Acre
Segurança Pública apresenta cronograma do Curso Operacional Integrado nos municípios do Acre
Visando promover a capacitação e o aprimorar o desempenho das forças de segurança do Estado, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Núcleo de Treinamento Integrado (NTI) do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), apresenta o cronograma do Curso Operacional Integrado (COI) para este ano.

Práticas do Curso Operacional Integrado (COI) em 2023. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp
O curso de nivelamento técnico-operacional, destinado ao aperfeiçoamento de servidores do Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre (Sisp), tem o objetivo de implementar um conjunto de ações integradas para obter resultados efetivos na área de segurança e prevenção da criminalidade.

Práticas de primeiro-socorros no COI. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp
Este ano, a capacitação deve realizar dez edições, com 600 vagas distribuídas entre os municípios de Rio Branco, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira, Plácido de Castro e Tarauacá. A previsão é de que os cursos tenham início no fim de março. A capital acreana será contemplada com 80 vagas.
O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca que as capitações são essenciais para o fortalecimento da segurança do Estado: “O COI possibilita a integração e o nivelamento dos operadores de segurança que compõem as instituições do Sisp, garantindo um resultado positivo para a defesa da população”.

Secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp
O coordenador-geral do curso, coronel Vandernilson da Silva explica que “ano passado o COI teve nove edições, em que foram capacitados 410 operadores de segurança”.

Coordenador-geral do COI, coronel Vandernilson da Silva. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp
O COI foi criado em abril de 2020 e traz em sua normativa a forma de abordagem a veículos e pessoas, armamentos, munição e tiro, técnicas de uso de algema, sobrevivência policial e palestras.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.








Você precisa fazer login para comentar.