Acre
Seminário debate cobertura vacinal na Região Norte
A aceitação de vacinas ao longo da vida é de importância para a saúde pública global, mas milhões de crianças permanecem subvacinadas ou não vacinadas e vulneráveis a doenças evitáveis por vacina.
Com a preocupação de ampliar as vacinações, o Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), participa nesta segunda e terça-feira, 22 e 23, do seminário intitulado “Hesitação e seu impacto na vacinação na infância e adolescência no contexto covid-19 na Região Norte”, no auditório do Hotel Diff, em Rio Branco, promovido pela Organização Pan-americana da Saúde e o Ministério da Saúde.
O seminário sobre coberturas vacinais na Região Norte tem a presença de especialistas no assunto e a participação dos coordenadores estaduais e nacionais de imunização da região e representantes do Ministério da Saúde.
Para a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, a queda na cobertura vacinal das crianças e adolescentes se tornou uma questão delicada para a saúde.
“Um dos motivos para essa queda é a perda de confiança através da veiculação de informações falsas e até equivocadas sobre vacinação. Creio que o seminário será exitoso e que a união de todas as instituições de saúde provocará o aumento das vacinações em toda a Região Norte e principalmente no nosso estado”, afirmou.
Ao longo da programação, serão discutidos temas como: desafios da vacinação na infância e na adolescência, panorama da vacinação da covid-19 na adolescência, desafios e estratégias para enfrentamento das baixas coberturas vacinais e impacto das fake news.
Comentários
Acre
Brasileia encerra semana dedicada à luta contra malária com ações educativas
A prefeitura de Brasileia encerrou nessa sexta-feira, 25, as atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Malária, com um “pit stop” educativo.
O evento marcou o encerramento de uma semana inteira dedicada à conscientização sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença.
A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, reforçou a importância das medidas preventivas contra a malária
Durante a semana, diversas ações foram realizadas, como palestras em unidades de saúde e na Escola Kairala José Kairala (KJK). Participação no programa de rádio ‘A Hora de Brasiléia’ e gravação de vídeo institucional falando sobre a doença.
Para o secretário de saúde, Francelio Barbosa, as ações realizadas foram essenciais. “Esta mobilização é fundamental através da educação e prevenção, estamos levando informação e destacando a importância de acontecer o combate à malária”, destacou Francelio.
VEJA AS FOTOS:
Comentários
Acre
Justiça manda Ariquemes (RO) retirar nomes de pessoas vivas de bens públicos
A Justiça Federal determinou que a Prefeitura de Ariquemes (RO) retire, em até 15 dias, os nomes de pessoas vivas de sete imóveis públicos, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.
A decisão atende à Lei Federal nº 6.454/1977, que proíbe homenagens a vivos em bens públicos para evitar promoção pessoal de autoridades. Um dos locais afetados é o estádio municipal Gentil Valério, batizado em homenagem ao ex-prefeito ainda vivo.
Cinco escolas e o Centro Administrativo Municipal também deverão ser renomeados em até 90 dias. Segundo o MPF, a prática viola o princípio da impessoalidade previsto na Constituição. A prefeitura deve comprovar à Justiça o cumprimento da ordem. Cabe recurso.
Comentários
Acre
Aos 114 anos, idosa de Sena Madureira recebe nova Carteira de Identidade Nacional

Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) garante cidadania a idosa centenária em Sena Madureira. Foto: cedida.
Maria Justina da Silva, de 114 anos, recebeu nesta semana a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) durante uma edição especial da ação de cidadania realizada pelo governo do Acre.
Moradora do seringal Baturité, na zona rural de Sena Madureira, a idosa foi atendida por uma equipe do Instituto de Identificação da Polícia Civil, que se deslocou até a região para realizar a emissão da segunda via do documento.
“Essa é a missão da Polícia Civil do Acre: servir e proteger, promovendo cidadania e inclusão. Levar a nova carteira de identidade à dona Maria Justina, no meio da floresta, mostra que o nosso compromisso vai muito além dos centros urbanos”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel.

Equipe do Instituto de Identificação durante atendimento a dona Maria Justina, de 114 anos, no seringal Baturité. Foto: cedida.
O diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, ressaltou a importância da nova CIN, que padroniza a identificação em todo o território nacional. “A nova carteira garante mais segurança ao cidadão, usando o CPF como número único. Esse avanço facilita a vida das pessoas e combate fraudes”, destacou.
Atualmente, o Acre é o segundo estado brasileiro com maior emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, com mais de 222 mil documentos já entregues.
Com informações da Agência de Notícias do Acre
Você precisa fazer login para comentar.