Acre
Senador Guiomard celebra aniversário com grande festa popular e presença de autoridades

O município de Senador Guiomard celebrou seu aniversário com uma grande festa marcada por união, patriotismo e participação popular. A prefeita Rosana Gomes, ao lado do vice-prefeito Ney do Miltão, recebeu diversas autoridades estaduais e federais durante a programação que reuniu mais de três mil pessoas na Avenida Castelo Branco, que foi interditada especialmente para o evento.
Entre os presentes, estavam o governador Gladson Cameli, os deputados federais Antônia Lúcia, Socorro Nery e Meire Serafim, além do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Júnior, e o deputado estadual Alenilson Cunha. O presidente da Câmara de Vereadores, Leno da Bonal, discursou em nome do legislativo municipal, elogiando a condução harmoniosa da prefeita Rosana e parabenizando pela organização da festa.
Sob uma grande tenda montada para proteger o público do sol forte, a cerimônia teve como ponto alto o tradicional desfile cívico-militar. O 7° Batalhão de Engenharia de Construção (7° BEC) abriu a apresentação, seguido pelo Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental, Escola Militar 15 de Junho, e as instituições de ensino Aldaci Simões e Dom Pedro II. Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação dos alunos da Escola Manoel Gonzaga, que cantaram o hino da cidade e foram aplaudidos.

Durante seu discurso, o governador Gladson Cameli parabenizou a prefeita Rosana Gomes pela lealdade e parceria com o governo estadual. Em resposta, a prefeita destacou o compromisso com os moradores do município: “Nosso segundo mandato será inesquecível porque estamos trabalhando com amor e responsabilidade por cada cidadão.”
Ao final das celebrações, 49 bolos foram cortados e distribuídos ao público, simbolizando a alegria e união que marcaram mais um aniversário de Senador Guiomard.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.