A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) levaram, nesta segunda-feira, 3, o Circuito Ambiental, com atividades educativas em formato de jogos, dinâmicas e exposição, para estudantes da Escola Estadual Ruy Azevedo, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Amapá, em Rio Branco. A atividade ocorreu em alusão ao Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado nesta data.
Em 3 de junho é comemorado o Dia Nacional da Educação Ambiental. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema
Conforme a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, o objetivo central é sensibilizar os estudantes sobre a importância de preservar e conservar a natureza, principalmente pela vivência e proximidade com a Unidade de Conservação Estadual.
“As crianças e jovens aprendem de forma lúdica sobre temas essenciais para uma geração que passa a agir pela conservação e preservação dos recursos naturais para o futuro. É um trabalho integrado entre a Sema, o Imac, e as comunidades e escolas que recebem as nossas ações”, detalhou a gestora.
Foram ofertadas cinco atividades, em salas separadas, durante todo o dia. Entre elas estão o “Tapete Caminhando pelo Acre”, que cria uma trilha para ensinar curiosidades sobre as cidades do Acre e questões ambientais; exposição de vídeos e fotos; o jogo “Teia da Vida”; e a Dinâmica Mata e Roçado.
A ação é executada pelas equipes da Educação Ambiental, Departamento de Unidades de Conservação da Sema e Educação Ambiental do Imac.
Maria Quitéria ao lado do filho, o estudante Maxuell. Foto: João Raphael Gomes/Sema
Educação Ambiental que encanta
Maria Quitéria da Silva é mãe de dois estudantes da escola, uma menina de 7 anos e um menino de 16. De acordo com ela, atividades como essas são de grande importância para o crescimento dos filhos, no que diz respeito à consciência ambiental.
“O Dia da Educação Ambiental e o do Meio Ambiente não deviam ser comemorados em apenas um dia. Devemos ter essa consciência o ano todo, estarmos com os olhares voltados para a natureza sempre. Minha filha também tem olhado mais as questões relacionadas a árvores, ao lixo, meus dois filhos estão mais com essa visão. Morar aqui em uma APA e ter consciência ambiental é fundamental, porque a gente cria mesmo esse amor pelos animais, pelo meio ambiente”, afirmou.
Professora Leila Araújo, que também é coordenadora da Escola Estadual Ruy Azevedo. Foto: João Raphael Gomes/Sema
A professora Leila Araújo, que é coordenadora de Ensino da escola, disse que na instituição há um projeto sobre o meio ambiente. Ela afirma que como a escola está dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), a temática precisa ser difundida ainda mais.
“O meio ambiente deve ser trabalhado todos os dias. Sabemos que as crianças podem difundir a informação de tudo o que aprendem. Elas são como uma flecha que acerta o alvo, porque você trabalha aqui e a criança corre para casa, já vai falar para o pai, mãe o que ela estudou. Então, essa parceria com a Sema e o Imac só veio a engrandecer. Hoje aqui vocês trouxeram ações maravilhosas, inovações. Os alunos gostam dessa coisa criativa, lúdica. Está sendo para a gente um dia muito especial, de poder estar aprendendo com vocês”, afirmou.
Ações foram realizadas em escola localizada na APA Lago do Amapá. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema
Dia Nacional da Educação Ambiental
Educação ambiental atua na sensibilização de crianças, jovens e adultos. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema
O Dia Nacional da Educação Ambiental foi instituído pela Lei nº 12.633, marcando os 20 anos da primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. Atualmente, a data serve para lembrar da importância das ações educativas sobre a temática ambiental.
O famoso DJ Pedrinho Moura, conhecido nacionalmente como “Pedrinho Anão” e por sua participação no Programa Pânico, retorna à Rio Branco e foi recebido pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom nesta sexta-feira (13), no gabinete institucional e no próximo domingo se apresentará no Rio Branco Folia, Tradição e Alegria, para animar a festa de Carnaval de 2026, sendo a atração nacional na festa.
No próximo domingo (15), o DJ Pedrinho Moura, se apresentará no Rio Branco Folia, Tradição e Alegria, para animar a festa de Carnaval de 2026, sendo a atração nacional na festa. (Foto: David Rangel/Secom)
Pedrinho, que se destacou como ajudante de palco, repórter e personagem de esquetes humorísticos no programa, tem conquistado cada vez mais o público acreano. Ele já se apresentou na cidade em diversas ocasiões e afirma estar “quase virando um acreano de coração”, contou.
“Já estou virando um acreano, e a expectativa para o carnaval é maravilhosa, porque são cinco dias de festa e, no domingo, estarei na Praça da Revolução”, afirmou Pedrinho. (Foto: David Rangel/Secom)
“Olha, mais uma vez na cidade de Rio Branco, a expectativa é grande, muito obrigado pelo carinho de todos vocês, que têm por mim. Acho que já é a décima vez que venho aqui em Rio Branco, já estou virando um acreano, e a expectativa para o carnaval é maravilhosa, porque são cinco dias de festa e, no domingo, estarei na Praça da Revolução fazendo aquele grande show para vocês”, afirmou Pedrinho Moura, com entusiasmo, em sua visita à cidade.
Expectativas para o Carnaval
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, também compartilhou sua empolgação com o evento, destacando a importância do carnaval para a cidade.
“O carnaval de Rio Branco é uma grande tradição e traz muita alegria para a população”, evidenciou o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom. (Foto: David Rangel/Secom)
“O carnaval de Rio Branco é uma grande tradição e traz muita alegria para a população. Estamos muito felizes por receber o DJ Pedrinho Moura, que tem uma energia contagiante e irá animar ainda mais a festa deste ano”, evidenciou.
Durante a visita institucional de Pedrinho, estavam também presentes a primeira-dama, Kelen Bocalom, o vereador Matheus Paiva, o secretário municipal da Casa Civil, Valtim José e o secretário Especial de Comunicação, Ailton Oliveira. Todos se mostraram empolgados com a programação do Carnaval 2026, que promete atrair grande público para a cidade e fortalecer a cultura local.
O show de Pedrinho acontecerá no domingo, às 18h30, e promete agitar os foliões com sua mistura de música eletrônica. (Foto: David Rangel/Secom)
O show de Pedrinho acontecerá no domingo, às 18h30, e promete agitar os foliões com sua mistura de música eletrônica e o carisma que conquistou milhões de telespectadores em todo o Brasil.
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Brasileia, emitiu recomendação para orientar a segurança e o controle da entrada de crianças e adolescentes durante o Carnaval no município. O documento também trata de medidas para impedir a venda e o fornecimento de bebidas alcoólicas a esse público nos locais dos eventos.
A recomendação é dirigida a responsáveis por clubes, boates, casas noturnas, bares e demais estabelecimentos que realizem festas e eventos abertos ao público, além dos locais que vendem bebidas alcoólicas. A orientação é para que seja feito controle de acesso, de forma a não permitir a entrada ou a permanência de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsável legal, em desacordo com a portaria judicial em vigor.
O texto orienta que a entrada só seja permitida mediante apresentação de documentos de identificação da criança ou adolescente e de seus pais ou responsável, incluindo os documentos de guarda ou tutela. Caso não haja documentação ou exista dúvida sobre sua autenticidade, o acesso não deve ser autorizado. Quando a criança ou adolescente estiver acompanhado, os pais ou responsáveis devem ser orientados a não deixá-los sozinhos no local.
O MPAC também recomenda que os responsáveis pelos estabelecimentos não vendam, forneçam ou sirvam bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes. A orientação é para que sejam colocados avisos visíveis ao público informando a proibição e que a conduta constitui crime. O documento ainda orienta que os estabelecimentos ajudem a impedir que terceiros ofereçam bebidas a menores dentro dos locais, interrompendo a venda e acionando a Polícia Militar quando a situação for constatada.
Outra orientação é que, havendo dúvida sobre a idade de quem estiver comprando ou recebendo bebida alcoólica, seja solicitado documento de identidade. Também deve ser garantido o acesso dos representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, do Conselho Tutelar e dos órgãos de segurança pública aos eventos, para fiscalização do cumprimento das regras.
Por fim, a recomendação orienta que sejam afixadas, em local visível, cópias da portaria judicial sobre o acesso de crianças e adolescentes aos eventos, assim como da própria recomendação, e que essas informações sejam repassadas ao público no momento da venda de ingressos ou da distribuição de convites.
Vítima foi atingida na cabeça e conseguiu pedir ajuda antes de ser socorrida pelo Samu
Gelson Gomes de Abreu, de 44 anos, foi ferido com golpes de terçado na tarde desta sexta-feira (13), no bairro Rui Lino, em Rio Branco.
De acordo com testemunhas, a vítima estava em via pública quando foi surpreendida por um homem ainda não identificado, que desferiu dois golpes na região da cabeça. Mesmo gravemente ferido, Gelson conseguiu caminhar até a própria residência, localizada na Rua Purus, onde pediu ajuda a familiares e vizinhos.
Após a agressão, o suspeito fugiu e não foi localizado.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico ao local. Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam a vítima ao Pronto-Socorro de Rio Branco. O estado de saúde foi considerado estável.
A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência.
Você precisa fazer login para comentar.