Conecte-se conosco

Cotidiano

Segurança Pública apresenta resultados da 2ª fase da Operação Fogo Controlado

Publicado

em

A operação conta com 16 bases operacionais instaladas em todo o estado, 25 viaturas empregadas, 184 militares no serviço diário e 129 no reforço operacional para garantir uma resposta rápida à população

Apresentação de fechamento da Operação Fogo Controlado 2024. Foto: Filipe Cavalcante/CBMAC

O governo no Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, realizaram a apresentação de fechamento da Operação Fogo Controlado 2024 nesta sexta-feira, 13.

Com um comparativo do ano passado, o mês com mais focos de calor foi o mês de setembro, com um total de 8.655 focos, superando o ano passado, que obteve 6.559. Gráfico: Ascom/Sejusp

Com o apoio do governo federal, a operação atendeu mais de 7 mil ocorrências e tem como objetivo combater os incêndios que atingem o estado no período de seca, orientar a população sobre os riscos das queimadas e  proteger os recursos naturais.

Operação obteve 1.291 ações preventivas, e 338.032 pessoas conscientizadas sobre os riscos que as queimadas trazem, com o município de Feijó apresentando 20% desse número. Gráfico: Ascom/Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, explicou a atuação integrada das forças de segurança na Operação Fogo Controlado.

“Nós tivemos duas fases dessa operação, em primeiro momento com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, trabalhando na prevenção, e em segundo momento com a atuação mais efetiva do Corpo de Bombeiros”, destacou Gaia.

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, explicou a atuação integrada das forças de segurança na Operação Fogo Controlado. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

A operação conta com 16 bases operacionais instaladas em todo o estado, 25 viaturas empregadas, 184 militares no serviço diário e 129 no reforço operacional para garantir uma resposta rápida à população.

“Hoje é a apresentação dos resultados da operação, e como foi visto ao longo de 2024, toda a região amazônica foi muito atingida, aliás, todo o Brasil, mas o estado do Acre conseguiu manter os índices próximos daqueles que seriam adequados. A ordem de importância foi o principal fator diferencial para que a gente conseguisse conter o número de incidentes relacionados a incêndios ambientais no estado do Acre”, destacou Charles Silva, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre.

Charles Silva, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, destacou a importância da operação no combate a incêndio florestais. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

Lançada em 20 de junho, a operação foi realizada em parceria com o Ministério da Justiça e o  governo do Estado do Acre, destinando recursos para o custeio de diárias, manutenção de viaturas, combustíveis e passagens aéreas.

O uso de tecnologias, parcerias estratégicas e ações de prevenção mostra o compromisso do Corpo de Bombeiros com o bem-estar da sociedade, desempenhando um papel fundamental no combate aos incêndios.

Bombeiros atuaram com ações em todo o estado. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Acreano de 24 anos vai correr a São Silvestre em São Paulo

Publicado

em

O acreano natural de Cruzeiro do Sul, Mateus Silva, 24 anos, vai participar da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo,pela segunda vez. A prova será realizada em 31 de dezembro de 2025

Em 2024, ele terminou a corrida na 66ª colocação geral e em 7º lugar na sua faixa etária. Para esta edição, a expectativa é melhorar o desempenho. “ A expectativa é quebrar esse 66º e fazer um bom resultado. Para mim é um sonho desde criança estar representando a minha cidade, Cruzeiro do Sul e nosso estado.Todo esforço vai ter sua recompensa. Agora vai ser a recompensa”, pontua ele, que se considera bem preparado para a prova.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Publicado

em

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados

Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.

New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.

Indefinição no Juruá

As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Publicado

em

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026

Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.

Brasileia

O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.

Quinari

No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.

Dupla de arbitragem

Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.

Comentários

Continue lendo