Acre
Segurança fortalece ações no interior e DRE apreende 9 kg de drogas
No Vale do Juruá, a representação das especializadas já foi inaugurada no mês passado
O governo entregou nesta terça-feira, 10, duas viaturas, armamentos, material de apoio e equipamentos para a Polícia Civil em Cruzeiro do Sul. A ação faz parte do planejamento da Segurança Pública do Acre de implantar no interior, ainda este ano, os Núcleos das Delegacias Especializadas de Combate ao Crime Organizado (Decco) e de Repressão a Entorpecentes (DRE) em todas as regionais do estado.
No Vale do Juruá, a representação das especializadas já foi inaugurada no mês passado. O resultado dessa integração e melhoria do fluxo de informações entre as delegacias começou a ser visto nesta terça-feira, 10, com a apreensão de cinco quilos de entorpecentes na região do Juruá e quatro quilos em Rio Branco.
De acordo com o delegado de Polícia Civil em Cruzeiro do Sul Elton Futigami, durante a ação policial também foi apreendida uma motocicleta que estaria sendo utilizada em crimes na cidade. Os suspeitos, inclusive, já foram identificados. “Cruzeiro do Sul é região de fronteira e, portanto, rota para o tráfico. A implantação desses núcleos especializados vem reforçar o trabalho da Polícia Civil na região, direcionando com mais ênfase as investigações que apontam a existência de crime organizado, o que mais preocupa a população nesse momento”, afirma Futigami.
Seguindo a diretriz da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), outros núcleos devem ser implantados nos próximos dias, a exemplo da região do Alto Acre. Conforme o secretário de Polícia Civil em exercício Josemar Portes, o objetivo é interiorizar os trabalhos e promover mais operações integradas. “Esses investimentos em viaturas e equipamentos, por exemplo, consolidam essa parceria de fortalecimento do trabalho desenvolvido pela instituição no interior, para que possamos ter cada vez mais resultados exitosos”, informa Portes.
Redução dos homicídios
Sete cidades não registraram homicídios nos primeiros 90 dias de 2018. Os dados foram divulgados na segunda-feira, 9, pela Segurança Pública. Na região do Alto Acre, apenas Xapuri registrou um óbito nesse período. Já Assis Brasil e Epitaciolândia seguem sem registrar crimes dessa natureza até o presente momento.
Os casos de homicídios em todo o estado registraram queda de 31,8%, no mês passado. Os dados são do setor de Análise Criminal e Estatística da Sesp e comparam março de 2018 com o mesmo período de 2017, quando foram registradas 44 mortes. Já em 2018 o número foi de 30.
A redução mais significativa foi na capital Rio Branco, onde, conforme os dados da Segurança Pública, os assassinatos reduziram em 71,7% no mesmo período. Em 2017, foram 39 e em março deste ano o número de casos caiu para 11.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.