Geral
Segurança Pública do Acre apresenta resultado das ações realizadas nos presídios da capital
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e da Polícia Civil, realizaram na tarde desta quinta-feira, 14, uma coletiva de imprensa para esclarecer sobre as ações tomadas pelas forças de segurança dentro dos presídios de Rio Branco.

Coletiva de imprensa da Segurança Pública abordou as ações desenvolvidas no interior dos presídios do Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Desde a rebelião, ocorrida nos dias 26 e 27 de julho deste ano, no presídio Antônio Amaro Alves, as ações preventivas foram intensificadas dentro das unidades penitenciárias do Estado. Dentre as ações, está a Operação Pente fino, que visa retirar de dentro das celas qualquer material ilícito.
Durante a primeira revista realizada no dia 31 de agosto na Unidade de Recolhimento Provisório do Complexo Penitenciário de Rio Branco, foram encontrados bilhetes, sete materiais cortantes (estoques), sete garrafas de bebidas alcoólicas artesanais (Maria Louca) e uma barra de madeira.
Na segunda revista, feita no dia 5 de setembro na Unidade de Regime Fechado, foram encontrados dois celulares, 29 tabletes de tabaco, quatro bebidas alcoólicas artesanais (Maria Louca) e dois celulares. Já na terceira revista, realizada nesta quinta-feira, 14, de setembro, nada foi encontrado nas celas.

Revista em presídios do Acre durante Operação Pente Fino. Foto: Clébson Vale/Iapen
De acordo com o presidente do Iapen, Alexandre Nascimento, o resultado das ações tem sido muito positivas. Ele ressalta que o objetivo é dar um resposta satisfatória à sociedade. “Todas as ações tomadas no momento tem o objetivo de garantir a segurança de todos dentro das unidades penitenciárias”, disse.
A Operação Pente Fino segue em curso e as revistas seguirão sendo realizadas dentro das unidades penitenciárias do Estado.
O delegado da Polícia Civil, Robert Alencar, que trabalha nas investigações sobre a rebelião, esclareceu que a Polícia Civil está em processo de apuração e que são fatos muito complexos. “Há uma possível conexão de todos os crimes apurados e, só com a conclusão das investigações, com a coleta de provas indiscutíveis é que a gente pode elucidar e concluir as investigações”.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, ressalta que os resultados apresentados são fruto de um trabalho integrado entre as forças de Segurança. “O trabalho já vinha sendo feito, mas foi intensificado e vai continuar”, afirmou.
Na oportunidade, o presidente do Iapen falou ainda sobre a previsão para a volta das visitas no Presídio Antônio Amaro Alves, que devem ser retomadas gradualmente dentro de três dias, como também sobre a denúncia do Ministério Público sobre a falta de proteína em marmitas. “O Iapen trabalha sempre respeitando o direito de todos. A empresa já foi notificada e um processo administrativo será aberto para investigar o fato”, concluiu.
Comentários
Geral
PMAC realiza pela primeira vez no Acre curso sobre câmeras corporais e uso da força
Capacitação da Senasp vai qualificar 80 policiais militares como multiplicadores de técnicas modernas de atuação

O curso será coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força. Foto: cedida
A Polícia Militar do Acre (PMAC) dará início na próxima segunda-feira (12) ao inédito Curso de Câmeras Corporais e Uso da Força: Princípios e Práticas. A cerimônia de abertura ocorrerá no Anfiteatro da Ufac, marcando o início de uma capacitação que visa modernizar as técnicas de atuação policial no estado.
Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) através do Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, o curso terá carga horária de 40 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas.
Policiais serão multiplicadores de novas técnicas
A capacitação contemplará 80 militares – entre oficiais e praças – que atuarão como instrutores dentro da corporação. O programa inclui disciplinas como:
Técnicas de verbalização e comunicação eficaz
Postura policial adequada
Manejo de instrumentos de menor potencial ofensivo (como taser e espargidores de pimenta)
“Esta formação representa um avanço na modernização da nossa polícia, alinhando nossas práticas aos padrões nacionais mais atualizados”, destacou o comando da PMAC. O curso integra um pacote de medidas para qualificar o uso progressivo da força, garantindo maior segurança tanto para os policiais quanto para a população.
Comentários
Geral
Jovem é baleado em ataque criminoso no bairro da Base, em Rio Branco
Vítima foi surpreendida por homens armados ligados à facção Bonde dos 13; suspeitos fugiram de canoa pelo Rio Acre
Na noite desta segunda-feira (6), o jovem André Luiz Souza da Silva, de 20 anos, foi baleado durante um ataque criminoso no Beco Brasiléia, localizado na Rua Epaminondas Jácome, no bairro da Base, em Rio Branco. Segundo a polícia, o atentado teria sido praticado por membros da facção Bonde dos 13, em meio à disputa territorial com o Comando Vermelho.
De acordo com relatos de testemunhas, André estava em casa, deitado com a esposa, identificada como Dayane, quando escutou um barulho no quintal. Ao sair para verificar, foi surpreendido por criminosos que efetuaram ao menos seis disparos. Dois atingiram a vítima — um na mão direita e outro na perna direita. Após o ataque, os suspeitos fugiram em uma canoa pelo Rio Acre.
Moradores da área acionaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. Após os primeiros socorros, André foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde segue internado. Seu estado de saúde é considerado estável.
A área foi isolada para o trabalho da perícia técnica. Equipes do 1º Batalhão realizaram buscas na região, mas até o momento nenhum suspeito foi localizado.
A motivação do crime, segundo a polícia, está relacionada ao conflito entre facções rivais que atuam na capital. O caso está sendo investigado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) e deve ser transferido para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Comentários
Geral
VÍDEO: Motociclista fica em estado gravíssimo após colisão e atropelamento na BR-317; idosa também ficou ferida
Acidente ocorreu em Senador Guiomard; condutor de veículo envolvido fugiu sem prestar socorro
Um grave acidente registrado na noite deste sábado (10) deixou o motociclista Álvaro Paulo de Farias, de 18 anos, em estado gravíssimo, além de ferir a idosa Lucinda Cavalcante Martins, de 62 anos. A colisão ocorreu na BR-317, próximo à rotatória conhecida como “Quatro Bocas”, no município de Senador Guiomard, interior do Acre.
Segundo testemunhas, Álvaro conduzia uma motocicleta Yamaha Factor vermelha no sentido Boca do Acre/Rio Branco, com o objetivo de levar combustível a um amigo. No trajeto, colidiu violentamente com um veículo Chery QQ, também de cor vermelha, que estaria parado na contramão, sobre a pista de rolamento da rodovia federal.
O impacto causou lesões gravíssimas no jovem motociclista, incluindo afundamento de crânio, traumatismo cranioencefálico (TCE) de natureza gravíssima e trauma torácico. Após atingir o carro, a motocicleta atropelou Lucinda, que caminhava para casa após retornar da igreja. A idosa sofreu um corte profundo na cabeça, com sangramento ativo, e uma laceração no braço direito.
O condutor do carro envolvido no acidente fugiu do local sem prestar socorro às vítimas.
Moradores e familiares prestaram os primeiros socorros e acionaram a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte avançado foi mobilizada, e Álvaro foi entubado ainda no local antes de ser encaminhado em estado gravíssimo ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
A PRF isolou a área para os trabalhos de perícia e a remoção dos veículos. O caso será investigado para identificar o motorista foragido e apurar as circunstâncias do acidente.
Você precisa fazer login para comentar.