Geral
Semeia identifica invasão em Área de Proteção Ambiental de Rio Branco
O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Branco, Carlos Nasserala, juntamente com auditores fiscais da Semeia, do Pelotão Florestal e ainda à convite, o cientista e pesquisador da Universidade Federal do Acre Dr. Foster Braun, estiveram na tarde desta quinta-feira (13) verificando in loco, uma invasão que vem sendo realizada na Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra – Aparis, onde pelo menos 80 famílias estão ocupando a reserva de forma criminosa.
Na visita à Aparis, que ocupa uma área de mais de 900 hectares, foi constatado que os invasores abriram dezenas de clareiras com corte de várias árvores e realizaram queimadas no local para erguer moradias.
Segundo o secretário da Semeia, Carlos Nasserala, o setor jurídico será acionado e assim que os auditores identificarem os invasores, medidas legais serão tomadas para iniciar a desocupação da Aparis e dar início um trabalho de reflorestamento.
“Nós já identificamos algumas clareiras que foram abertas pelos invasores e vamos iniciar um trabalho para poder identificar quem são essas pessoas para tomar as medidas legais cabíveis. A partir dessa visita, nós iremos documentar e encaminhar para a nossa Projuri para tomar todas as medidas necessárias e, claro, reflorestar essas áreas que foram devastadas criminosamente”, pontuou Nasserala
O cientista e pesquisador da Ufac, Dr. Foster Braun, lamentou o que viu e se disse preocupado, tendo em vista que a proteção do bioma é necessária e fundamental para o equilíbrio do nosso ecossistema.
“Já estamos com um desafio enorme em pleno século 21 para manter essas reservas preservadas, em especial nessa parte de Rio Branco. Ajudar a proteger e manter o abastecimento de água que hoje já é um grande desafio. Manter essas reservas intactas, causa um efeito muito positivo, também para o nosso clima. Invadir essas áreas, significa empobrecimento do nosso ambiente e conservar essas áreas são fundamentais, até mesmo para a nossa sobrevivência”, lamentou o cientista.
O secretário Nasserala garantiu também que, a partir dessa identificação da invasão na Aparis, os auditores fiscais da Semeia estarão diariamente no local, visando coibir mais ocupações e notificar quem ainda persiste em se manter na Área de Proteção Ambiental.
Comentários
Geral
Motociclista e pedestre ficam feridos em acidente na Estrada de Porto Acre
Colisão ocorreu em trecho escuro e de pista estreita; vítimas foram socorridas e encaminhadas ao pronto-socorro
O motociclista Marcelo Gonçalves da Silva, de 42 anos, e o pedestre Lirvini Antony Gonçalves de Oliveira, de 20 anos, ficaram feridos após uma colisão na noite desta quinta-feira (30), na altura do km 30 da Rodovia AC-10, nas proximidades da Vila do Incra, em Porto Acre.
De acordo com relatos de moradores, Marcelo pilotava uma motocicleta Honda Fan 125 vermelha no sentido Porto Acre/Vila do Incra quando, ao fazer uma curva, atingiu Lirvini, que caminhava pelo acostamento a caminho de casa. A falta de iluminação e a pista estreita podem ter sido fatores que contribuíram para o acidente.
Com o impacto, o motociclista sofreu escoriações no rosto e nos braços, além de um traumatismo cranioencefálico (TCE) moderado e perda momentânea de consciência. Já Lirvini teve escoriações no joelho esquerdo e um edema com suspeita de fratura no tornozelo.
Motoristas que passavam pelo local prestaram socorro e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico foi enviada para os primeiros atendimentos e encaminhou as vítimas ao pronto-socorro de Rio Branco, onde ambas foram internadas em estado estável.
A Polícia de Trânsito esteve no local para isolar a área e realizar a perícia. A motocicleta foi removida da rodovia após os procedimentos necessários.
Comentários
Geral
Polícia Militar prende homem em flagrante por tráfico de drogas em Tarauacá
Suspeito tentou se desfazer de entorpecentes ao avistar a guarnição, mas foi detido com 67 trouxinhas de cocaína
A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu em flagrante, na noite desta quinta-feira (30), Pablo da Silva Oliveira, de 24 anos, por tráfico de drogas na Baixada do Habitasa, em Rio Branco. O suspeito havia chegado recentemente do município de Tarauacá e já possuía passagens pela polícia por tráfico e participação em organização criminosa.
Durante patrulhamento na Rua Bolívia, uma guarnição do 1° Batalhão avistou Pablo jogando um saco plástico por cima de uma cerca. Devido ao histórico de tráfico de drogas na região, os policiais imediatamente localizaram o material descartado e abordaram o suspeito.
Na revista, foram encontradas 37 trouxinhas de cocaína e um celular. Após uma busca mais detalhada no local, os policiais encontraram um pote contendo mais 30 invólucros da mesma substância, além de um invólucro de maconha e uma balança de precisão.
Diante das evidências, Pablo foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde ficará à disposição da Justiça.
Comentários
Geral
Jovem é agredido pelo irmão após discussão durante bebedeira em Rio Branco
Vítima foi atingida com um celular na cabeça e golpeada com cabo de enxada
Jackson Costa de Souza, de 20 anos, foi agredido pelo próprio irmão após uma discussão na noite desta quinta-feira (30), em uma residência no bairro 6 de Agosto, no Segundo Distrito de Rio Branco.
Segundo relatos de familiares, Jackson estava ingerindo bebida alcoólica quando decidiu ir até a casa do irmão. No local, uma discussão entre os dois começou e, em meio ao desentendimento, o irmão da vítima arremessou um celular contra sua cabeça, causando um corte profundo.
A briga evoluiu para uma luta corporal e, para se defender, o agressor pegou um cabo de enxada e golpeou Jackson, que sofreu ferimentos e reclamava de dores no quadril e nas costas.
Após a agressão, o jovem correu para a casa da mãe e pediu ajuda. Um motorista de aplicativo foi acionado e o levou ao pronto-socorro de Rio Branco, onde recebeu atendimento médico. Seu estado de saúde era estável.
A Polícia Militar e a Polícia Civil não foram acionadas, e o caso não será investigado.
Você precisa fazer login para comentar.