Geral
Senac Acre moderniza ensino de saúde em Cruzeiro do Sul com simulador realístico

O Senac Acre promoveu na terça-feira, 10, e quarta-feira, 11, capacitação intensiva para utilização do boneco de simulação eletrônica-realística, na unidade de Cruzeiro do Sul. A iniciativa conduzida pela Laerdal, empresa fornecedora do equipamento, contou com a participação de orientadores segmento de saúde da instituição no município.
A ação, coordenada pelo Departamento Nacional do Senac, faz parte da segunda fase do Programa Nacional de Inovação para a área da saúde no estado, iniciado em janeiro na unidade de Rio Branco. O objetivo é modernizar o ensino técnico e profissionalizante utilizando tecnologias avançadas para melhorar a formação prática dos alunos.
A supervisora educacional de saúde do Senac Acre Karen Lohanna Mesquita, detalhou que os orientadores da instituição receberam instruções detalhadas sobre o uso do equipamento que é capaz de simular casos clínicos, patologias e monitorização. “No primeiro momento, foi feita a instalação e configuração do equipamento. Na sequência, ocorreram simulações realísticas, nas quais os docentes aprenderam a trabalhar com cenários de aprendizagem voltados para a área hospitalar”, explicou.
Além do simulador, a capacitação incluiu o treinamento para o uso do software Bora Interactive, que permite criar cenários virtuais aplicáveis às aulas. “Esse software e o simulador são ferramentas complementares. Os docentes foram capacitados para configurar e utilizar ambos, visando proporcionar uma experiência educacional mais completa aos alunos”, acrescentou Mesquita.
A orientadora educacional do Senac Cruzeiro do Sul Samili Nascimento Silva, revelou que a capacitação trouxe novas perspectivas para o desenvolvimento dos cursos: “É uma tecnologia excepcional. Vai agregar de maneira grandiosa aos nossos cursos. Trabalho no Senac desde 2018 e viver isso me deixa de coração esperançoso para um futuro melhor para nossos alunos”, afirmou.
A capacitação reforça o compromisso do Senac Acre com a inovação e o aprimoramento das práticas pedagógicas na área da saúde, preparando seus alunos para desafios reais do mercado de trabalho.
AVISO LEGAL: As informações existentes nessa mensagem e nos arquivos anexados são para uso restrito, sendo seu sigilo protegido por lei. Caso não seja destinatário, saiba que leitura, divulgação ou cópia são proibidas. Favor apagar as informações e notificar o remetente. O uso impróprio será tratado conforme as normas da empresa e a legislação em vigor.
Comentários
Geral
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco
Polícia apreendeu cocaína, skank e materiais usados no fracionamento dos entorpecentes

Comentários
Geral
Incêndio destrói casa de madeira e atinge residência vizinha em Rio Branco
Fogo ocorreu no bairro Wanderley Dantas; não houve feridos

Comentários
Geral
Morador de rua preso por estupro em Rio Branco é reincidente e já havia estuprado duas adolescentes em 2013
Paulo Rafael, 39 anos, foi preso em flagrante após invadir apartamento e violentar mulher no bairro Isaura Parente, em Rio Branco; ele já havia sido condenado por crime similar em 2013

Durante pesquisas pelo sistema da polícia, a equipe descobriu que o suspeito foi preso há 11 anos pelo estupro de duas adolescentes. Foto: cedida
A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Paulo Rafael Chagas Fernandes, de 39 anos, morador em situação de rua e com histórico de reincidência em crimes sexuais. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara das Garantias em audiência de custódia nesta sexta-feira (16), um dia após ele ser preso em flagrante pelo estupro de uma mulher no bairro Isaura Parente, em Rio Branco.
Segundo a polícia, a vítima retornava da academia quando foi surpreendida por Paulo Rafael, que portava uma faca. Apresar violentá-la sexualmente, ele roubou pertences do apartamento e fugiu, sendo preso pouco depois na Avenida Antônio da Rocha Viana. Na Delegacia da Mulher, o acusado confessou o crime.
Em 2013, Paulo Rafael já havia sido condenado por invadir uma residência no bairro Montanhês e estuprar duas adolescentes. Após cumprir parte da pena, retornou às ruas e voltou a cometer crimes.

Imagem da câmera de segurança mostra suspeito no portão do residencial onde a vítima mora. Foto: Reprodução
O morador em situação de rua é reincidente no mesmo tipo de crime. Em 20 de novembro de 2013, ele invadiu uma casa no bairro Montanhês por um basculante e, armado com uma faca, estuprou duas adolescentes, uma delas de 16 anos. Na fuga, ainda roubou objetos da família.
Paulo Rafael foi preso, condenado e cumpriu parte da pena antes de ser liberado. Após deixar a cadeia, passou a viver nas ruas. Em liberdade, voltou a cometer crimes sexuais — o mais recente ocorreu na última quinta-feira (15), quando invadiu um apartamento, estuprou uma mulher e roubou seus pertences.
Prisão do suspeito
Ainda conforme o delegado, a vítima procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), registrou um boletim de ocorrência e foi acompanhada por uma equipe policial até o IML para exames de corpo de delito. Ele foi preso por uma policial que acompanhava a vítima nos procedimentos.
“Estavam sendo feitas diligências para localizá-lo, ela levou o vídeo, que pediu ao proprietário do imóvel, da entrada dele no local e já tínhamos a identificação. Enquanto estávamos tentando prendê-lo, a vítima foi para o IML, a policial viu ele nas proximidades e e deu voz de prisão”, complementou o delegado.
Roberth Alencar destacou que o suspeito resistiu à prisão e foi levado para dentro do IML enquanto a policial aguardava a chegada da viatura para levá-lo à Deam. “Ele estava embriagado, tinha usado o dinheiro dos objetos vendidos, mas ainda estava com um deles em posse, então, temos ali o flagrante configurado”, disse.

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher fica no Segundo Distrito de Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom
















Você precisa fazer login para comentar.