Corpos de presos mortos em rebelião no AC são identificados por parentes

Familiares foram até o IML identificar corpos de detentos nesta sexta (21).
Rebelião ocorreu nesta quinta-feira (20) no presídio de Rio Branco.

G1

Os quatro detentos mortos na rebelião que ocorreu nos pavilhões J, L e K do Complexo Penitenciário Francisco D’Oliveira Conde, já foram identificados por familiares no Instituto Médico Legal (IML), na manhã desta sexta-feira (21). Na quinta (20), durante a entrega de marmitas no presídio, os presos se rebelaram e tomaram conta de três pavilhões da FOC. Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) entraram na unidade e, inicialmente, conseguiram retomar os pavilhões L e K. O Pavilhão J foi o último a ser controlado.

Corpo de Benevenuto Lima, de 27 anos, foi reconhecido
pela irmã (Foto: Iryá Rodrigues/G1)

Benevenuto Lima, de 27 anos, foi o primeiro a ser reconhecido. A irmã dele, Zilda Lima, de 30 anos, disse que ficou sabendo da morte do irmão após fotos espalhadas pelas redes sociais. Ela saiu de Senador Guiomard para reconhecer o corpo do irmão. Ele morreu ainda dentro da FOC.

“Ninguém espera que aconteça isso. Tantos policiais e deixam acontecer isso. Queremos justiça, porque sei que ele estava pagando por um crime que cometeu, a gente entende, mas ele não merecia ser assassinado dessa forma. Ele pedia a Deus todos os dias para sair, dizia que ia mudar”, desabafa a mulher.

Antônio Carlos Alves da Rocha Filho, 22 anos, também
foi reconhecido nesta sexta (21) (Foto: Iryá Rodrigues/G1)

Antônio Carlos Alves da Rocha Filho, 22 anos, também morreu dentro da unidade penitenciária. Muito abalada a mãe dele não quis se identificar, mas informou que reconheceu o filho por um vídeo que circulou nas redes sociais.

A mãe conta ainda que Rocha estava preso no pavilhão J e respondia pelo crime de homicídio há dois anos.

Cleidson Silva de Souza, de 30 anos, morreu no
Huerb ainda na noite desta quinta (20)
(Foto: Iryá Rodrigues/G1)

O preso Cleidson Silva de Souza, de 30 anos, levou um tiro dentro do presídio e foi levado para o Huerb e morreu ainda na noite da quinta (20).

Segundo a esposa, que não quis se identificar, ele estava preso por porte ilegal de armas e cumpria pena no Pavilhão J há nove meses. Ele deixou três filhos, de quatro,sete e 12 anos. A família disse que ficou sabendo do ocorrido pelas redes sociais.

Edson Silva de Almeida, de 25 anos, é de Brasileia,
interior do Acre (Foto: Iryá Rodrigues/G1)

Edson Silva de Almeida, de 25 anos, está entre os três presos que foram mortos dentro da FOC. Segundo informações do tio, o missionário Sebastião Gomes, de 39 anos, Almeida foi preso há quatro meses porque descumpriu uma medida do regime semiaberto. O tio não soube informar por qual crime o detento estava preso, mas afirma que ele “tinha uma vida complicada”.

Almeida é da cidade de Brasiléia. O tio diz que, como é o único familiar que está em Rio Branco, precisou ir ao IML para fazer o reconhecimento. Inicialmente, ele não conseguiu reconhecer Almeida por uma foto mostrada por um servidor do IML e precisou olhar o corpo para poder identificar corretamente e repassar a informação para a família que, segundo ele, está aflita por informações em Brasiléia, no interior do Acre. O corpo vai ser trasladado para a cidade da vítima.

Briga de facções no Acre
Desde domingo (16), o Acre registra uma onda de execuções que, segundo o secretário da Segurança, Emylson Farias, tem ligação com a briga entre duas facções rivais. O estopim dessa guerra aconteceu na noite de terça-feira (18), quando ao menos 25 criminosos de um grupo organizado armaram uma emboscada para matar presos do semiaberto ligados a uma facção rival. Quatro pessoas foram feridas e apenas um criminoso preso.

O ataque aconteceu na Unidade Prisional 4 (UP-4), quando os presos voltavam para dormir na unidade. No dia seguinte, o governo acionou 500 homens do Exército, destes 200 ficaram em Rio Branco e o restante em cidades da fronteira. Além disso, os 380 da chamada “Papudinha” foram  liberados do pernoite até esta sexta-feira (21).

O presídio Francisco d’Oliveira Conde (FOC) também registrou um início de motim na quarta-feira (19). O motim iniciou no pavilhão I, conhecido como “Chapão”, onde ficam os sentenciados. A assessoria do Iapen confirmou que um grupo de presos começou a bater nas grades e a gritar, mas a situação foi contida a tempo. A visita íntima foi suspensa devido ao ataque registrado na noite anterior.

Na quinta-feira (20), uma briga durante o banho de sol no FOC deixou um ferido em Rio Branco. A Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp-AC) informou que os presos usaram estoques durante a confusão no pátio da unidade.

No mesmo dia, durante a entrega de marmitas no presídio, os presos se rebelaram e tomaram conta de três pavilhões da FOC. Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) entraram na unidade e, inicialmente, conseguiram retomar os pavilhões L e K. O Pavilhão J foi o último a ser controlado. Após a rebelião, em coletiva, o governo afirmou que dois carcereiros foram presos sob suspeita de fornecer armas para presos atuarem no complexo.

No total, quatro presos morreram. Um chegou a ser socorrido no Hospital de Urgência e Emergência, mas não resistiu. Além disso, 19 ficaram feridos.


MATÉRIAS RELACIONADAS:

Giro localiza foragido da Justiça e apreende menor com drogas e faca em Brasiléia

PM e Polícia Civil apreende três menores e um maior que furtaram casa de vereadora

Homem quase perde orelha durante tentativa de homicídio em Brasiléia

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima