Acre
Segurança Pública realiza reunião para definir estratégias de atuação nos bairros de Rio Branco
Para tratar de estratégias de segurança nos bairros da capital, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) se reuniu com as forças policias e representantes da Prefeitura Municipal de Rio Branco, na manhã desta quinta-feira, 11.


A reunião, que contou com representantes das forças do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) visa dar uma resposta mais rápida para a sociedade, por meio de medidas preventivas e repressivas nos bairros de Rio Branco.


O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca que e encontro tem o objetivo de dar clareza aos últimos acontecimentos envolvendo alguns funcionários em serviço. “O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar e sua equipe estiveram no local para colher informações e prestar orientações às vítimas, considerando que a ocorrência não foi noticiada pelas vítimas, no dia e hora ocorrido. Assim, é essencial a cooperação da população por meio de denúncias para que possamos agir de imediato no local”, esclarece.


O 2º Distrito, em especial, tem passado por uma série de operações e policiamento, que resultaram nas apreensões de armas e mais de 2.800 pessoas abordadas durante esse primeiro trimestre de 2024 pelo 2º Batalhão da Polícia Militar do Acre.
O Estado, até março, apreendeu 195 armas. Dessas armas, 102 foram confiscadas pelo 2º Batalhão. Isso corresponde a 64% de todas as armas apreendidas no Acre. Além disso, o batalhão nesses primeiros meses recuperou 27 dos 28 carros roubados, realizou 231 prisões, levando ao zeramento dos latrocínios, feminicídios e ocorrências nas escolas.


A diretora Operacional da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Freitas, explica que estão acontecendo serviços ordinários diários nos bairros. Além disso, está ocorrendo em todos os bairros a operação Guardiões da Cidade. “A operação objetiva a manutenção da ordem pública nos diversos vieses que se ligam para composição desse conceito, perpassando pelo aumento da sensação de segurança, fiscalização de estabelecimentos comerciais, dentre os quais, bares e distribuidoras, presença policial nos bairros e ainda a aproximação da Polícia Militar do cidadão acreano”.


O emprego dos policias acontecerá de acordo com a situação predominante da violência, criminalidade ou desordem observada nas áreas dos batalhões, conforme indicação da análise criminal realizada pelas forças.
Na reunião de estratégia esteve presente o chefe do Gabinete Militar do município, Ezequiel Bino, e o secretário Municipal de Infraestrutura de Rio Branco, Antônio Cid Ferreira, que irão compartilhar os horários e locais das atividades para que, a Secretaria de Segurança intensifique o policiamento para salvaguardar e dar segurança para os operadores em ação no município. Além disso, haverá uma integração entre a Polícia Civil e a Polícia Militar e o levantamento do serviço de inteligência nessas áreas.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.

Você precisa fazer login para comentar.