petecão.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima