Acre
Segurança elabora plano de contingência para ações preventivas com a proximidade da Expoacre Juruá
Segundo o comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, tenente coronel Edivan Rogério, as abordagens serão intensificadas nas zonas urbana e rural de Cruzeiro do Sul e demais cidades do Vale do Juruá.

Estamos reunidos para fazer um plano de contingência, para darmos uma resposta a sociedade, para qualquer atividade das organizações criminosas que possam fazer aqui em Cruzeiro do Sul
Com a proximidade de grandes eventos em Cruzeiro do Sul, como a Expoacre Juruá, Novenário de Nossa Senhora da Gloria e Festival da Farinha, os órgãos de Segurança Pública do Acre e as Forças Federais se reúnem para elaborar um Plano de Contingência e potencializar ações conjuntas. De olho em possíveis fugas do presídio, a exemplo do que aconteceu na semana passada, as forças se mobilizam para conter ações de grupos criminosos.
As ações foram tratadas nesta segunda-feira,15, com representantes da secretaria de Segurança Polícia Pública, Polícia Militar, Polícia Federal, direção do presídio Manoel Nery e Comando de Fronteira Juruá / 61° Batalhão de Infantaria de Selva Batalhão Marechal Thaumaturgo de Azevedo. Além do Exército, outras Forças Federais vão colaborar com as ações preventivas.
Segundo o comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, tenente coronel Edivan Rogério, as abordagens serão intensificadas nas zonas urbana e rural de Cruzeiro do Sul e demais cidades do Vale do Juruá.
“Estamos aqui elaborando esse Plano de Contingência para que em momentos de necessidade, possamos dar a resposta que a nossa sociedade precisa e em qualquer situação de emergência vamos estar prontos. Recentemente essa fuga do presídio que nos preocupa, mas fomos atrás e conseguimos fazer a captura de quase todos os fugitivos. Então nós temos que ter plano de ação com uma estratégia, para que as pessoas que tem a pretenção de cometer qualquer delito, sejam dissuadidas. O plano de contingência atinge toda a cidade. Temos diversas operações que deflagramos tanto no perímetro urbano quanto rural, mas essas operações são muito pontais e aqui estamos traçando um plano para que possamos chamar as demais forças como Marinha e Aeronáutica, para que possamos colocar em prática seja na zona rural, urbana ou fluvial. Teremos abordagens principalmente em pontos de fluxo que as pessoas transitam. Até pedimos a compreensão da nossa população que estaremos deflagrando uma ação com um número maior de pessoas principalmente veículos”, relatou o comandante.
O 61° BIS faz parte do Plano de Contingência conjunta. “O plano foi uma necessidade que já havia há muito tempo de integrar, os órgãos de segurança pública e as forças federais de uma maneira que a gente potencialize a segurança da cidade. Estamos reunidos para fazer um plano de contingência, para darmos uma resposta a sociedade, para qualquer atividade das organizações criminosas que possam fazer aqui em Cruzeiro do Sul. Então não é focado somente para as atividades que vão ter na ExpoJuruá, mas para o ano inteiro e também para os próximos anos, termos essa atividade em conjunto de integração entre os órgãos. Essa é uma responsabilidade de todos nós, o que acontece na cidade afeta a todos, porque todo mundo mora aqui nesse lugar. O exército não vai trabalhar sozinho, então todas as forças vão trabalhar integradas, com patrulhamento, posto de bloqueio e fluviais e também vamos ver os melhores locais para serem executados”, pontuou o comandante do BIS, Coronel Gustavo Mathias.
O Plano prevê maior vigilância no presídio de Cruzeiro do Sul e intensificação no monitoramento. “Tivemos uma fuga agora recente, ainda estamos em andamento, nesse processo de recaptura desses foragidos, e isso, desencadeou essa ação, onde a Polícia Penal também entra com reforço defensivo. Então, as ruas estão ocupadas com as forças de segurança e nós também fazemos nossa parte e reforçamos as ações no interior do presídio. A Expoacre Juruá nos acende um alerta onde as ações são reforçadas, tanto como revistas quanto de vigilância e monitoramento na parte externa da penitenciária 24 horas por dia.Será cobrado também dos que estão no regime semiaberto por monitoração eletrônica, e o nosso pessoal vai estar em atividade com aqueles que estiverem fora de seu domicílio, ou em áreas de exclusão e será relatado. Em alguns casos, até possível condução a delegacia ou ao presídio”, explicou o diretor do presídio Manoel Nery, Elves Barros.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.