Conecte-se conosco

Brasil

Sejusp leva exposições de todo o Sistema Integrado de Segurança Pública à Expoacre

Publicado

em

Estande do Centro Integrado de Operações Policiais Aéreas (Ciopaer). Foto: Ascom Sejusp

Durante os nove dias da maior feira de agronegócio acreana, a Expoacre, realizada no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, entre os dias 29 de junho e 6 de agosto, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) vai oferecer apresentações e atividades fixas envolvendo as forças que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

Na programação, exposições do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), do Departamento de Tecnologia e Modernização, com aplicativos de reconhecimento facial e estruturas de rádio-comunicação, aeronaves, estandes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), da Polícia Civil (PC) e da Polícia Militar (PM).

Na primeira noite do evento, no sábado, 29, vai haver o lançamento da campanha Voando com a Segurança, que irá oferecer dois voos pelo Centro Integrado de Operações Policiais Aéreas (Ciopaer) para os ganhadores, com direito a acompanhante. Para participar do sorteio, será necessário visitar os estandes do Sisp (Polícia Penal, CBMAC, PC, PM e Departamento Estadual Trânsito), para recolher os carimbos no cartão, e voltar ao estande da Sejusp para depósito na urna.

A campanha Voando com a Segurança ofertará dois voos com direito a um acompanhante para os ganhadores. Foto: Ascom Sejusp

A segunda noite trará a apresentação da Banda Mirim da Polícia Militar, com o apoio do programa de segurança pública e defesa social Acre Pela Vida. A terceira noite contará com a apresentação do Centro Integrado de Apoio Biopsicossocial, com uma palestra sobre saúde mental e o apoio que seus profissionais prestam aos integrantes do Sisp.

As próximas noites seguem com a aula inaugural de pós- graduação lato sensu MBA (Master of Business Administration) em Gestão e Governança em Segurança Pública, que terá 45 vagas, sendo 20 para a PM, 13 para o CBMAC e 12 para a PC, sob coordenação do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública e Justiça (Cieps).

Além disso, haverá a entrega de materiais esportivos do Acre pela Vida, por meio de emenda parlamentar, a apresentação do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, o sorteio do ganhador do voo e uma apresentação de capoeira das crianças do Centro da Cidade do Povo.

O estande da Sejusp funcionará das 17h às 22h, todos os dias da feira.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Educação: acordo entre órgãos federais reforça fiscalização de recursos

Publicado

em

Sala de aula

Órgãos federais firmaram um acordo para ampliar a fiscalização dos recursos destinados à educação básica em todo o país.

A iniciativa ocorre entre o Inep, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), por intermédio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) estabelecido para qualificar o uso de dados educacionais.

Conforme o documento, a iniciativa prevê o compartilhamento estratégico de dados e o uso de ferramentas para identificar instabilidades e prevenir fraudes na execução do orçamento.

Entre as medidas estão previstas a criação de painéis de Business Intgelligence (BI) para monitorar a execução do Plano Nacional de Educação (PNE).

Atualmente, dados como os do Censo Escolar servem de base para a distribuição de recursos a estados e municípios, incluindo verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb).

A formalização deste acordo funcionará para melhorar o uso dessas informações, transformando o Censo em uma ferramenta estratégica de fiscalização e prevenção de irregularidades.

Segundo o governo federal, estão previstos cerca de R$ 230 bilhões para a educação em 2026. Com o novo acordo, os órgãos pretendem garantir que esses recursos sejam aplicados com mais transparência e eficiência, além de estabelecer a capacitação técnica de conselheiros, membros do MP e auditores.

Cada órgão arcará com as despesas relacionadas às ações previstas, conforme suas atribuições e orçamento próprio.

Pelo acordo, o Inep ficará responsável por fornecer a inteligência estatística, o CNMP orientará o Ministério Público para aprimorar os procedimentos de fiscalização e a Atricon coordenará os Tribunais de Contas no aprimoramento das auditorias.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Polícia prende seis suspeitos de agiotagem e extorsão em Manaus

Publicado

em

Entre os detidos está dono de banco apontado como fachada para lavagem de dinheiro; grupo teria como alvo servidores público

Seis pessoas foram presas na quinta-feira (12), em Manaus, durante operação da Polícia Civil do Amazonas que investiga um grupo suspeito de envolvimento com agiotagem e extorsão. Entre os detidos está o proprietário de um banco que, segundo as investigações, seria utilizado como fachada para lavagem de dinheiro da organização criminosa.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam celulares, quantias em dinheiro, computadores e armas.

De acordo com o delegado Cícero Túlio, as investigações apontaram que o grupo era estruturado em diferentes núcleos de agiotas, que tinham como principais alvos servidores públicos, com foco em funcionários do Tribunal de Justiça do Amazonas e de outros órgãos oficiais do estado.

Ainda conforme o delegado, os suspeitos utilizavam ameaças e violência para garantir o pagamento das dívidas. A quadrilha também recorria a empresas para movimentar grandes valores, tanto em espécie quanto por meio de transações financeiras.

Em nota, o Tribunal de Justiça do Amazonas informou que não irá se manifestar sobre o caso.

Comentários

Continue lendo

Brasil

PRF apreende 15 quilos de cocaína moldada em pratos durante fiscalização no Pará

Publicado

em

Droga foi encontrada na bagagem de passageira de ônibus que seguia de Belém para o Nordeste

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 15,4 quilos de cocaína moldada em formato de pratos durante fiscalização no km 153 da BR-316, em Capanema, no nordeste do Pará, na quinta-feira (11).

A droga foi encontrada na bagagem de uma mulher de 37 anos, natural de Manaus, que viajava em um ônibus com saída de Belém e destino a Natal. A abordagem ocorreu por volta das 17h20.

Segundo a PRF, a passageira apresentou nervosismo durante a verificação de documentos e informou que seguiria para Fortaleza. Durante a inspeção na bagagem, os agentes localizaram 41 pratos com características suspeitas.

Inicialmente, a mulher afirmou que os objetos seriam presentes para familiares. Em seguida, declarou que se tratava de uma herança deixada pela avó. As versões contraditórias levantaram suspeitas e, após análise, foi constatado que o material era cocaína.

A suspeita foi presa em flagrante e encaminhada, junto com o entorpecente, à Delegacia de Polícia Civil de Capanema. Ela poderá responder por tráfico de drogas, crime cuja pena pode chegar a 15 anos de prisão.

A Polícia Civil vai investigar se a mulher tem ligação com organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas.

Comentários

Continue lendo