Geral
Segurança Pública do Acre apresenta resultado das ações realizadas nos presídios da capital
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e da Polícia Civil, realizaram na tarde desta quinta-feira, 14, uma coletiva de imprensa para esclarecer sobre as ações tomadas pelas forças de segurança dentro dos presídios de Rio Branco.

Coletiva de imprensa da Segurança Pública abordou as ações desenvolvidas no interior dos presídios do Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Desde a rebelião, ocorrida nos dias 26 e 27 de julho deste ano, no presídio Antônio Amaro Alves, as ações preventivas foram intensificadas dentro das unidades penitenciárias do Estado. Dentre as ações, está a Operação Pente fino, que visa retirar de dentro das celas qualquer material ilícito.
Durante a primeira revista realizada no dia 31 de agosto na Unidade de Recolhimento Provisório do Complexo Penitenciário de Rio Branco, foram encontrados bilhetes, sete materiais cortantes (estoques), sete garrafas de bebidas alcoólicas artesanais (Maria Louca) e uma barra de madeira.
Na segunda revista, feita no dia 5 de setembro na Unidade de Regime Fechado, foram encontrados dois celulares, 29 tabletes de tabaco, quatro bebidas alcoólicas artesanais (Maria Louca) e dois celulares. Já na terceira revista, realizada nesta quinta-feira, 14, de setembro, nada foi encontrado nas celas.

Revista em presídios do Acre durante Operação Pente Fino. Foto: Clébson Vale/Iapen
De acordo com o presidente do Iapen, Alexandre Nascimento, o resultado das ações tem sido muito positivas. Ele ressalta que o objetivo é dar um resposta satisfatória à sociedade. “Todas as ações tomadas no momento tem o objetivo de garantir a segurança de todos dentro das unidades penitenciárias”, disse.
A Operação Pente Fino segue em curso e as revistas seguirão sendo realizadas dentro das unidades penitenciárias do Estado.
O delegado da Polícia Civil, Robert Alencar, que trabalha nas investigações sobre a rebelião, esclareceu que a Polícia Civil está em processo de apuração e que são fatos muito complexos. “Há uma possível conexão de todos os crimes apurados e, só com a conclusão das investigações, com a coleta de provas indiscutíveis é que a gente pode elucidar e concluir as investigações”.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, ressalta que os resultados apresentados são fruto de um trabalho integrado entre as forças de Segurança. “O trabalho já vinha sendo feito, mas foi intensificado e vai continuar”, afirmou.
Na oportunidade, o presidente do Iapen falou ainda sobre a previsão para a volta das visitas no Presídio Antônio Amaro Alves, que devem ser retomadas gradualmente dentro de três dias, como também sobre a denúncia do Ministério Público sobre a falta de proteína em marmitas. “O Iapen trabalha sempre respeitando o direito de todos. A empresa já foi notificada e um processo administrativo será aberto para investigar o fato”, concluiu.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Você precisa fazer login para comentar.