Flash
Sem sistema, madeireiras não conseguem emitir DOF e ficam com carregamento parado no AC
Documento é emitido pelo site do Ibama, que está fora do ar desde terça-feira (23). Ibama diz que sistema deve voltar ao normal ainda nesta quarta-feira (24).

Sem emissão de DOF, madeireiras reclamam de problemas para transporte de madeira no Acre — Foto: Paulo Roberto/Arquivo pessoal
Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco
Madeireiras não estão conseguindo transportar madeira e outros itens de produtos florestais por problemas no site do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para emissão do Documento de Origem Florestal (DOF), necessário para o setor. O sistema está fora do ar desde terça-feira (23).
A reportagem, a assessora do gabinete do Ibama, Melissa de Oliveira Machado informou que o sistema passa por manutenção e que deve voltar ao normal ainda nesta quarta-feira (24).
______________
O engenheiro florestal Paulo Roberto, que trabalha em uma madeireira em Rio Branco, reclamou da situação e disse que os caminhões com carregamento estão parados desde as 15h de terça.
______________
“Se algum caminhão sair da área de manejo sem o DOF, que é emitido pelo site do Ibama, é considerado crime ambiental de transporte ilegal de madeira. Por mais que o manejo esteja legalmente licenciado, para ser feito o transporte da carga de madeira da área de exploração até o pátio da indústria é necessário o DOF. O prejuízo diário para os caminhoneiros é enorme”, disse o engenheiro.
A presidente do Sindicato dos Madeireiros do Acre, Adelaide de Fátima Oliveira, afirmou que no ano passado, somando todos os dias de instabilidade, o sistema para emissão do DOF ficou fora de ar por quase um mês e meio. Ela disse que é preciso ter uma segunda opção para que não fique tudo parado quando o sistema passa por manutenção.
“Isso é um absurdo. Nós temos que ter uma válvula de escape, porque Rondônia, Mato Grosso e Pará, todos têm GS, ou seja, dentro do estado, pelo menos, não para nem para vender para o comércio local, nem para puxar da floresta. E nós não temos essa ferramenta aqui para atender os empresários. O Ibama nos cobra tão caro a questão da legalidade e nos deixa na mão na época que nós mais precisamos, no verão”, reclamou Adelaide.

Caminhões estão com ficam com carregamento parado no Acre — Foto: Paulo Roberto/Arquivo pessoal
Ela ressalta que os empresários estão sendo prejudicados com a situação. “É muito complicado. Acho que as responsabilidades têm que ser de ambas as partes. O comando e controle tem que saber que as empresas têm funcionários, conta de luz, imposto para pagar e compromisso a honra. Se você não honra um contrato, você perde o cliente e ainda paga multa”, afirmou.
O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros e Máquinas Pesadas, Júlio Farias, falou dos prejuízos para a categoria. “Causa prejuízo porque, como não pode circular com a madeira sem ter esse documento, o caminhoneiro acaba ficando parado e, com isso, deixa de faturar, já que recebe por diária”, falou.
Comentários
Flash
Expoacre 2025 terá show de Jorge e Mateus, Zezé de Camargo, Gustavo Lima e Fernanda Brum na noite gospel
O governo do Acre divulgou, nesta quarta-feira, 10, a aguardada programação oficial da Expoacre 2025, que será realizada de 26 de julho a 3 de agosto, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco. Celebrando 50 anos, a feira, que celebra a cultura, a economia e o entretenimento acreanos, chega com uma grade diversificada de atrações para públicos de todas as idades, consolidando-se como o maior evento multissetorial do estado. E mais uma atracão foi confirmada: Fernanda Brum na noite gospel.

Expoacre celebra 50 edições em Rio Branco. Foto: Pedro Devanir/Secom
A abertura será marcada pela tradicional Cavalgada, no sábado, dia 26 de julho, seguida pelo Dia do Católico, com programação religiosa. No domingo, 27, o palco principal recebe o cantor Gusttavo Lima, uma das atrações mais esperadas pelo público.

Gustavo Lima será a primeira atração nacional a se apresentar na Expoacre 2025. Foto: Raylanderson Frota/Secom
Na segunda-feira, 28 de julho, Zezé Di Camargo promete emocionar os fãs com seus grandes sucessos. Na terça-feira, 29, a cantora Fernanda Brum comanda o palco com uma noite de adoração no show evangélico da Expoacre.
A programação segue na quarta, 30 de julho, com o show da dupla Matheus & Kauan, enquanto a quinta-feira, 31, será dedicada ao público infantil, com apresentações temáticas de Moana 2, Roblox e Família Tubarão.

Na terça-feira, 29, a cantora Fernanda Brum comanda o palco com uma noite de adoração no show evangélico da Expoacre. Foto: cedida
Na sexta-feira, 1º de agosto, as crianças voltam a ser o centro das atenções com espetáculos de Encanto, Divertida Mente e Meu Malvado Favorito. A noite também contará com a realização do Tribe Festival, voltado à música eletrônica, trazendo DJs e uma estrutura especial para os fãs do gênero.

Na segunda-feira, 28 de julho, Zezé Di Camargo promete emocionar os fãs com seus grandes sucessos. Foto: cedida
No sábado, 2 de agosto, será realizado o Ecofest, evento com foco na sustentabilidade e na valorização da cultura e dos produtos regionais. E para encerrar em grande estilo, no domingo, 3, a dupla Jorge & Mateus sobe ao palco principal da Expoacre 2025.
Além das atrações musicais e culturais, a feira contará com exposições agropecuárias, estandes de negócios, gastronomia regional, atividades empreendedoras e espaço para inovação e sustentabilidade.

Fechando a programação, no domingo, 3 de agosto, o público poderá curtir o show de Jorge e Mateus. Foto: cedida
A diretora técnica da Casa Civil, Taiane Santos, celebrou a programação da Expoacre destacando que o evento foi cuidadosamente planejado para contemplar todos os públicos, desde as crianças até os fãs da música sertaneja, gospel e eletrônica: “A Expoacre é um dos momentos mais esperados do nosso calendário, e estamos muito felizes em entregar à população uma edição histórica, pensada com muito carinho, cuidado e organização. É uma feira que movimenta a economia, valoriza a nossa cultura e fortalece os laços da comunidade acreana. O governo do Estado, por meio da Casa Civil e de todas as secretarias envolvidas, tem trabalhado para que essa seja a maior Expoacre de todos os tempos”, afirmou.
A Expoacre 2025 promete ser uma edição histórica, celebrando os avanços econômicos, culturais e sociais do estado, e reforçando o compromisso do governo com o desenvolvimento e a valorização da identidade acreana.
Serviço
Evento: Expoacre 2025
Data: 26 de julho a 3 de agosto
Local: Parque de Exposições Wildy Viana – Rio Branco (AC)
Fique atento à Agência de Notícias do Acre e às redes sociais oficiais do governo do Acre para mais informações.
Comentários
Flash
Motociclista morre após colisão frontal com carro na BR-364, em Acrelândia
Marinho da Silva Rocha, de 56 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local; causas do acidente serão investigadas
Um grave acidente de trânsito registrado na noite desta quinta-feira (10) resultou na morte do motociclista Marinho da Silva Rocha, de 56 anos, na BR-364, nas proximidades do acesso ao Ramal do Pelé, no município de Acrelândia, interior do Acre.
Segundo informações preliminares, Marinho pilotava uma motocicleta quando colidiu frontalmente com um veículo modelo Ecosport de cor preta, de placa, NJJ-6979. O impacto foi extremamente violento, e o motociclista morreu ainda no local, antes da chegada do socorro.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas, mas ao chegarem à cena do acidente apenas puderam constatar o óbito da vítima. A Polícia Militar realizou o isolamento da área até a chegada da equipe do Instituto Médico Legal (IML), responsável pela remoção do corpo para os procedimentos periciais.
As causas do acidente ainda não foram esclarecidas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e demais órgãos competentes irão conduzir a investigação para apurar as circunstâncias do ocorrido.
Comentários
Flash
Prefeitura de Brasiléia reforça compromisso com o Alfabetiza Acre
A secretária municipal de Educação de Brasiléia, Raiza Dias, acompanhada de sua equipe técnica, esteve em Rio Branco em uma agenda estratégica para o fortalecimento da educação no estado.
No primeiro momento, participou da apresentação dos resultados do Avalia Acre, que reuniu gestores e técnicos de todo o estado para analisar dados da avaliação de aprendizagem e planejar novas estratégias pedagógicas. Na ocasião, também foi celebrada a adesão de 22 municípios ao programa Alfabetiza Acre, iniciativa que visa garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa.
Em seguida, a secretária participou da reunião presencial promovida pela Undime/AC, que discutiu temas essenciais para a gestão educacional, como transporte escolar, realidade das escolas do campo, das águas e da floresta, e a Resolução CIF Nº 15 sobre a distribuição de recursos do VAAR em 2026.
“A adesão ao Alfabetiza Acre e o trabalho conjunto com o estado e demais municípios reforçam nosso foco em oferecer uma educação de qualidade e transformar vidas por meio do conhecimento.” destacou a secretária Raiza Dias.
Por Verônica Rodrigues
Secom/PrefeituraDeBrasileia